Nissan Sentra SE-R: a versão esportiva do sedan que não tivemos no Brasil
O mercado de esportivos nacionais teve sua época de ouro em várias décadas diferentes. No passado tivemos modelos como Chevrolet Opala SS e Ford Maverick V8, enquanto num tempo não tão distante contamos com VW Golf GTI e Honda Civic Si disputando a preferência dos brasileiros. Foi nessa década que um sedan esportivo poderia rivalizar com eles: o Nissan Sentra SE-R.
Antes de falar da versão esportiva do Sentra, vale lembrar que a sexta geração vendida no Brasil durou de 2007 a 2013, quando contava com visual dianteiro que se inspirava nas linhas de um esportivo da marca, o 350Z. Era nessa época que a Nissan vendia no mercado norte-americano, entre outros, o Sentra SE-R – que seria um rival direto do Honda Civic Si bem encaixado para o Brasil, contando com proposta semelhante.
Você também pode se interessar por:
- Novo Nissan Sentra: como sedan pode finalmente brigar com Toyota Corolla
- Nissan Sentra 2025: Versão Exclusive Premium em 45 fotos exclusivas
- Nissan Sentra (8ª geração): os principais problemas, segundo os donos
- Nissan Sentra Advance 2025: o que você deve saber antes de comprar um
O motor
Isso porque ele trazia carroceria sedan de quatro portas e um motor naturalmente aspirado debaixo do capô. Ele contava com um motor 2.5 de quatro cilindros (código QR25DE) que entregava até 203 cv de potência a 6.600 rpm e 24,9 kgfm de torque a 5.200 rpm, números superiores ao Civic Si, que tinha um 2.0 mais girador, este com 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm a 6.100 rpm.
Esse motor 2.5 aspirado contava com um novo coletor de admissão, comando de válvulas mais bravo e uma reprogramação eletrônica para ser um sedan mais esportivo. Além disso, contava com câmbio manual de seis marchas – configuração que poderia agradar muito os entusiastas. Como opcional, tinha o diferencial de deslizamento limitado para deixar o modelo ainda mais afiado para as curvas.
Números de aceleração divulgados pela fábrica na época chamavam a atenção, pois o Sentra SE-R cumpria o 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos, tempo abaixo dos 7,9s do Civic Si. A suspensão e os freios eram calibrados para lidar com a potência superior ao do Sentra 2.0 de 142 cv das versões convencionais. No porta-malas tinha até a adição de uma barra estabilizadora.
Visual
Para compor junto do motor 2.5 aspirado de 203 cv, o Sentra SE-R precisava fazer jus no visual, mesmo que se trate de um sedan. A Nissan lançou naquela década duas cores marcantes que passaram longe das versões convencionais: vermelho e amarelo. Entre as principais alterações estavam a grade dianteira com preenchimento tipo colmeia preto e moldura prata, enquanto o para-choque trazia desenho próprio em V na parte central, que tinha uma tomada de ar maior. Nas extremidades da peça os faróis de neblina tinham molduras filetadas.
Na lateral o sedan esportivo se diferenciava apenas pelas rodas de liga-leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e as saias laterais. Já a traseira era mais conservadora, pois trazia as mesmas lentes tipo cristal nas lanternas, se diferenciando apenas pelo spoiler traseiro na tampa do porta-malas. Por dentro, havia bancos com abas laterais mais pronunciadas, volante com costuras vermelhas e cintos de segurança também em vermelho.
Curiosamente, a Nissan chegou a importar para o Brasil duas unidades do Sentra SE-R, que serviram para testes com a imprensa especializada e ações de marketing. Infelizmente, o sedan esportivo não passou dessa fase e jamais foi comercializado no Brasil.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.