Nissan Sentra Advance 2025: o que você deve saber antes de comprar um
O ano de 2024 acabou mais uma vez com o Toyota Corolla sendo líder do segmento de sedans médios, algo que já estamos habituados. Mas desde que o Nissan Sentra chegou tivemos uma nova e boa opção no segmento, que conta com poucos representantes, como o híbrido plug-in BYD King e o esportivo VW Jetta GLI – este último que atua em faixa de preço diferentes.
Agora o Nissan Sentra Advance 2025 que você confere hoje é a versão de entrada deste sedan japonês produzido no México, que hoje custa R$ 166.790 e rivaliza em preço apenas com o Toyota Corolla XEi, hoje oferecido por R$ 161.990. Quando chegou na linha 2025, o sedan ficou ainda com um melhor custo x benefício justamente por ter ganhado novos equipamentos. Confira adiante o que saber antes de comprar o Sentra Advance 2025.
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Nissan Sentra Advance 2025 – Características
1) Motor: 2.0 aspirado de quatro cilindros da Nissan com 151 cv e 20 kgfm de torque.
2) Câmbio: automático CVT, 8 marchas simuladas.
3) Dimensões: 4.646 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.816 mm de largura, 1.456 mm de altura, 466 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível.
4) Revisões até 60.000 km: R$ 5.688
Nissan Sentra Advance 2025 – Pontos positivos
Câmbio CVT
Embora o motor 2.0 aspirado não seja dos mais empolgantes com seus 151 cv de potência, o propulsor faz uma boa parceria com a transmissão automática CVT com oito marchas simuladas. É um destaque considerável no Sentra, já que ele trabalha de forma suave e ainda assim responsiva, simulando bem as “trocas” de marchas virtuais, sem invadir com aquele típico ruído do CVT. Ao mesmo tempo garante um grau de esportividade e não se torna um carro insosso nesse sentido. Prova de sua competência é a boa aceleração de 0 a 100 km/h segundo a marca, algo que ele cumpre em bons 9,4 segundos.
Estabilidade
Assim como o principal rival Toyota Corolla, o Nissan Sentra conta com suspensão independentemente na traseira. Na prática temos um sedan que traz um comportamento dinâmico bastante afiado em curvas, que oscila pouquíssimo a carroceria mesmo em desvios rápidos de trajetória. A direção chega a ser um tanto direta para um sedan médio, o que proporcionalmente garante um maior prazer ao dirigir. Na prática, se por um lado a carroceria mais baixa resulta em mais atenção no dia a dia, por outro garante uma maior segurança na rodagem, principalmente em percurso rodoviário onde sua estabilidade o coloca em um nível superior de dinâmica.
Bancos Zero Gravity
Outro ponto forte do Sentra são os bancos com a chamada tecnologia Zero Grativy da Nissan, que segundo a marca foi inspirado em pesquisas da Nasa. Na vida real isso revela um banco que não cansa as costas e a lombar mesmo depois de 400 km rodados, já que o assento traz bons apoios laterais e para a lombar – que no caso do motorista possui um ajuste específico. No caso do Sentra, ele se diferencia por trazer essa mesma qualidade e conforto para o banco traseiro – algo que não temos no Kicks, por exemplo.
Visual
No dia a dia ficou nítido como o Nissan Sentra ainda desperta alguns olhares no trânsito, mesmo nessa configuração de base, que no caso do modelo testado estava com carroceria na cor Cinza Atlântico. É um tom de cinza sólido da moda, mas um pouco azulado. O leve facelift na dianteira fez bem para ele, com grade mais larga e menos cromados, com destaque para os faróis de LED e sua assinatura. O sedan da Nissan sem dúvidas está mais fresco perante o modelo da Toyota aos olhares diários.
Porta-malas
Com porta-malas de 466 litros de capacidade, o Sentra oferece um espaço muito bem-vindo em um carro desta categoria. O bagageiro tem boa profundidade e acessibilidade facilitada, sem contar que o comprimento da área é bastante generoso. Cabem facilmente malas grandes deitadas por ali. Faltou apenas uma rede de série para facilitar a fixação daquelas compras do supermercado.
Silêncio
Não bastasse o conforto gerado pelos bancos Zero Gravity, o Sentra também traz outo ponto essencial em um sedan médio: o silêncio dentro da cabine. Mesmo trazendo um motor 2.0 aspirado debaixo do capô, que precisa de mais giro para embalar (diferente de um carro turbo), o ruído do propulsor não invade o interior do carro com facilidade. No uso cotidiano há até momentos em que parece que o veículo está desligado, tamanho o silêncio. Pode até confundir alguns e parecer que tem o sistema start-stop, já que o som do funcionamento da usina 2.0 aspirada é baixíssimo mesmo em marcha-lenta.
