Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Como a VW transformou um SUV no carro mais vendido de outubro

Com base de hatch e visual de SUV, Volkswagen Tera mostra acerto da marca na combinação que o mercado mais procura
Por
08.11.2025 às 12:00 • Atualizado em 11.11.2025
Compartilhe:

A Volkswagen encontrou uma fórmula que vem dando resultado: um SUV compacto, com base de hatch e preço acessível. Os números retratam isso, e o Volkswagen Tera foi o carro de passeio mais vendido no mês de outubro.

O desempenho chama a atenção pelo ritmo de crescimento. O modelo passou de 2.555 unidades em junho para 10.162 em outubro, uma alta de quase 300% no período e 33% a mais que setembro, seguindo os dados da Jato Dynamics.

Você também pode se interessar por:

Com isso, o Tera ultrapassou seu irmão de plataforma e que era líder do mercado até então, o Volkswagen Polo, que fechou o mês com 9.150 unidades.
A Volkswagen já apresentava esse objetivo de forma indireta, com easter egg no vidro do veículo. Nele estão as silhuetas de Fusca, Gol e Tera, indicando que o modelo é o próximo na linha de sucessão entre os carros mais vendidos da marca no Brasil.

Para atingir esse volume, a marca aproveitou de uma receita interna que tem feito sucesso: plataforma robusta MQB A0 somada ao eficiente motor 1.0 MPI ou 1.0 TSI.
Uma estratégia parecida já havia sido aplicada no VW Polo, mas o Tera tem o adicional de ser um SUV, categoria que representa mais de 50% das vendas de carros novos no Brasil.

Adicione isso a uma subsegmentação no mercado de SUVs que está crescendo, que é a de SUVs de porte B de entrada como Fiat Pulse, Citroën Basalt e Renault Kardian. E ainda ao fato de o VW Tera ser o primeiro produto da marca alemã à venda no Brasil com nova filosofia de design da marca, fugindo do family face dos demais modelos, e com novo arranjo interno – ponto que é alvo de críticas.

Isso tudo sem considerar o trabalho comercial, manutenção de preços e, obviamente, as ações das concessionárias. No primeiro dia de vendas o VW Tera já havia acumulado mais de 10 mil intenções de compra.

Herança do Polo

Reprodução/Mobiauto

Reprodução/Mobiauto

O VW Tera é produzido sobre a plataforma MQB A0, a mesma usada pelo Polo aproveitando uma base já conhecida pelo público. O motor segue a mesma linha: a versão de entrada usa o motor 1.0 aspirado flex, de 84 cv e 10,3 kgfm de torque, enquanto as configurações mais completas trazem o 1.0 turbo, com 116 cv e 16,8 kgfm.

O caminho percorrido pelo Tera não começou do zero. O Volkswagen Polo já havia mostrado o potencial dessa base, principalmente após o lançamento do Polo Track, que ajudou a recolocar a marca na liderança entre os carros de passeio mais vendidos do Brasil.

Esse histórico positivo facilitou a trajetória do Tera, que chegou em um momento em que mais da metade dos consumidores brasileiros escolhe sair das concessionárias com um SUV, facilitando sua entrada e aceitação do público.

O Polo ainda continua entre os preferidos dos consumidores. No acumulado de janeiro a outubro, o hatch segue como o carro de passeio mais vendido do país, com 102.857 unidades emplacadas. No entanto, terá no ano que vem um forte concorrente interno – e familiar – para disputar esse posto.


Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo:

Pedro Rocha é formado em Jornalismo, na Anhembi Morumbi, em São Paulo. É um amante de carros e contribuiu com Mobiauto durante 2024.