Nova Ram 1500 limited é macia como sedã de luxo e cobra R$ 530 mil por isso

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos
Diego Dias
Por
18.05.2023 às 16:51
Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

A Ram está ampliando mais uma vez a sua gama de picapes no Brasil. Com isso, eis a novíssima Ram 1500 Limited, versão mais urbana e luxuosa dessa linha da marca do carneiro.  

A novidade desembarca em terras tupiniquins em duas configurações. A 1500 Limited traz o clássico acabamento cromado das picape norte-americanas custando R$ 529.990, enquanto a Limited Night Edition sai por R$ 539.990, ostentando um visual mais discreto por conta das partes escurecidas.  

Com a chegada da novidade, a Ram passa a comercializar no mercado brasileiro cinco modelos diferentes, ficando nessa ordem: Classic, 1500 Rebel, 1500 Limited, 2500 e 3500. Vale lembrar que ainda em 2023 teremos a chegada da Ram Rampage, que será feita no Brasil e será o modelo de acesso da marca.  

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A apresentação da nova 1500 Limited ocorreu no Ram House, primeira loja conceito da marca no mundo. Localizada em Alphaville, na cidade de Barueri (SP). Ela traz um visual que remete a celeiros da terra do tio Sam e foi também o ponto de partida para o nosso breve contato com a nova picape grande. Contamos tudo para você a partir de agora.

Estilo urbano e esportivo 

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

A nova Ram 1500 Limited estreia no mercado nacional com uma tarefa um tanto importante: combater a recém-lançada Ford F-150 Platinum (R$ 509.990) e a futura Chevrolet Silverado, que vai estrear no país ainda este ano.  

Seu papel é de ser uma picape mais urbana e de luxo, enquanto a 1500 Rebel traz uma proposta mais esportiva/aventureira. Acredite, são públicos diferentes e a Ram sabe muito bem disso. 

Para começar, a Ram 1500 Limited traz uma dianteira um tanto diferente da 1500 Rebel. Os faróis, por exemplo, também são do tipo full-LED, mas ostentam um formato diferente e mais estreito, mais próximo ao de um carro de passeio, enquanto a 1500 Rebel tem mais “cara de caminhão”, rústica, se assim podemos dizer. 

A grade frontal também é exclusiva e traz um desenho totalmente novo, com linhas mais horizontais e acabamento em ranhuras no preenchimento da peça. Como o esperado, o logotipo com o nome RAM em letras grandes está lá, assim como o acabamento cromado clássico das picapes dos EUA.  

Quer algo mais discreto? Vá de Ram 1500 Limited Night Edition, que ganha um visual mais “malvado”, porém, na opinião deste jornalista que vos escreve, o estilo escuro acaba escondendo as belas linhas da picape grande. Questão de gosto.  

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

A Limited convencional traz belas rodas de liga-leve de 22 polegadas que combinam acabamento prateado com cinza, enquanto na Night Edition é totalmente em cinza escuro. Mais uma vez, o design das rodas é tão caprichado que fica difícil não escolher a picape cromada.  

Já a traseira troca o emblema Ram gigante da Rebel pelo logotipo mais discreto do carneiro. A caçamba tem abertura tanto convencional quanto lateral, enquanto sob o para-choque há um degrau escamoteável para você subir na caçamba de maneira mais prática.  

Dimensões: 5.916 mm de comprimento, 3.670 mm de entre-eixos, 2.085 mm de largura, 1.972 mm de altura, 98 litros de tanque de combustível; capacidade de carga, 528 kg; volume da caçamba, 1.200 litros; capacidade de reboque, 3.647kg; volume compartimentos laterais (Rambox), 107 litros cada. 

Interior é de classe executiva 

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

Quem teve a oportunidade de ver a cabine da 1500 Rebel certamente vai reparar que a cabine da 1500 Limited é praticamente a mesma em relação ao layout. Porém, o acabamento da irmã recém-lançada é ainda mais refinado, trazendo detalhes que inclui desde alumínio, costuras desenhadas nos painéis das portas e console central e até uso de couro legítimo nos bancos. 

Esse último material abrange também a porção superior do painel e portas, enquanto na frente do painel existe até um friso em madeira num tom cinza escuro – presente também nos painéis das portas.  É um cuidado extra que costumávamos a ver antigamente somente em sedans de luxo alemães ou britânicos.  

Existem ainda outros mimos como bancos dianteiros com ajuste elétrico em 12 vias e duas opções de memória - fora que todos os assentos têm aquecimento e ventilação. Vale destacar ainda uma comodidade para quem se acomodar no banco traseiro, já que ele é reclinável em até 8º, o que acaba proporcionando maior conforto em viagens mais longas, principalmente porque o piso é plano.   

V8 é velho conhecido 

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

Debaixo do capô da 1500 Limited está um velho conhecido: o motor V8 5.7 aspirado Hemi, que entrega a mesma força da 1500 Rebel, ou seja, bons 400 cv e 56,7 kgfm de torque. Perante a rival Ford F-150, são 5 cv a menos e o mesmo torque.  

