Toyota Corolla Cross supera Jeep Compass com ajuda dos híbridos chineses

Segmento dos SUVs médios agora tem um novo líder de vendas e é o Corolla Cross
Vinicius Moreira
Por
11.04.2025 às 15:04 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Segmento dos SUVs médios agora tem um novo líder de vendas e é o Corolla Cross

O Corolla Cross emplacou mais unidades que o Jeep Compass pelo segundo mês seguido (fevereiro e março). O SUV fabricado em Goiana (PE) foi o mais vendido em 2024 e seguia seu ritmo até fevereiro de 2025, mas o jogo virou. E a explicação vai além do bom desempenho do SUV da Toyota, pois os híbridos chineses da BYD e GWM também contribuíram para esse resultado.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Primeiro, a diferença entre Compass e Corolla Cross em 2024 foi de apenas 2.259 – 50.055 do Compass contra 47.796 (dados da Fenabrave). Mas em março desse ano, o modelo japonês ficou na sexta colocação, bem na frente do 15°, Compass. Essa distância reflete uma diferença tirada mês a mês nos últimos tempos.

Você também pode se interessar:

Mas como BYD Song Plus e principalmente o Haval H6 tem contribuído para isso. Ambos foram os SUVs híbridos mais vendidos do Brasil no ano passado. No segmento de SUVs médios, os híbridos chineses foram conquistando seu espaço, que antes pertencia ao Compass.

A prova disso ocorreu durante o Fórum Direções Quatro Rodas: conexão Brasil-China. O ex-COO da GWM Brasil e atual consultor automotivo, Oswaldo Ramos, esteve no evento e revelou um dado importante.

Ramos contou durante o debate que 50% dos carros entregues na troca para compra de um H6 eram Jeep Compass, em 2023. O boom do primeiro ano afetou o modelo da Jeep, que seguiu no ano seguinte representando 15% das trocas pelo SUV chinês, segundo a própria GWM.

“O que aconteceu foi que os híbridos plug-in chegaram no preço dos diesel. O diesel subiu de preço, deixou de ser tanta vantagem. O híbrido plug-in entregava mais torque e potência, quando você chega com um produto com mais tecnologia... foi a migração direta”, explicou o consultor.

A prova disso é que a própria marca americana desistiu de vender o Compass com motorização a diesel em nosso país, e se apegou aos motores T270 e T400. Assim, a fatia de mercado que antes era da Jeep foi dividida em mais pedaços com os híbridos chineses, enquanto o Corolla Cross seguia com volume de vendas regular, e escalando novas posições.

E o mérito do Corolla Cross?

Mas não se pode colocar todas as fichas na conta dos híbridos chineses para ter o Corolla Cross como mais vendido. Por isso, a Mobiauto recorreu à Jato Dynamics para ver os emplacamentos do Corolla Cross por versão.

Em 2024, o Corolla Cross vendeu por versão o seguinte:

  • Toyota Corolla Cross XR – 552 unidades
  • Toyota Corolla Cross XRE – 24.361 unidades
  • Toyota Corolla Cross XRX – 6.712
  • Toyota Corolla Cross GR-Sport – 2.711 unidades
  • Toyota Corolla Cross XRX HEV – 12.077 unidades
  • Toyota Corolla Cross XRV HEV – 1.434 unidades

Já em 2025, a versão híbrida XRV foi retirada de linha, afinal o resultado do Corolla Cross XRV fala por si só, além de que essa versão tinha perda significativa de equipamentos.

A variante protagonista foi mesmo a XRE, equipada com motor 2.0 aspirado flex de 175 cv na gasolina e 167 cv no etanol, com 21,4 kgfm com os dois combustíveis, acoplado com transmissão automático do tipo CVT com dez marchas simuladas.

Mas o sucesso do Corolla Cross se deu também pela sua versão híbrida XRX, com quase a metade dos emplacamentos da mais vendida. Nessa configuração, o Corolla Cross usa um motor 1.8 aspirado flex de 101 cv, combinado a outros dois motores elétricos, ambos com 72 cv. Juntos, eles entregam 123 cv.

Então, o Corolla Cross conseguiu fazer o que o Compass não foi capaz: alavancar sua versão híbrida e potencializar os resultados. Já contamos em detalhes os motivos para o fracasso do Jeep Compass 4xe.

Dessa forma, seja pela entrada dos híbridos chineses de BYD e GWM ou o sucesso do seu sistema híbrido, o único flex até o momento, a Toyota consegue liderar um segmento competitivo de maior valor agregado em produto, e ainda tem Toyota Yaris Cross em breve no SUVs compactos.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp