Fiat voltará a ter carros europeus no Brasil. Veja quais já vieram

Marca terá novamente projetos unificados com matriz europeia, e só resta saber se os novos produtos terão o mesmo sucesso da parceria do passado
Renan Bandeira
Por
27.01.2023 às 17:39
Marca terá novamente projetos unificados com matriz europeia, e só resta saber se os novos produtos terão o mesmo sucesso da parceria do passado

 A Fiat terá linha unificada de carros entre Brasil e Europa. A notícia tem seus pontos positivos e negativos, como Mobiauto já contou neste outro artigo.

Por um lado, a marca poderá perder seu principal trunfo contra as rivais por aqui, que é a autonomia para desenvolver projetos exclusivos para o mercado local - como fez com Uno, Palio e Strada de segundas gerações, e novos modelos como Argo, Cronos e Toro.

A boa notícia é que os produtos da marca podem evoluir, principalmente se passarem a usar a plataforma CMP, desenvolvida pela PSA antes de entrar para o conglomerado da Stellantis. Como é mais moderna, os brasileiros terão certamente carros mais bem construídos e até seguros que os atuais da Fiat.

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Mas essa ideia de “carros globais” não surgiu em 2023. Na verdade, esteve presente na história da Fiat por muito tempo, e deu à fabricante alguns de seus maiores sucessos em nosso mercado. A Mobiauto relembrou a trajetória da Fiat no Brasil, e traz alguns desses projetos europeus que tanto marcaram os brasileiros.

Fiat Tempra

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Um sedan médio que chegou na década de 1990 para tentar bater de frente com Chevrolet Vectra. Ele foi pioneiro ao trazer um comando com 16V, ou seja, quatro por cilindro. 

Ficou marcado por ter acabamento mais refinado e foi um dos primeiros modelos turbo de série vendido no Brasil. Ele foi produzido no Brasil, Itália e Turquia, e foi construído para justamente substituir o Fiat Regata no Velho Continente.

Fiat Tipo

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O Fiat Tipo era um hatch médio e a construção era sobre a mesma plataforma do Tempra, seu sedan derivado. Assim como o três-volumes, foi fabricado em Itália, Brasil e Turquia, sendo aqui um rival de VW Golf, Chevrolet Kadett e Ford Escort na década de 1990.

Em terras tupiniquins ficou marcado negativamente por incêndios repentinos. As mangueiras de alta pressão que conduziam o fluido hidráulico de algumas unidades estouravam e derramavam o líquido sobre o coletor de escape do motor, causando o problema. A Fiat promoveu dois recalls para solucionar a questão

Fiat Uno

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O veículo de passeio de mais sucesso da marca no Brasil também é um projeto global. O Uno foi lançado primeiramente na Europa, em 1983, e chegou por aqui um ano depois. Ele marcou a história da indústria nacional ao ser o primeiro veículo 1.0 produzido e vendido por aqui.

Além disso, inovou na década de 1990 ao ter a versão 1.4 turbinada, sendo o primeiro veículo turbo de série do Brasil. Com um valente motor de 116 cv e 17 kgfm, acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos.

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Fiat 147

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O Fiat 147 foi o primeiro veículo da marca italiana no Brasil. Teve como base o 127 vendido na Itália, e ganhou alguns ajustes para duelar com o VW Fusca por aqui, entre os carros de entrada.

Marcou sua passagem no Brasil por ser, ainda, o primeiro veículo nacional com motor transversal e tração dianteira. Depois, tornou-se o primeiro carro movido a álcool no mercado. Na época, foi apelidado de cachacinha, por beber o combustível vindo da cana-de-açúcar.

Fiat Brava

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Ele jamais ficou tão conhecido quanto o Marea, mas trazia na década de 1990 um visual mais atualizado, com faróis afilados e características lanternas divididas em três níveis. O hatch teve vida curta aqui, sendo vendido entre 1999 e 2003.