Aproveitando a comparação, vamos ressaltar mais uma diferença: a 1500 usa um câmbio automático de oito marchas, enquanto a caminhonete da marca do oval azul tem uma transmissão de dez.  

Motor: 5.7, dianteiro, longitudinal, 8 cilindros em V, 16V, aspirado, gasolina, injeção multiponto, comando de válvulas único com variador
Potência: 400 cv a 5.600 rpm
Torque: 56,7 kgfm a 3.950 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas
Tração: tração integral de duas velocidades AWD com travamento mecânico 4WD
0 a 100 km/h: 7,7 segundos
Velocidade máxima: 174 km/h (limitados eletronicamente) 

Sobre o desempenho, não há segredo. Você pisa no acelerador e um ronco encorpado sai da dupla de escape na traseira, empurrando a picape com bom vigor.  

Porém nos números de performance divulgados, a aceleração de 0 a 100 km/h fica em 7,7 segundos, o que significa que ela fica um pouco acima do tempo da rival F-150, que cumpre a mesma prova em 7,1 segundos. Mas como você deve imaginar, no uso real a diferença não será tão sentida assim, apenas para os adoradores de “Super Trunfo’.  

Você sente mais a aceleração do motor V8 5.7 Hemi nas primeiras marchas, já que estamos falando aqui de um propulsor não tão girador como o V8 5.0 Coyote da Ford. Apesar disso é o bom e velho V8 que gostamos, com seu barulho característico e intimidador que certamente vai abrir espaço na faixa da esquerda.  

O sistema de tração traz o modo 4x4 Auto, que envia a força automaticamente para as quatro rodas sempre que é necessário. Mas os outros modos de tração ainda estão lá: 4x2, 4x4 High e 4x4 Low (reduzida, exclusiva para uso off-road). O diferencial da 1500 Limited é mais longo que da 1500 Rebel (3,21 ante 3,94), assim é possível rodar em rotações mais baixas independentemente da velocidade. 

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

O consumo não é lá aquelas coisas como é de prever numa picape de quase seis metros de comprimento e mais de 2,6 toneladas. Os dados de Inmetro apontam consumo de apenas 5,3 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada.  

E olha que a 1500 Limited traz um recurso inédito para tentar melhorar o consumo e favorecer a aerodinâmica: o spoiler dianteiro ativo, logo atrás do para-choque, acionado em velocidades acima de 50 km/h. Tem ainda o sistema de desativação de quatro dos oito cilindros em velocidades de cruzeiro e grade ativa do radiador.  

Consumo (Inmetro): 5,3 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada 

Suspensão a ar é exclusividade 

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

Mas o que impressiona mesmo é o sistema de suspensão de ar da “picapona”, que é exclusivo no segmento.  

Chamado de Active-Level, a suspensão a ar presente nos dois eixos pode ser regulada em cinco níveis diferentes de altura, isso tanto por botão no painel ou mesmo pela chave da 1500 Limited, à distância mesmo. O sistema é autonivelante, detectando carga ou trailer, assim é usada a pressão do ar para realinhar a suspensão para a altura normal.  

Níveis de altura da suspensão a ar: 

  • Normal: altura padrão para uso no dia a dia, com 211 mm de altura do solo;  
  • Aero: suspensão baixa 15 mm automaticamente em velocidades de cruzeiro na estrada;  
  • Off-road: eleva o vão livre para 241 mm; 
  • Off-road 2: altura do solo chega a 262 mm; 
  • Park: ajudar a entrar ou sair da cabine e facilitar a colocação ou retirada de carga na caçamba, deixando um vão livre de 159 mm 

A suspensão cumpre seu papel, pois filtrou bem as leves imperfeições das vias em que rodamos na região. Para uma análise mais precisa, teremos que ter um contato numa avaliação futura mais profunda para também rodar com a picape nas vias lunares da capital São Paulo.  

Passamos por lombadas e algumas valetas durante o teste drive e a 1500 Limited foi um tanto macia, algo já esperado para uma picape com suspensão a ar. Não é exagero dizer que a rodagem nos faz lembrar do conforto de sedans de luxo, tamanho o conforto.  

Provocamos também (na medida do possível) a grandalhona em algumas curvas e ela saiu melhor que o esperado para um modelo feito sobre chassi. Assim não houve grandes oscilações de carroceria, com ela sendo até firme (mas sem ser rígida além da conta) em situações de mudança de direção mais bruscas. É importante dizer que a eletrônica trabalha a seu favor, pois há um sistema de mitigação de rolagem da carroceria.  

Além disso, a sensação é que a suspensão lê muito bem os movimentos do chassi e também da cabine que, vale lembrar, são separados numa picape deste tipo.  

É normal em modelos assim que os coxins atuem em momentos diferentes, já que cada um eles terão um tempo para receber as trepidações da via. Porém, parece que a Ram fez com que a suspensão a ar minimizasse esse efeito rebote tradicional das picapes montadas sobre chassi.  

