Carros que comprávamos há 3 anos por R$ 100.000 e o que compramos hoje

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada
Camila Torres
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02.03.2023 às 17:54
Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Nos últimos três anos, consumidores de autos sofreram com os reajustes agressivos nos preços dos automóveis. Analisando os valores dos carros em 2020, e a realidade atual, temos cenários completamente diferentes.

Se atualmente com R$ 100.000 fica difícil conseguir algo além do modelo de entrada de marcas populares, há três anos era possível levar a versão intermediária ou topo de linha de SUVs, como: VW T-Cross, Nissan Kicks e Honda HR-V

Agora com o mesmo valor, o único SUV que é possível comprar é o Fiat Pulse e vale ressaltar que é na versão de entrada. Ou um Chevrolet Onix em uma versão intermediária ou uma das configurações mais básicas do Hyundai HB20S.

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Não há sequer um sedan médio zero-quilômetro abaixo da casa dos seis dígitos. Outra mudança que chama atenção era a quantidade de SUVs abaixo dos R$ 100.000 há três anos. Só listados aqui abaixo temos sete.

Quem quer um carro zero-quilômetro nesta faixa também precisará se contentar com modelos menos potentes. 

Se em 2020 era possível arrebatar um Caoa Chery Tiggo 7 com motor 1.5 turbo de 150 cv, agora o melhor que temos, considerando os parâmetros de preço desse comparativo, é o Hyundai HB20 com motor 1.0 turbo de 120 cv.

É normal que os valores de carros zero-quilômetro fiquem mais caros com o passar do tempo, mas devido a pandemia, as marcas inflaram os preços mais do que o esperado e mais do que a maioria dos brasileiros estava preparado para bancar.

Abaixo, separamos dez modelos que custavam R$ 100.000 há três anos e alguns modelos que temos nessa faixa de valor atualmente. Muito mais explicativo do que qualquer dissertação sobre o assunto é de fato ver o que o seu dinheiro era capaz de comprar e o que é possível pagar hoje.

10 Carros que custavam R$ 100.000 3 anos atrás

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Volkswagen T-Cross Highline AT

Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)

Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, e 12,2 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina


Volkswagen Virtus Highline AT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)

Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada com etanol, e 11,2 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada com gasolina


Chevrolet Tracker LT 1.0 Turbo AT
Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 116 cv e 16,3 kgfm

Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 9,6 km/litro na estrada com etanol, e 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada com gasolina


Caoa Chery Tiggo 7 1.5 T DCT 2020

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)

Consumo: 6,6 km/litro na cidade e 7,6 km/litro na estrada com etanol, e 9,7 km/litro na cidade e 10,9 km/litro na estrada com gasolina


Volkswagen Nivus Highline AT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) e 20,4 kgfm (etanol/gasolina)

Consumo: 8,5 km/litro na cidade e 10,1 km/litro na estrada com etanol, e 12,2 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina


Caoa Chery Arrizo 6 GSX 1.5 Turbo CVT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 150 cv (etanol) / 147 cv (gasolina) e 21,4 kgfm (etanol/gasolina)

Consumo: 7,6 km/litro na cidade e 9,4 km/litro na estrada com etanol, e 11 km/litro na cidade e 13,3 km/litro na estrada com gasolina. 


Honda HR-V 1.8 LX AT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 139/140 cv a 6.300 rpm 17,3/17,4 kgfm de torque a 5.000 rpm 

Consumo: 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 11 km/litro na cidade e 12,3 km/litro na estrada com gasolina


Nissan Kicks 1.6 SV Pack Plus

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 114 cv a 5.600 rpm e 15,5 kgfm de torque 4.000 rpm 

Consumo: 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol e 11,4 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina


Jeep Renegade Spor 1.8 AT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Desempenho: 139 cv / 135 cv a 5.750 rpm e 19,2/18,7 kgfm a 3.750 rpm

Consumo: 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol, e 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina


Chevrolet Cruze 1.4 Turbo LT AT

Desempenho: 150/153 a 5.200 rpm e 24/24,5 kgfm de torque a 2.000 rpm

Consumo: 7,8 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol / 11,3 km/litro na cidade e 14 km/litro na estrada


