Toyota Corolla Cross XRX 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada

Confira como o modelo se saiu quando o assunto é gasto de combustível após 700 km rodados
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18.02.2025 às 17:55 • Atualizado em 25.04.2025
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Confira como o modelo se saiu quando o assunto é gasto de combustível após 700 km rodados

O Corolla Cross é o segundo modelo mais vendido da marca no país, ficando apenas atrás da Toyota Hilux. Em 2024, o modelo emplacou 47.796 modelos, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). O modelo tem como ponto forte o baixo consumo de combustível pelo conjunto híbrido, mas e as configurações com motor a combustão, como se saem?

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Foi isso que a Mobiauto testou, foram cerca de 15 dias com o modelo na configuração 2.0 aspirada de 167/175 cv de potência e 20,8 kgfm de torque acoplado a um câmbio do tipo CVT de 10 marchas simuladas.

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Nesse período foram realizadas duas viagens, além do ciclo urbano, o que totalizou 705,6 km rodados com a versão XRX, topo de linha dentre as que não utilizam o conjunto híbrido (desconsiderando a versão GR-Sport).

Toyota Corolla Cross 2025 – preços e versões

  • Toyota Corolla Cross XR – R$ 170.690
  • Toyota Corolla Cross XRE – R$ 183.990
  • Toyota Corolla Cross XRX – R$ 200.090
  • Toyota Corolla Cross GR-Sport – R$ 206.490
  • Toyota Corolla Cross Hybrid XRX – R$ 215.990

Toyota Corolla Cross XRX 2025 – consumo

O consumo declarado pelo Inmetro para o Toyota Corolla Cross XRX é de 8,2 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada com etanol e 9,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina.

No etanol, foram rodados 308,1 km, sendo 64,5% na estrada e o restante na cidade, nessas condições, o SUV se saiu bem, rendendo 10,6 km/l.

Já na gasolina, o modelo percorreu no ciclo rodoviário 349 km dos 397,5 totais, representando 87,89%, com o resto sendo em condições urbanas. Nesse cenário, o SUV apresentou uma média de 14,2 km/l.

Com esses números, o Corolla Cross 2.0 se saiu bem e não decepcionou colocado à prova, tanto em condições mais travadas como em estradas.

Toyota Corolla Cross XRX 2025 – principais rivais

  • Jeep Compass Longitude T270 – R$ 208.990
  • Honda HR-V Touring – R$ 204.200
  • Hyundai Creta Ultimate – R$ 196.990

Toyota Corolla Cross XRX 2025 – ficha técnica

Motor: 2.0, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, aspirado, flex, injeção direta e indireta de combustível
Potência: 167/175 cv (gasolina/etanol)
Torque: 20,8 kgfm (a 4.400 rpm) (gasolina/etanol)
Câmbio: automático tipo CVT de 10 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 9,8s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 195 km/h (gasolina/etanol)

Dimensões e dados técnicos: 4.460 mm de comprimento, 1.620 mm de altura, 1.825 mm de largura e 2.640 mm de entre-eixos, 440 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível; pneus 225/50 R18; direção elétrica; freios a disco ventilados na dianteira e sólido na traseira; peso em ordem de marcha de 1.420 kg

Toyota Corolla Cross XRX 2025 – itens de série

  • Grade superior dianteira com acabamento em Black Piano
  • Acabamento interno com partes revestidas de couro** e material sintético bege e sépia
  • Antena tipo shark fin
  • Lanternas dianteiras com luzes diurnas (DRL Mode - Farol de rodagem diurna)
  • Lanternas traseiras com LED light guiding
  • Moldura superior das janelas com acabamento cromado
  • Painel de instrumentos com tela TFT⁴ de 12,3” digital e colorido
  • Puxador interno de porta com acabamento Black Piano
  • Rack de teto longitudinal
  • Rodas de liga leve de 18” com acabamento na cor preta
  • Spoiler traseiro
  • Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno pela chave ou por sensor de movimento (passando o pé por debaixo do para-choque traseiro)
  • Ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro
  • Banco do motorista com regulagem elétrica para oito ajustes: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento
  • Bancos traseiros com descansa-braços central e porta-copos
  • Carregador de celular sem fio ou por indução (Wireless Charger)
  • Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC⁵) para todas as velocidades
  • Direção eletro assistida progressiva (EPS)
  • Entradas USB tipo C para passageiros traseiros (2 entradas)
  • Espelho retrovisor interno com anti-ofuscamento eletrocrômico
  • Espelhos retrovisores externos na cor de veículo, eletro-retráteis com regulagem elétrica, pisca integrado e rebatimento automático ao fechar o veículo
  • Faróis de LED com acendimento automático, ajuste de altura elétrico e função “siga-me”
  • Freio de estacionamento eletrônico (Electronic Parking Brake - EPB) e função Hold
  • Iluminação ambiente
  • Indicador de direção econômica no painel de instrumentos (ECO driving)
  • Limpador do para-brisa com sensor de chuva
  • Luzes indicativas de direção sequenciais
  • Manopla para troca de marchas localizada no volante (paddle shift)
  • Modo de seleção de condução Sport
  • Smart Entry: sistema de destravamento das portas por sensores na chave
  • Start Button / Push Start: sistema de partida por botão (sem chave)
  • Sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 9”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth®, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android® Auto e Apple® CarPlay
  • Volante com controles de áudio, computador de bordo e Sistema de
  • Segurança Toyota Safety Sense
  • Air bag de joelho (um): motorista
  • Air bags de cortina (dois sistemas com duas bolsas cada)
  • Air bags frontais (dois): motorista e passageiro dianteiro
  • Air bags laterais (dois): motorista e passageiro dianteiro
  • Assistente de pré-colisão frontal com alerta sonoro e visual (PCS⁷) e, se necessário, frenagem automática
  • Câmera de ré com linhas de distância e projeção na central multimídia
  • Controle Eletrônico de Estabilidade Veicular (VSC)
  • Controle Eletrônico de Tração (TRC)
  • Farol alto automático (AHB¹³)
  • Faróis de neblina dianteiros de LED
  • Freios ABS (sistema de freio antitravamento) com BAS (sistema de assistência a frenagem) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem)
  • Luz de frenagem emergencial automática
  • Sensor de estacionamento dianteiro (4), traseiro (4) e suporte à frenagem de estacionamento (PKSB)
  • Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA¹¹), com função de alerta de mudança de faixa (LDA¹²)
  • Sistema de alarmes perimétrico e volumétrico
  • Sistema de Assistência ao Arranque em Subida (HAC)
  • Sistema universal ISOFIX para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos

Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus a quantidade de litros abastecido na bomba.

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