Dados técnicos: Altura máxima do solo, até 262 mm (suspensão no modo Off-road 2); Ângulo de entrada, 23,51°; Ângulo de saída, 23°; Ângulo de rampa, 20,5° 

Bem equipada 

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

Para compensar os R$ 20 mil a mais que sua principal concorrente, a Ram 1500 Limited capricha num pacote de equipamentos mais recheado que, além da suspensão ar, soma ainda central multimídia com tela de vertical de 12”, assistente de estacionamento automático, head-up display configurável, teto solar panorâmico, retrovisor interno digital, além de piloto automático adaptativo com frenagem automática de emergência e detecção de tráfego traseiro cruzado. 

E não é só, pois ostenta também sistema e som da Harman Kardon com 19 alto-falantes e subwoofer de 10 polegadas – que soma ainda um sistema de cancelamento de ruídos, além de estrear um painel digital configurável com tela de 12 polegadas – novidade na linha Ram que chegará na 1500 Rebel e também nas maiores 2500 e 3500. 

A Ram escolher a 1500 Limited para estrear tambem o Ram Connect, serviço de conectividade, segurança, emergência e navegação. Com ele, o motorista pode monitorar a picape remotamente por app de smartphone, podendo saber sua localização, nível de combustível, pressão dos pneus e mais. 

O acesso aos serviços premium será gratuito por 12 meses. O sistema traz novos recursos: agendamento online de serviço, relatório de viagens, status das operações remotas, conexão a conta pessoal e remoção de dados pessoais do Uconnect. 

Equipamentos 

  • Faróis full-LED com dois projetores 
  • Comutação automática dos faróis e função direcional 
  • Lanternas de LED 
  • Freios de estacionamento elétrico 
  • Volante aquecido 
  • Partida do motor remota ou por botão 
  • Sistema head-up display configurável com projeção de informações no para-brisa 
  • Painel de instrumentos 100% digital configurável com tela de 12” 
  • Central multimídia Uconnect com tela de 12” e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem uso de fios 
  • Retrovisor interno digital 
  • Leitor de placas de velocidades 
  • Estribos elétricos automáticos 
  • Suspensão a ar com 5 níveis de altura 
  • Piloto automático adaptativo com função Stop & Go 
  • Frenagem automática de emergência com detecção de pedestres 
  • Assistente de permanência na faixa de rodagem 
  • Alerta de colisão frontal 
  • Detecção de tráfego cruzado traseiro 
  • Seis airbags 
  • Teto solar panorâmico 
  • Tampa traseira amortecida com abertura remota (lateral e convencional) 
  • Degrau de acesso à caçamba 
  • Sistema de som Harman Kardon com 19 alto-falantes + subwoofer de 10” 
  • Cancelamento de ruídos 
  • Rodas de liga-leve aro 22” 
  • Pneus 285/45 R22XL All Season Pirelli 
  • Visão 360° com quatro câmeras 
  • Carregador de smartphone por indução 
  • Freio de estacionamento elétrico 
  • Sensores crepuscular e de chuva  
  • Sistema Keyless Enter ‘N Go com partida remota.  
  • Limitador de marcha mais alta (para descida de serra ou com reboque acoplado) 
  • Sistema de estacionamento semiautônomo paralelo e perpendicular (Park Assist) 
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro 
  • Assistente de partidas em rampas 
  • Monitor de ponto cego 
  • Bancos traseiros reclináveis em 8º 
  • Bancos dianteiros elétricos com duas memórias 
  • Bancos aquecidos e ventilados (dianteiro e traseiro) 
  • Pedais com ajuste elétrico 
  • Volante com ajuste de altura e profundidade manual 
  • Entradas USB (9 no total, sendo 4 do tipo C, carregamento rápido) 
  • 2 tomadas de 115V 
  • Porta carteira lateral 
  • Porta objetos no console dianteiro e gavetas no assoalho traseiro (total de 151 litros em porta-objetos) 

Acessórios: Rambox, capota elétrica, trava de assolaho e engate de reboque. Estão disponíveis mais de 24 acessórios para a Ram 1500 Limited 

Uma rival à altura da F-150? 

Picape traz mesmo motor V8 5.7 de 400 cv da 1500 Rebel, mas se destaca pela suspensão ar e nível de equipamentos

Embora custe R$ 20.000 a mais do que a Ford F-150, a Ram 1500 Limited traz um pacote de equipamentos consideravelmente mais recheado, com destaque para a suspensão a ar e os sistemas de auxílio a condução e segurança. A marca do carneiro já se estabeleceu no Brasil com seus modelos e sem dúvidas a 1500 Limited vem para somar nas vendas e para ser mais um sucesso da marca. 

Aliás, a Ram foi a terceira marca premium mais vendida em 2022 com mais de 5.000 unidades emplacadas no Brasil. No acumulado deste ano até abril foram 3.275 unidades vendidas, com isso a marca prevê que conquistará a 2ª colocação neste ano. Pelo jeito, a Ford F-150 não terá a vida mansa que tem nos Estados Unidos em terras tupiniquins.

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