Motos: dicas para se defender dos ladrões no fim de ano

Ocorrências de furtos e roubos de motos tiveram aumento de 32% em 2023
RS
Por
26.12.2023 às 12:35
Ocorrências de furtos e roubos de motos tiveram aumento de 32% em 2023

É natural que os furtos e assaltos se intensifiquem no fim do ano, principalmente por conta do maior relaxamento dos motociclistas durante o período das festas. Segundo Beto Rubim, diretor executivo de operações da Suhai Seguradora, nos últimos anos houve um forte crescimento no número de sinistros de roubos e furtos na época de festas, pois além das quadrilhas mais especializadas temos os crimes por oportunidade, ou seja, criminosos menos especializados que migram para esta modalidade.

“Em função disso, é importante redobrar atenção nos momentos de sair ou chegar em casa, observando a movimentação no entorno e se for o caso procurar abrigo em locais movimentados. Uma recomendação para domicílios que servem de garagens é reforçar fechaduras de portões ou implantar alarmes para evitar arrombamentos durante as ausências”, reforça o executivo.

Você também pode se interessar por:

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), em 2023, as ocorrências de furtos e roubos de motos tiveram um aumento de 32,7%: saltou de 19.673 casos em 2022 para 26.107 em 2023.

O recorte é baseado nas ocorrências entre os meses de janeiro a outubro. O estudo também aponta que os dias da semana com maior incidência foram de terça-feira a sexta, prevalecendo o furto com 66,84% para o roubo com 33,16%.

Outro dado interessante que mostra um comportamento da ação dos bandidos é que juntando todos os dias da semana, a proporção de furto foi 60,53% para 39,47% de roubo, sendo só sábado e domingo mostrando uma inversão, com roubo aparecendo com 58,41% e furto com 41,59%. Ou seja, as ocorrências sob ameaça acontecem com maior frequência aos finais de semana.

Segundo Fernando Correia, coordenador de operações da Ituran Brasil, há algumas recomendações para os motociclistas evitarem as surpresas. Uma delas é usar dispositivos antifurtos e estacionar em locais seguros ou estacionamentos privados.

O executivo reforça os dados da secretaria que é feito em conjunto com a Ituran em que a proporção entre roubo e furto para motos de 500 cm³, em 2023, está em 82,45% em roubo para 17,55% de furto. Não muito diferente da apresentada em 2022.

Rubim, da Suhai Seguradora, compactua sobre a importância dos rastreadores. Ele explica que os dispositivos de localização, aliados as travas e correntes adequadas para a moto, dificultam e pode levar a desistência do crime em função do tempo.

“Os rastreadores continuam sendo extremamente importantes, pois podem ajudar a localizar a moto em caso de furto ou roubo e os alarmes ajudam a coibir a ação dos criminosos, pois o barulho alerta a todos que estiverem por perto, inclusive as autoridades policiais”, acrescenta.

De acordo com a base de dados da Suhai Seguradora, as motos mais visadas são aquelas de baixa cilindrada, como, Honda GC, Yamaha Fazer, Yamaha Lander e Honda Twister, principalmente devido ao volume em circulação e utilização para fins comerciais, além de serem alvo também por conta do comércio paralelo e ilegal de suas peças e partes.

Quando o assunto envolve as motos de alta cilindrada, é importante reforçar que há um movimento chamado "Roubo Ostentação". Dentro da escolha preferida para a ação ou até mesmo para revenda estão modelos como: Honda Hornet, BMW GS, BMW F800 e Yamaha XJ6N.

Veja algumas dicas para se proteger de furtos e assaltos:

  • Geralmente, as pessoas estão falando ao celular ou mexendo em algum aplicativo e não estão prestando atenção no que está acontecendo ao redor. Nessa situação, o efeito surpresa se potencializa, aumentando o risco da aproximação de um ladrão. Se precisar ligar o GPS ou usar o celular, faça isso antes de subir na moto.
  • Quando for estacionar, observe o entorno ou quem está próximo de você. É sempre importante saber onde se estaciona e qual a facilidade de aproximação que as pessoas têm de você. Evite ruas com pouco movimento.
  • Cuidado ao chegar em casa ou no trabalho. Se tiver algum suspeito, sempre vale dar uma volta e esperar mais um pouco.

  • A maior parte dos roubos e furtos de motocicletas ocorrem entre 20h e 3h, as terças e quartas feiras. Se for utilizar a motocicleta durante esse período, priorize locais mais movimentados e iluminados, tentando sempre estacionar perto de uma portaria ou de um comércio.
  • Mesmo em garagens fechadas ou em estabelecimentos comerciais utilize as travas disponíveis.
  • Ao parar a moto diante dos faróis ou semáforos fechados, tente sempre estar bem próximo de dois carros, evitando uma outra moto lhe abordar.
  • Em caso de uma abordagem, num eventual roubo, nunca reaja.
  • Faça um seguro. Ele é a única forma de não perder o seu bem, em caso de sinistro. Evitar uma colisão é possível, pilotando com prudência e responsabilidade, mas o furto e roubo não. Por isso, uma boa dica é fazer um seguro exclusivo de furto e roubo.
  • É importante evitar deixar a chave no contato, mesmo que seja uma parada rápida, principalmente para quem trabalha com entregas.
Comentários