Flagra: Novo Fiat Fastback é visto mais robusto e deve mudar de patamar no Brasil
A Fiat já confirmou que terá cinco lançamentos no país entre 2026 e 2030, um realizado a cada ano. Um deles será o novo Fiat Fastback, SUV cupê compacto da marca que ganhará uma nova geração, e com essa mudança poderá mudar de patamar no Brasil.
O modelo segue em desenvolvimento na Itália, onde acaba de ser flagrado, conforme imagem publicada pelo perfil @gabetzspyunit. O flagra no país do Velho Continente não é por acaso, uma vez que o Fastback será um produto global, algo já confirmado pelo então CEO da Fiat, Oliver François.
Você também pode se interessar por:
- Por que este Fiat Fastback foi flagrado em testes na Itália?
- Fiat lançará cinco veículos até 2030; veja quais modelos podem chegar
- Fiat Grande Panda: sucessor do Argo vai repetir estratégia do Uno no Brasil
- Fiat Grande Panda: motor Peugeot, preço de C3 e futuro sistema híbrido da Toro
A nova geração do SUV cupê será construído sobre a plataforma Smart Car. A base é a mesma já encontrada no Fiat Grande Panda e uma evolução da CMP (Commom Modullar Plataform) presente nos atuais Citroën C3 e Peugeot 208 vendidos no Brasil.
Com o planejamento do modelo para ser vendido em diversas partes do mundo, obrigatoriamente, o SUV terá um novo nível na cabine para não decepcionar nas vendas. E a receita está pronta no Fiat Grande Panda. Então podemos esperar por um desenho interno de cabine bem parecido com o do hatch.
Bárbara Lira/Mobiauto
Falando do futuro visual do SUV, em 2024 um conceito já foi apresentado pela Stellantis. Com base nas imagens divulgadas pelo grupo, o novo Fiat Fastback irá ter o retrofuturismo como tema para o novo design, ou seja, irá combinar linhas mais retas com elementos que simulam pixels, por exemplo. Essas características já são encontradas no Fiat Grande Panda.
A combustão, híbrido e elétrico?
Divulgação/Stellantis
Uma das principais vantagens da plataforma Smart Car está em sua capacidade de eletrificação. A prova está no Grande Panda que possui configurações elétricas, híbridas e a combustão. Logo não se pode descartar que o Fiat Fastback receba um “cardápio completo” na Europa.
No Brasil, o esperado é que o SUV siga com o motor T200 1.0 turbo de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e que trabalha com um sistema elétrico de 12V. No entanto, um upgrade com o motor T270 1.3 turbo unido a um sistema híbrido de 48V não está descartado.
Por fim, essa não foi a primeira vez que o novo Fiat Fastback foi flagrado em testes. Todos os registros até o momento aconteceram na Europa, dessa forma, não há uma previsão de data exata para o lançamento do SUV no Brasil, com a tendência de que o modelo faça sua estreia primeiramente no Velho Continente.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