Fiat Marea

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O Marea é um dos Fiat mais icônicos do Brasil, tendo até hoje amantes e detratores ferrenhos. Por aqui, era um sedan de porte médio, de bom desempenho e tinha até uma variante perua. Ficou marcado por problemas mecânicos relacionados ao motor 2.4 de cinco cilindros e 20 válvulas, e foi vendido entre 1998 e 2007.

Para os padrões europeus, o Marea era um carro pequeno. Foi fabricado na Itália e na Turquia, sendo comercializados nesses mercados, além da Alemanha, Polônia, Portugal, Inglaterra, entre outros.

Fiat Punto

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O Fiat Punto é carro compacto com história mais longa fora do Brasil, do que dentro. Por aqui, conhecemos o hatch compacto em 2007, que chegava para se posicionar acima de Uno e Palio para concorrer com VW Fox, VW Polo e Chevrolet Corsa.

Curiosamente o nosso Punto era vendido na Europa como Gran Punto, que era uma espécie de configuração maior e mais atualizada que o Punto vendido por lá. Por aqui, o modelo foi vendido com motores 1.4, 1.6 e 1.8, saindo de linha em 2017 para dar espaço para o Argo.

Fiat Coupé

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Talvez este seja um dos Fiat mais raros do Brasil - e até desconhecido por parte dos brasileiros. O Fiat Coupé foi comercializado entre 1993 e 2000 no Velho Continente, enquanto no Brasil tivemos ele entre 1995 e 1996.

Com pegada esportiva, apenas duas portas e interior desenhado pela renomada Pininfarina, ele podia ser encontrado aqui com motor 2.0 de 16V que rendia bons 137 cv para a época. No entanto, não chegava perto do que o Coupé Turbo oferecia na Europa com seu 2.0 turbinado de 223 cv.

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Fiat Linea

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O Fiat Linea foi uma das tentativas da marca italiana de ganhar espaço entre os sedans médios no Brasil. O modelo era derivado do Punto, e foi vendido em mercados como Turquia, Espanha, Alemanha e Portugal, além do nosso.

Aqui, tínhamos opções com motor 1.9 aspirado e a raríssima T-Jet, com motor 1.4 turbo. O projeto foi lançado mundialmente em 2007, chegou ao Brasil em 2008, mas teve vida curta sendo vendido até 2016.

Fiat Bravo

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Quando o Brava era vendido no Brasil na década de 1990, o Bravo já existia na Europa. Era uma espécie de versão mais esportiva do Brava e com duas portas, e a marca italiana alterou o fim da assinatura para diferenciá-los no mercado. 

O nosso Bravo chegou em 2010 como sucessor do Stilo, sendo vendido com motor 1.4 turbo ou 1.8 aspirado, e ficou nas lojas até 2016.

Fiat Stilo

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O Fiat Stilo marcou época no Brasil, principalmente com seu amarelo chamativo e o teto solar sky window - aquele com várias lâminas de vidro, que abria de forma escamoteável. O hatch médio tinha uma missão difícil aqui, que era tentar desbancar o VW Golf e o Chevrolet Astra Hatch. 

Na Europa, foi lançado em 2001 e ficou em linha até 2007. Por aqui, foi vendido entre 2003 e 2010, e teve até uma versão com assinatura Abarth, empurrada por um motor 2.4 aspirado de 167 cv.

Fiat Palio

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Lançado em 1996 para mercados emergentes como Brasil, Leste Europeu, Ásia, entre outros, o Fiat Palio era o hatch posicionado acima do Uno, na gama de opções da marca italiana.

O projeto é nacional e começou a ser desenvolvido em 1992 pelo centro de engenharia da fabricante no Brasil. Assim como o Uno, ele teve sucesso aqui e, inclusive, foi o carro mais vendido em 2014, desbancando uma série histórica de 27 anos do VW Gol. Deixou a prateleira da montadora em 2018, dando espaço para o Argo, igual fez o Punto.

Imagens: Wheelsage

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