Carros 2023 na faixa de R$ 100.000 em 2023

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Fiat Pulse Drive 1.3 MT

Preço: R$ 98.990

Desempenho: 98/107 cv a 6.250 rpm 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm

Consumo: 9,2 km/l com etanol e 12,9 km/l com gasolina na cidade; 10,4 km/l com etanol e 14,3 km/l com gasolina

Leia também: Avaliação: Fiat Pulse 1.3 CVT, o SUV automático mais barato do Brasil


Toyota Yaris Hatch 1.5 XL CVT 

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 96.550

Desempenho: 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm e 14,3/14,9 (G/E) kgfm de torque a 4.000 rpm

Consumo: 8,7 km/litro na cidade e 9,8 km/litro na estrada com etanol / 12,2 km/litro na cidade e 13,9 km/litro na estrada com gasolina

Leia também: Toyota Yaris 2023: tudo sobre a família de hatch e sedan


Toyota Yaris Sedan 1.5 XL CVT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 96.490

Desempenho: 105/110 cv (G/E) a 5.600 rpm e 14,3/14,9 (G/E) kgfm de torque a 4.000 rpm

Consumo: 9 km/litro na cidade e 10,6 km/litro na estrada com etanol / 13 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada com gasolina

Leia também: Toyota Yaris hatch e sedan: os principais problemas, segundo os donos


Peugeot 208 Style 1.0 MT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 96.590

Desempenho: 71/75 (G/A) cv a 6.000 rpm e 10/10,7 kgfm a 3.250 rpm

Consumo: 9,6 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol / 13,6 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada com gasolina

Leia também: Peugeot 208 Style: quem disse que carro 1.0 não pode ser estiloso?


Hyundai HB20 1.0 TGDI Comfort MT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

 Preço: R$ 96.490

Desempenho: 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm 

Consumo: 9,4 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol / 13,4 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina

Leia também: Hyundai HB20 2023: 5 motivos para comprar e 5 motivos para não comprar


Hyundai HB20S 1.0 1 Limited MT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 94.290

Desempenho: 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm de torque a 1.500 rpm

Consumo: 9,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol / 13,2 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina

Leia também: Avaliação: Hyundai HB20S, o que é bom e o que poderia ser melhor


Fiat Argo Trekking 1.3 AT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 96.990

Desempenho: 107/98 cv a 6.250 rpm e 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm

Consumo: 8,9 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol / 12,7 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina

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Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 97.990

Desempenho: 113/120 cv a 5.750 rpm e 15,4/15,7 kgfm a 4.000 rpm  

Consumo: 7,2 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol e 10,3 km/litro na cidade e 12,4 km/litro com gasolina

Leia também: Avaliação: novo Citroën C3 é o resgate do carro popular “raiz”


Fiat Cronos Drive 1.3 CVT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 98.990

Desempenho: 107/98 cv a 6.250 rpm e 13,2/13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm

Consumo: 9,3 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol e 13,3 km/litro na cidade e 5 km/litro com gasolina

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Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT MT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 99.250

Desempenho: 116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm

Consumo: 8,4 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol e 12,3 km/litro na cidade e 16,8 km/litro com gasolina

Leia também: Avaliação: Chevrolet Onix tem cacife para voltar a ser líder de vendas?


Chevrolet Onix Plus 1.0 Turbo LT AT

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 99.990

Desempenho: 116 cv a 5.500 rpm e 16,3/16,8 kgfm de torque a 2.000 rpm

Consumo: 8,4 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol e 11,8 km/litro na cidade e 14,9 km/litro com gasolina

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VW Saveiro Cabine Simples Trendline

Se hoje R$ 100.000 pagam compactos de entrada, em 2020 era possível levar para casa o SUV queridinho do momento em uma versão bem equipada

Preço: R$ 96.780

Desempenho: 116/106 cv a 5.750 rpm e 16,1/15,4 kgfm a 4.000 rpm

Consumo: 7,5 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol e 10,8 km/litro na cidade e 12,4 km/litro com gasolina

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