Acabamento
Apesar de estarmos diante de uma configuração de entrada, o Sentra Advance consegue encantar aos olhos. O acabamento é bem cuidado em todas as partes internas do sedan, com a parte superior do painel sendo emborrachada e macia ao toque. Já os painéis das portas têm partes emborrachadas e uma boa parte cobertura por um acabamento que imita couro. A qualidade construtiva também agrada e fica um pouco à frente do rival Corolla.
Nissan Sentra Advance 2025 – Pontos negativos
Freio de estacionamento
Desde que desembarcou no mercado nacional nesta geração, o Nissan Sentra traz o freio de estacionamento acionado por meio do pé, ficando à esquerda, ali embaixo próximo do pedal do freio. Na linha 2025 o sedan veio com visual leventemente atualizado, mas continuou com o mesmo sistema de freio de estacionamento por ativação com os pés, em que você precisa pisar para acionar o freio ou soltá-lo. No dia a dia você acaba se acostumando, mas isso não quer dizer que seja um sistema prático. O Corolla Cross mesmo contava com o freio de estacionamento ativado pelos pés e o aposentou na última atualização da linha 2025, trocando pelo freio de estacionamento eletrônico mais moderno por meio de botão. Incomoda ainda que esse freio de pé rouba um espaço onde o motorista poderia descansar a perna esquerda.
Central multimídia
Outro esquecimento da Nissan em relação a lista de equipamentos foi a central multimídia. Com uma tela destacada de 8 polegadas sobre o painel, ela não é só pequena para os padrões atuais como traz uma definição de imagem e layout do sistema bem datados – sendo basicamente o mesmo desde o Sentra pré-facelift (que já era datado). É um dos poucos itens que destoa do interior do sedan da Nissan, que é bem acabado mesmo nessa configuração de base. Outra questão é ter o espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay somente por meio de cabos – e apenas pela conexão USB tipo A, porque a entrada USB C é apenas para recarga.
Botões dos vidros
Tal qual como o Hyundai Creta, entre outros modelos que fazem essa economia sem sentido, o Nissan Senra também não tem iluminação para os botões do acionamento dos vidros elétricos. Fica difícil entender tal decisão em um carro da faixa dos R$ 160 mil, ainda mais em um sedan médio - categoria que você já espera um refinamento – o qual o Sentra entrega. Existe outro ponto incômodo no mesmo item: a função um toque de subida ou descida dos vidros é apenas para o motorista.
Para-choque dianteiro
Quem adquire o Sentra saiba que vai precisar ter cuidado redobrado em valetas ou em entradas e saídas de garagem. Isso porque a mesma característica do modelo anterior segue: a frente bicuda e o para-choque baixo. Raspadas na frente são frequentes se o motorista não tiver cautela, mas caso você não veja uma valeta maior pela frente saiba que o para-choque pode ficar bem avariado – o que vai doer no bolso.
Nissan Sentra Advance 2025 – Ficha técnica
Motor: 2.0 dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, injeção indireta, duplo comando de válvulas no cabeçote
Taxa de compressão: 11,7:1
Potência: 151 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
Peso/potência: 9,15 kg/cv (G)
Peso/torque: 69,1 kg/kgfm (G)
Câmbio: automático tipo CVT, 8 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Velocidade máxima: 200 km/h
Consumo Inmetro: 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada
Dimensões: 4.646 mm de comprimento, 2.707 mm de entre-eixos, 1.816 mm de largura, 1.456 mm de altura, 466 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível.
Dados técnicos: direção elétrica; suspensão McPherson (dianteira) e multi-link (traseira); freios a discos ventilados nas quatro rodas; vão livre do solo, 18,45 cm; ângulo de ataque, 20,7°; ângulo de saída, peso em ordem de marcha, 1.381 kg, pneus 215/50 R17.
Nissan Sentra Advance 2025 – Itens de série
- Seis airbags
- Rodas de liga leve de 17” diamantadas
- Ar-condicionado automático digital de duas zonas
- Banco do motorista com regulagem elétrica
- Bancos Zero Gravity
- Alerta inteligente de atenção do motorista
- Alerta avançado de colisão frontal
- Assistente inteligente de frenagem
- Alerta de objetos no banco traseiro
- Faróis full-LED
- Alerta de ponto cego
- Alerta de tráfego cruzado traseiro
- Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa
- Travamento automático das portas
- Destravamento automático das portas em caso de acidente
- Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus
- Modos de condução Eco, Normal e Sport
- Chave presencial e de partida
- Sensor de chuva
- Painel de instrumentos com display central de 7 polegadas
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Central multimídia com tela de 8 polegadas
- Android Auto e Apple Carplay com uso de cabos
- Sistema de som com 6 alto-falantes
O que saber antes de comprar
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Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.