Novo Fiat Argo usará base de Peugeot 208 para ser 1º SUV híbrido da marca
Desde a criação do conglomerado Stellantis, anunciado em outubro de 2019, quando as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën se uniram, falava-se na sinergia de produtos e economia de escala. Basicamente, isso significa que os carros passariam a compartilhar mais peças entre essas marcas.
O tempo passou e os primeiros resultados dessa estratégia começaram a sair do papel. Desde o Peugeot Partner Rapid, que nada mais é que um Fiat Fiorino com outra marca, e até mesmo a introdução do motor 1.0 Firefly da Fiat em produtos das marcas francesas.
Você também pode se interessar por:
- Fiat Uno cai na mão de youtubers e perde suspensão para ganhar oito rodas
- Carros que comprávamos há 3 anos por R$ 100.000 e o que compramos hoje
- Avaliação: Fiat Fastback Impetus dá conta do recado com motor do Pulse?
- Citroën C3 Feel Pack vs Fiat Argo Trekking: qual melhor hatch metido a SUV
Plataforma CMP de origem Peugeot será a base do novo Argo
Agora, o primeiro produto nacional da Fiat com a plataforma modular CMP, que é de origem Peugeot, está confirmado. Em entrevista ao site Automotive Business, Juliano de Almeida, vice-presidente de compras da Stellantis América do Sul, revelou a informação.
De acordo com Almeida, o novo modelo será produzido em Betim. Após apurações em conjunto com o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o produto em questão atende pelo código F1H.
C3 e Argo irão compartilhar plataforma no futuro
F1H = 328 = Argo Next Gen
Para ficar mais simples, fomos atrás dos antigos códigos da Fiat e somos capazes de afirmar que o F1H é o antigo 328, ou seja, o projeto do Argo. Ele também é tratado como Argo Next Gen.
Sinergia entre as marcas começará a ficar mais intensa. Motores Fiat já estão nos modelos franceses
Portanto, estamos diante da confirmação da nova geração do Argo que trará consigo muitas inovações para a Fiat. Além de ser o primeiro produto da marca com a plataforma CMP, ele será o primeiro híbrido do tipo plug-in da fabricante no Brasil.
Segundo o Autos Segredos, o modelo combinará o motor 1.0 turbo com um elétrico que tem sistema de recarga externa. Outro ponto importante é que este será o primeiro produto da nova estratégia da Fiat, que prevê unificar a linha europeia com a do restante do mundo.
Então teremos Argo na Europa? Não exatamente, por lá o modelo será chamado de Panda, mas será sempre elétrico, como também confirmam os colegas do site Autocar. Com isso, os dois modelos crescerão e mudarão de patamar. O Panda poderá substituir o 500X, enquanto o ‘Argo Next Gen’ será mais refinado que o Pulse, por exemplo.
O projeto estará nas lojas somente em 2026, Mobiauto e Autos Segredos continuarão acompanhando essa história e em breve trarão mais novidades.
Projeção: Autocar
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Leapmotor: empresa chinesa parceira da dona da Fiat que pode chegar ao Brasil
- Novidades sobre carros
Fiat Argo Drive 2025: detalhes do hatch veterano em 28 fotos
- Guia de compra
Fiat Titano 2025: preços, itens de série e diferença entre versões
- Novidades sobre carros
Como é o Fiat Argo que custa mais de R$ 100 mil
- Novidades sobre carros
Como a Stellantis é líder de vendas em SUVs sem ter o modelo mais vendido
- Novidades sobre carros
Flagra: Ford Maverick Tremor é versão off-road para peitar Toro diesel
- Novidades sobre carros
Fiat Toro: qual o futuro da picape com a chegada da nova Titano?
- Notícias
10 projetos de carros mostrados no Salão do Automóvel que queríamos no Brasil
- Autos Originais
Fiat 147 GLS foi o primeiro compacto premium da linha Fiat