Nissan Sentra Advance 2025: o que você deve saber antes de comprar um

Sedan aposta em custo-benefício com bom nível de equipamentos e dirigibilidade
Diego Dias
Por
12.01.2025 às 15:57 • Atualizado em 13.01.2025
Compartilhe:
Sedan aposta em custo-benefício com bom nível de equipamentos e dirigibilidade

O ano de 2024 acabou mais uma vez com o Toyota Corolla sendo líder do segmento de sedans médios, algo que já estamos habituados. Mas desde que o Nissan Sentra chegou tivemos uma nova e boa opção no segmento, que conta com poucos representantes, como o híbrido plug-in BYD King e o esportivo VW Jetta GLI – este último que atua em faixa de preço diferentes.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Agora o Nissan Sentra Advance 2025 que você confere hoje é a versão de entrada deste sedan japonês produzido no México, que hoje custa R$ 166.790 e rivaliza em preço apenas com o Toyota Corolla XEi, hoje oferecido por R$ 161.990. Quando chegou na linha 2025, o sedan ficou ainda com um melhor custo x benefício justamente por ter ganhado novos equipamentos. Confira adiante o que saber antes de comprar o Sentra Advance 2025.

Você também pode se interessar por:

Nissan Sentra Advance 2025 – Características

1) Motor: 2.0 aspirado de quatro cilindros da Nissan com 151 cv e 20 kgfm de torque.

2) Câmbio: automático CVT, 8 marchas simuladas.

3) Dimensões: 4.646 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.816 mm de largura, 1.456 mm de altura, 466 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível.

4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.688

Nissan Sentra Advance 2025 – Pontos positivos

Câmbio CVT

Embora o motor 2.0 aspirado não seja dos mais empolgantes com seus 151 cv de potência, o propulsor faz uma boa parceria com a transmissão automática CVT com oito marchas simuladas. É um destaque considerável no Sentra, já que ele trabalha de forma suave e ainda assim responsiva, simulando bem as “trocas” de marchas virtuais, sem invadir com aquele típico ruído do CVT. Ao mesmo tempo garante um grau de esportividade e não se torna um carro insosso nesse sentido. Prova de sua competência é a boa aceleração de 0 a 100 km/h segundo a marca, algo que ele cumpre em bons 9,4 segundos.

Estabilidade

Assim como o principal rival Toyota Corolla, o Nissan Sentra conta com suspensão independentemente na traseira. Na prática temos um sedan que traz um comportamento dinâmico bastante afiado em curvas, que oscila pouquíssimo a carroceria mesmo em desvios rápidos de trajetória. A direção chega a ser um tanto direta para um sedan médio, o que proporcionalmente garante um maior prazer ao dirigir. Na prática, se por um lado a carroceria mais baixa resulta em mais atenção no dia a dia, por outro garante uma maior segurança na rodagem, principalmente em percurso rodoviário onde sua estabilidade o coloca em um nível superior de dinâmica.

Bancos Zero Gravity

Outro ponto forte do Sentra são os bancos com a chamada tecnologia Zero Grativy da Nissan, que segundo a marca foi inspirado em pesquisas da Nasa. Na vida real isso revela um banco que não cansa as costas e a lombar mesmo depois de 400 km rodados, já que o assento traz bons apoios laterais e para a lombar – que no caso do motorista possui um ajuste específico. No caso do Sentra, ele se diferencia por trazer essa mesma qualidade e conforto para o banco traseiro – algo que não temos no Kicks, por exemplo.

Visual

No dia a dia ficou nítido como o Nissan Sentra ainda desperta alguns olhares no trânsito, mesmo nessa configuração de base, que no caso do modelo testado estava com carroceria na cor Cinza Atlântico. É um tom de cinza sólido da moda, mas um pouco azulado. O leve facelift na dianteira fez bem para ele, com grade mais larga e menos cromados, com destaque para os faróis de LED e sua assinatura. O sedan da Nissan sem dúvidas está mais fresco perante o modelo da Toyota aos olhares diários.

Porta-malas

Com porta-malas de 466 litros de capacidade, o Sentra oferece um espaço muito bem-vindo em um carro desta categoria. O bagageiro tem boa profundidade e acessibilidade facilitada, sem contar que o comprimento da área é bastante generoso. Cabem facilmente malas grandes deitadas por ali. Faltou apenas uma rede de série para facilitar a fixação daquelas compras do supermercado.

Silêncio

Não bastasse o conforto gerado pelos bancos Zero Gravity, o Sentra também traz outo ponto essencial em um sedan médio: o silêncio dentro da cabine. Mesmo trazendo um motor 2.0 aspirado debaixo do capô, que precisa de mais giro para embalar (diferente de um carro turbo), o ruído do propulsor não invade o interior do carro com facilidade. No uso cotidiano há até momentos em que parece que o veículo está desligado, tamanho o silêncio. Pode até confundir alguns e parecer que tem o sistema start-stop, já que o som do funcionamento da usina 2.0 aspirada é baixíssimo mesmo em marcha-lenta.

