Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Novo Chevrolet Sonic está para o Onix assim como o VW Tera está para o Polo

Inédito SUV cupê segue receita do rival, usando base de irmão para disputar no topo da categoria
Por
13.11.2025 às 16:15 • Atualizado em 17.11.2025
Compartilhe:

A General Motors anunciou a chegada do Chevrolet Sonic, futuro SUV cupê de entrada da marca, que será lançado para concorrer com Volkswagen Tera, Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt. A montadora norte-americana parece seguir a mesma receita de uma das suas principais concorrentes, e que já provou funcionar.

Se o Volkswagen Tera nasceu da base do Polo, o novo Chevrolet Sonic vai repetir a mesma fórmula em relação ao Onix. A estratégia é simples: transformar um hatch popular em um SUV compacto, com visual aventureiro, posição de dirigir mais elevada e preço mais acessível.

Você também pode se interessar por: 

No caso da Volkswagen, o Tera e o Polo compartilham a plataforma modular MQB-A0, além das opções de motor 1.0 MPI de 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque ou 1.0 turbo de 128 cv e 20,4 kgfm, as mesmas que já equipam o hatch em suas versões de entrada ou de topo.

A diferença está na proposta. O Tera é mais alto, tem uma pegada de SUV e um design mais imponente, com o visual que o consumidor brasileiro tem buscado nos últimos anos. Não à toa, os SUVs já representam mais de 50% das vendas de carros novos no país.

O Chevrolet Sonic deve seguir o mesmo caminho visualmente. Ele será produzido em Gravataí (RS) sobre a plataforma GEM (Global Emerging Markets), a mesma utilizada por Onix, Onix Plus e Tracker. Isso já entrega boa parte do que esperar da mecânica: tudo indica que o SUV cupê usará o conhecido motor 1.0 turbo flex de três cilindros, com 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque - ou até o 1.0 aspirado de 82 cv e 10,6 kgfm nas versões de entrada - acoplados ao câmbio automático ou manual, ambos de seis marchas.

Divulgação/Chevrolet

Divulgação/Chevrolet

Com esse pacote, a Chevrolet pretende posicionar o Sonic abaixo do Tracker, mirando o consumidor que quer entrar no mundo dos SUVs, mas sem pagar tanto por isso. O objetivo é claro: fazer do modelo o carro mais vendido da marca no país.

É a mesma estratégia usada pela Volkswagen com o Tera – e, diga-se de passagem, vem dando certo. Em outubro, o modelo foi o carro de passeio mais vendido do Brasil, com 10.182 unidades emplacadas.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp 

Compartilhe este artigo:

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.