Leapmotor lança compacto elétrico mais barato que BYD Dolphin Mini
Um novo compacto elétrico parece estar pronto para conquistar o mercado internacional, o Leapmotor T03. O veículo, produzido pela chinesa Leapmotor, foi lançado na Europa e chama muita atenção por seu preço, menor que o de um BYD Dolphin Mini.
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Graças a sua parceria com a Stellantis - mais sobre isso depois - a Leapmotor planeja expandir seus horizontes para além do mercado asiático. O mercado europeu é apenas o primeiro passo, visto que o Leapmotor T03 também é prometido para Austrália, Chile e até mesmo Brasil. O modelo, inclusive, foi flagrado por aqui no mês de julho.
Mas e o preço? O hatch elétrico foi lançado na Europa por € 18.900 (pouco mais de R$ 115.110 na conversão). Para efeito de comparação, o BYD Dolphin Mini, outro compacto elétrico chinês, sai no Brasil a partir de R$ 115.800.
É certo que os valores convertidos não necessariamente se traduzem na realidade, e o T03 pode vir com um preço diferente para cá. Porém, vale ressaltar que na própria China o hatch da Leapmotor sai mais em conta que o da BYD. Enquanto o T03 tem valor de US$ 6,900 (R$ 37.665) em sua terra natal, o Dolphin Mini sai por US$ 9,700 (R$ 52.950).
Como é o Leapmotor T03
A começar pelo visual, o elétrico segue bastante a linha do que geralmente é feito pelos compactos chineses, como GWM Ora 03 e Wuling Bingo. As linhas são bem arredondadas, e chegam até a lembrar um Renault Kwid. Os farois têm desenho bem semelhante ao do Fiat 500 e as lanternas traseiras são “conectadas” por um filete de cor preta.
Por dentro, o T03 conta com painel de instrumentos digital de 8 polegadas, além de uma central multimídia de 10,1 polegadas e chama atenção por vir de série com teto solar panorâmico. O modelo com pacote ADAS, com sistemas como piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de cansaço e leitura de placas.
Suas medidas são de 3,62 metros de comprimento; 1,65 m de largura, 1,58 m de altura e razoáveis 2,40 m de distância entre-eixos. Seu porta-malas tem 210 litros de capacidade. O carro é menor que o Dolphin Mini em todos os sentidos.
Para o mercado europeu, o T03 chegou com apenas uma especificação de bateria, com capacidade de 37,3 kWh. O energizador alimenta um conjunto elétrico de 94 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque. A autonomia elétrica é de 265 km no ciclo WLTP - este é menos rigoroso que o sistema brasileiro de Inmetro.
Stellantis e Leapmotor
Como já comentado anteriormente, a expansão da Leapmotor para mercados internacionais tem como principal responsável a Stellantis. Isso porque o grupo automotivo (dono de marcas como Fiat, Peugeot e Citroen) comprou 21% das ações da Leapmotor em 2023.
A compra em questão permitiu a criação, em maio deste ano, da Leapmotor International, uma joint-venture entre as duas partes, na qual a Stellantis detém 51% do controle. A partir da criação dessa joint-venture, o grupo tem os direitos exclusivos sobre os produtos da Leapmotor fora do mercado chinês.
Depois da Europa, como já mencionado, a ideia é trazer os modelos da chinesa para outros mercados, como África, Oceania e América do Sul. Além do T03, a Leapmotor também lançou no mercado europeu, e planeja vender nos outros citados, seu SUV elétrico Leapmotor C10, o qual também já foi flagrado no Brasil.