Acabamento

Apesar de estarmos diante de uma configuração de entrada, o Sentra Advance consegue encantar aos olhos. O acabamento é bem cuidado em todas as partes internas do sedan, com a parte superior do painel sendo emborrachada e macia ao toque. Já os painéis das portas têm partes emborrachadas e uma boa parte cobertura por um acabamento que imita couro. A qualidade construtiva também agrada e fica um pouco à frente do rival Corolla.

Nissan Sentra Advance 2025 – Pontos negativos

Freio de estacionamento

Desde que desembarcou no mercado nacional nesta geração, o Nissan Sentra traz o freio de estacionamento acionado por meio do pé, ficando à esquerda, ali embaixo próximo do pedal do freio. Na linha 2025 o sedan veio com visual leventemente atualizado, mas continuou com o mesmo sistema de freio de estacionamento por ativação com os pés, em que você precisa pisar para acionar o freio ou soltá-lo. No dia a dia você acaba se acostumando, mas isso não quer dizer que seja um sistema prático. O Corolla Cross mesmo contava com o freio de estacionamento ativado pelos pés e o aposentou na última atualização da linha 2025, trocando pelo freio de estacionamento eletrônico mais moderno por meio de botão. Incomoda ainda que esse freio de pé rouba um espaço onde o motorista poderia descansar a perna esquerda.

Central multimídia

Outro esquecimento da Nissan em relação a lista de equipamentos foi a central multimídia. Com uma tela destacada de 8 polegadas sobre o painel, ela não é só pequena para os padrões atuais como traz uma definição de imagem e layout do sistema bem datados – sendo basicamente o mesmo desde o Sentra pré-facelift (que já era datado). É um dos poucos itens que destoa do interior do sedan da Nissan, que é bem acabado mesmo nessa configuração de base. Outra questão é ter o espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay somente por meio de cabos – e apenas pela conexão USB tipo A, porque a entrada USB C é apenas para recarga.

Botões dos vidros

Tal qual como o Hyundai Creta, entre outros modelos que fazem essa economia sem sentido, o Nissan Senra também não tem iluminação para os botões do acionamento dos vidros elétricos. Fica difícil entender tal decisão em um carro da faixa dos R$ 160 mil, ainda mais em um sedan médio - categoria que você já espera um refinamento – o qual o Sentra entrega. Existe outro ponto incômodo no mesmo item: a função um toque de subida ou descida dos vidros é apenas para o motorista.

Para-choque dianteiro

Quem adquire o Sentra saiba que vai precisar ter cuidado redobrado em valetas ou em entradas e saídas de garagem. Isso porque a mesma característica do modelo anterior segue: a frente bicuda e o para-choque baixo. Raspadas na frente são frequentes se o motorista não tiver cautela, mas caso você não veja uma valeta maior pela frente saiba que o para-choque pode ficar bem avariado – o que vai doer no bolso.

Nissan Sentra Advance 2025 – Ficha técnica

Motor: 2.0 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, injeção indireta, duplo comando de válvulas no cabeçote

Taxa de compressão: 11,7:1

Potência: 151 cv (G) a 6.000 rpm

Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm

Peso/potência: 9,15 kg/cv (G)

Peso/torque: 69,1 kg/kgfm (G)

Câmbio: automático tipo CVT, 8 marchas simuladas

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 9,4 segundos

Velocidade máxima: 200 km/h

Consumo Inmetro: 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada

Dimensões: 4.646 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.816 mm de largura, 1.456 mm de altura, 466 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível.

Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multi-link (traseira); freios a discos ventilados nas quatro rodas; vão livre do solo, 18,45 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, peso em ordem de marcha, 1.381 kg, pneus 215/50 R17.

Nissan Sentra Advance 2025 – Itens de série

  • Seis airbags
  • Rodas de liga leve de 17” diamantadas
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas
  • Banco do motorista com regulagem elétrica
  • Bancos Zero Gravity
  • Alerta inteligente de atenção do motorista
  • Alerta avançado de colisão frontal
  • Assistente inteligente de frenagem
  • Alerta de objetos no banco traseiro
  • Faróis full-LED
  • Alerta de ponto cego
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro
  • Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa
  • Travamento automático das portas
  • Destravamento automático das portas em caso de acidente
  • Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus
  • Modos de condução Eco, Normal e Sport
  • Chave presencial e de partida
  • Sensor de chuva
  • Painel de instrumentos com display central de 7 polegadas
  • Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Central multimídia com tela de 8 polegadas
  • Android Auto e Apple Carplay com uso de cabos
  • Sistema de som com 6 alto-falantes

O que saber antes de comprar

Este é um novo quadro da Mobiauto, que trabalha como um Guia de Compra para quem pensa em trocar de carro. Basta digitar o nome do veículo que deseja e a sequência “o que você deve saber antes de comprar um” no buscar, que saberá tudo o que precisa sobre o produto.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários