Fiat Uno cai na mão de youtubers e perde suspensão para ganhar oito rodas

Canal russo Garage 54 é especializado em modificações automotivas bizarras, e não perdoaram o hatch icônico da marca italiana
LF
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03.03.2023 às 12:00
Canal russo Garage 54 é especializado em modificações automotivas bizarras, e não perdoaram o hatch icônico da marca italiana

 Os brasileiros gostam de fazer uma boa gambiarra, principalmente em carros, e isso todos sabem. Mas não é uma característica só nossa, e o canal russo Garage 54 comprovou essa teoria ao fazer uma modificação completamente bizarra em um Fiat Uno. 

Sim, o nosso querido hatch foi vendido por lá. Para entender melhor, vale lembrar que o Uno foi lançado primeiramente na Europa, em 1983, e depois ganhou os mercados latino americano, sul africano e do sudeste europeu. E é por isso que vemos um exemplar desse parar na Rússia.

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Com isso entendido podemos seguir com a história. A ideia era basicamente colocar oito rodas em um Uno, posicionando seis delas no eixo traseiro, no estilo fidget spinner, em formato de triângulo com duas tocando o solo e uma outra acima delas, sendo um kit desse de cada lado, além das tradicionais rodas dianteiras.

Para a modificação acontecer, o clássico hatch passou por algumas alterações estruturais. Uma delas foi para a adição de um terceiro eixo, que para ser feita, por exemplo, o banco, os vidros e as portas traseiras foram retirados. Além disso, a unidade perdeu o conjunto de suspensão traseiro.

Mas o mais curioso foi o processo de corte da carroceria. Em vez de usar ferramentas de medição precisas ou até mesmo um compasso industrial para marcar os círculos para o corte das chapas, os youtubers usaram o próprio pneu do carro como guia e marcaram o local com uma canetinha. Depois disso, foi só usar a serra de corte circular.

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Por incrível que pareça, o primeiro teste foi um sucesso. Com bastante neve, no melhor estilo russo, o Uno de oito rodas rodou sem apresentar problemas mecânicos - apenas o conforto dentro da cabine não era dos maiores, afinal, não existia mais amortecimento no eixo traseiro.

O único problema é que o carro estava sem vidros, e esses espaços foram suficientes para a entrada de neve na cabine. Nem o motorista escapou de se sujar.

O projeto voltou para a oficina, ganhou um banho de tinta vermelha, tampões nos espaços em que ficavam os vidros traseiros e para-lamas ao redor das rodas. Um segundo teste foi feito depois disso, e o Uno já foi melhor, mostrando que realmente é um carro pau para toda obra - só não vale contar que ele quase superaqueceu.

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