Nova geração da Fiat Toro está atrasada para desenvolver Strada global

Picape compacta está nos planos da Europa e afeta vida da Toro no Brasil
Renan Rodrigues
Por
13.02.2025 às 20:42
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Picape compacta está nos planos da Europa e afeta vida da Toro no Brasil

A Fiat Toro terá uma nova geração. A expectativa inicial é que a nova picape chegasse ao mercado brasileiro em meados de 2027, junto com a nova geração do Jeep Compass. No entanto, os planos mudaram um pouco.

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Isso graças ao mercado europeu, que recentemente passou a se interessar pelos projetos brasileiros, afinal, é onde a Fiat, marca italiana, mais vende carros no mundo. Esse desempenho está diretamente relacionado à Fiat Toro e Strada.

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Antes de detalhar essa relação, vale lembrar que a Fiat deixou claro que os projetos brasileiros se tornarão globais, justamente o contrário do que aconteceu durante toda a história da indústria automotiva, fazendo com que a filial brasileira passasse a dar as cartas.

A primeira prova disso será a nova geração do Argo, que ainda não tem nome definido no Brasil, podendo continuar como Argo, mas com grandes chances de se chamar Uno ou Panda. No entanto, é o mesmo projeto do Grande Panda apresentado na Europa.

Além do Grande Panda, a Fiat revelou três conceitos. Novas gerações da dupla Pulse e Fastback, que também chegarão ao Brasil, mas são assuntos para outros textos, e uma nova Strada, que terá aspecto global.

E justamente o fato da nova Fiat Strada ser global atrasou o planejamento da Toro no Brasil. Agora, a picape deverá estrear um ano mais tarde que o previsto, em 2028.

Para que não fique defasada no mercado, a Fiat Toro deverá receber em breve o motor 2.2 turbodiesel, o mesmo já presente em Jeep Commander e Ram Rampage.

Ainda este ano, a picape estreará uma reestilização, que os argentinos prometem muitas mudanças, mas as alterações serão mais discretas que o alardeado. Junto das mudanças, a picape deverá finalmente ganhar o sistema híbrido de 48V acoplado ao motor 1.3 turbo.

Esse conjunto fará a picape passar dos 200 cv, uma vez que entregará cerca de 30 cv e será mais robusto do que o utilizado por Fiat Pulse e Fastback, sendo capaz até mesmo de tracionar as rodas em determinados momentos.

Com a reestilização e adoção de duas novas motorizações, a Fiat Toro conseguirá sobreviver até 2028 sem grandes problemas, afinal, somente no ano que vem fortes ameaças devem surgir, com lançamento da VW Udara, Renault Niagara e Toyota Corolla picape.

Por outro lado, a Fiat usará esse suspiro de tempo para adiantar o desenvolvimento da nova geração da Fiat Strada, que será baseada na plataforma STLA Smart, uma variante da CMP presente nos Peugeot 208 e 2008, nos Citroën C3, C3 Aicross e Basalt, no futuro Jeep Avenger e no próprio Fiat Grande Panda.

Projeção: Kleber Silva/KDesingAG