Novo SUV elétrico da Toyota tem tração integral, 181 cv e porte de Yaris Cross
Apresentado como conceito, agora a Toyota revelou a versão final de produção do seu novo SUV elétrico, o Urban Cruiser EV. Com porte de Toyota Yaris Cross, o novo modelo é feito em parceria com a Suzuki e inspirado no Maruti eVX, outro SUV da também marca japonesa.
Você também pode se interessar:
- Novo Toyota Yaris Cross está perto do lançamento e já foi visto por lojistas
- Toyota Corolla picape é confirmada para concessionários; veja quando chega
- Toyota Yaris Cross X Honda WR-V: como serão os novos SUVs a chegar no Brasil
- Toyota Yaris Cross é registrado e confirma visual do novo SUV híbrido
Diferente do que foi visto no conceito, as linhas do Urban Cruiser não são tão afiladas e futuristas. O padrão do SUV segue uma mescla entre o Maruti eVX e o design mais sóbrio dos modelos da Toyota. Basta ver a traseira caída quase como um cupê, mas com lanternas interligadas por barra, mas sem a iluminação inteiriça.
Na versão final, o Urban Cruiser tem 4,28 metros de comprimento, 1,80 m de altura, 1,64 m de largura e 2,70 m de entre-eixos. São 3 cm a menos em comprimento, mas 8 cm de entre-eixos que um Yaris Cross, por exemplo. As rodas poderão ser de 18 ou 19 polegadas a depender da versão.
Por dentro, o SUV da Toyota é muito parecido com o Suzuki Vitara vendido na Índia. O painel de instrumentos é digital de 10,25 polegadas, integrada à central multimídia de 10,1 polegadas, que possui pareamento com Android Auto e Apple Carplay sem fio. O sistema de som é assinado pela JBL.
No console central temos um seletor de câmbio rotativo e freio de estacionamento eletrônico, assim como controles auxílio em subida e descida. Um pouco acima, o ar-condicionado mostra ser de apenas uma zona de ajuste.
Imagens divulgadas pela Toyota também mostram acabamento dos bancos com mescla de tecido e couro, com ajuste elétrico para o banco do motorista, além de um teto solar sobre a primeira fileira de bancos.
Para os ocupantes da segunda fileira, não foi possível ver se há uma saída de ar ou entradas USB para conexão e carregamento. A Toyota apenas confirmou que será possível os bancos traseiros terem a opção de reclinar e deslizar para melhor conforto.
Câmeras espalhadas pelo carro também antecipam a possibilidade de visão 360º do SUV. Por falar em segurança, caso repita o modelo da Suzuki, o Urban Cruiser poderá contar seis airbags de série, frenagem autonôma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa e assistência de permanência em faixa.
O novo Toyota Urban Cruiser EV vai oferecer tanto tração integral como a tradicional 4x2. Nas versões com tração dianteira, são duas opções de potência: 106 kW (144 cavalos) ou 128 kW (174 cv), enviadas por um motor elétrico que é alimentado por uma bateria de 49 KWh de capacidade.
Já para as variantes de tração integral, o elétrico japonês tem versão única com 135 KW (183 cv), com motor dianteiro e outro traseiro, que recebem energia elétrica da bateria de 61 KWh. Nenhum dado sobre autonomia foi divulgado ainda.
O Urban Cruiser EV já tem data para ser apresentado ao público pela primeira vez. O evento será o Salão do Automóvel em Bruxelas, na Bélgica, que acontece no próximo ano, em janeiro. A Toyota vai divulgar preços e versões posteriormente ao lançamento do elétrico, que deve ocorrer primeiro no mercado europeu e em países como a Índia, mas ainda sem planos para o Brasil.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.