Mercedes-Benz EQE: 7 Itens absurdos do sedan elétrico de luxo

Sedan de quase cinco metros tem o conforto e tecnologia de um Mercedes, mas ostenta desempenho de esportivo
Vinicius Moreira
Por
11.04.2024 às 05:12
Sedan de quase cinco metros tem o conforto e tecnologia de um Mercedes, mas ostenta desempenho de esportivo

Ao entrar em um sedan Mercedes-Benz de R$ 714.900 os ocupantes esperam um nível de acabamento e conforto digno de um modelo da marca da estrela de três pontas. E nesse ponto, o Mercedes EQE tem muito para oferecer. Mas para além disso, o elétrico tem tantas funcionalidades que somente lendo o manual e a ficha técnica para conseguir explorar tudo.

Assim como outras marcas do segmento premium, a Mercedes partiu com força para a eletrificação da frota. A marca alemã já oferece ao menos sete modelos entre SUVS e sedans no Brasil. O EQE é um deles, representante da classe E da marca, e já parte de quase R$ 715 mil.

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Por isso, listamos ao menos 7 itens presentes no sedan que chama a atenção mesmo em um modelo de marca premium. Confira os que mais nos chamaram a atenção a partir de agora.

Impressão digital

O sistema multimídia MBUX da Mercedes oferece inúmeras funcionalidades, e algumas delas como contatos e mensagens podem ser protegidas. Isso mesmo, basta criar um usuário, registrar a impressão digital e, somente por biometria, o acesso às informações pessoais e perfil de configurações serão liberados.

Cabine de balada

Antes mesmo de entrar no EQE, a experiência luminosa começa com a abertura das portas. Até mesmo as maçanetas recebem iluminação, sem contar a projeção da estrela de três pontas no chão quando você abre a porta. A noite a experiência luminosa fica ainda mais perceptível. Onde há vincos e espaços para receber as luzes, você verá LEDs RGB.

A iluminação ainda responde aos comandos do carro. Basta aumentar o volume de uma música ou mesmo do ar-condicionado que os LEDs vão participar de forma dinâmica como uma animação.

Sedan roda silenciosamente

Por ser um carro elétrico, o EQE é obviamente silencioso por onde passa. No entanto, a experiência é ainda mais prazerosa para os ocupantes do sedan da Mercedes. Isso porque o isolamento acústico somado ao silêncio do motor elétrico traz uma experiência diferente. Faz parte do padrão que a Mercedes chama de NVH (ruído, vibração e aspereza), o qual busca um nível de isolamento acima da média. Não é exagero dizer que os passageiros estão isolados do mundo lá fora.

Função estacionamento com memória

Veículos com câmeras 360° e imagens vistas no display, assistentes de estacionamento autônomo e remoto, tudo isso o EQE já tem. Mas o que talvez chame a atenção é que o luxuoso modelo permite que o motorista use a memória do sistema para gravar uma vaga. Com isso, o EQE estaciona automaticamente já com as coordenadas do que precisa ser feito.

Claro que a função é como um auxiliar de condução, o que não isenta o motorista de atentar para possíveis mudanças no espaço da vaga.

Acelerando uma nave

Não é porque um motor elétrico é silencioso que não podemos ter uma sensação ao acelerar. O EQE traz uma experiência sonora ao motorista quando se pisa no acelerador. Claro que não será o ronco de um motor a combustão, mas sim um som próximo de uma nave espacial – o que é bem mais interessante do que simular um motor a combustão que não existe.

Vale lembrar que o som sai dos alto-falantes do competente sistema da Burmester. O volume aumenta conforme o motorista pressiona o acelerador para buscar os 245 cv de potência e 56,1 kgfm de torque.

Suspensão com memória

O motorista do EQE consegue escolher como o sistema de suspensão pneumática Airmatic vai atuar, isso conforme o modo de condução escolhido. Em vias mais esburacadas é possível elevar os amortecedores para evitar que o assoalho sofra, principalmente no para-choque dianteiro.

Mas talvez o que mais impressiona é que o sistema inteligente grava, com a ajuda do GPS, os locais em que o motorista pediu para levantar a suspensão. Com isso, o sedan vai realizar a tarefa de forma automática.

Alerta de ponto-cego de outro mundo

Cada vez mais os carros mais novos estão sendo equipados com alerta de ponto-cego, o que é muito bom. Entretanto, a maioria dos sistemas emitem alertas sonoros e visuais nos retrovisores. Esqueça isso no EQE. Ao acionar o indicador de mudança de faixa, o motorista terá alertas sonoros, mas os visuais serão indicados pelo jogo de luzes presente nas portas. A iluminação fica vermelha somente na lateral da porta do lado indicado e avisa o motorista de um possível perigo.

Mercedes-Benz EQE – ficha técnica

Motor: Elétrico

Potência: 245 cv

Torque: 56,1 kgfm

Peso/potência: 9,73 kg/cv

Peso/torque: 42,51 kg/kgfm

Câmbio: Automático de uma marcha

Tração: dianteira

0 a 100 km/h: 7,3 segundos

Velocidade máxima: 210 km/h (limitada eletronicamente)

Freios: disco ventilado na dianteira e na traseira

Suspensão: duplo A na dianteira, multlink na traseira, pneumática

Autonomia: 369 km

Bateria: 89 kWh (ions de lítio)

Porta-malas: 430 litros

Dimensões: 4.946 mm comprimento, 3.030 mm entre-eixos, 2.103 mm largura, 1.510 mm altura, 2.385 kg de peso.

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