Infrações que fazem você perder CNH e ter carro apreendido na hora

Elencamos cinco situações em que, caso seja flagrado, o motorista perderá a habilitação
FO
Por
12.10.2023 às 09:16
Elencamos cinco situações em que, caso seja flagrado, o motorista perderá a habilitação

Em meio ao caos do trânsito nas cidades, muitas vezes nem nos atentamos a algumas responsabilidades do Código de Trânsito Brasileiro. Respeitar as leis de trânsito é crucial para a segurança de todos os usuários das vias, obviamente. Mas o que você talvez não saiba é que algumas infrações são tão graves que podem resultar na perda imediata da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e na apreensão do veículo.

São situações em que a tolerância das autoridades é mínima, devido ao risco que representam para todos nas estradas e ruas do país. Mobiauto decidiu destacar algumas dessas infrações que podem ter um impacto sério na vida do condutor.

Você também pode se interessar por: 

Vamos explorar cinco infrações que, se cometidas, podem resultar na perda da CNH e na apreensão do carro na hora. Conhecer essas situações é fundamental, não apenas para evitar problemas com a lei, mas também para garantir que o trânsito seja mais seguro e respeitoso para todos.

1. Dirigir sob influência de álcool ou outras substâncias psicoativas

Uma das infrações mais graves é ser pego dirigindo sob a influência de álcool ou drogas. Além de colocar em risco a sua vida e a de terceiros, você pode perder sua CNH na hora e ter o veículo apreendido.

As penalidades incluem multa, suspensão da CNH por 12 meses e a retenção do veículo até a apresentação de um condutor habilitado.

2. Participar de rachas ou competições não autorizadas

Competir em rachas ou corridas não autorizadas é outra infração gravíssima que pode levar à perda imediata da CNH e à apreensão do veículo. Além disso, as penalidades incluem multa e a suspensão do direito de dirigir por 2 anos.

3. Fugir de abordagem policial

Quando você tenta fugir de uma abordagem policial, está cometendo uma infração séria. Nesses casos, a CNH pode ser retida no ato e o veículo apreendido. As penalidades incluem multa e suspensão do direito de dirigir por 2 anos.

4. Ultrapassagens perigosas e em locais proibidos

Sim, muita gente não sabia dessa, mas realizar ultrapassagens perigosas, especialmente em locais proibidos, coloca em risco a vida de todos na estrada. Se flagrado cometendo essa infração, você pode perder a CNH e ter o veículo retido na hora.

As penalidades incluem multa e suspensão do direito de dirigir por 2 meses a 1 ano.

5. Dirigir com velocidade muito acima do limite permitido

Ultrapassar em muito o limite de velocidade é outra infração que pode resultar na perda da CNH e na apreensão do veículo. Conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quando um condutor excede a velocidade permitida em mais de 50%, ele coloca em risco a segurança no trânsito.

Nesse caso, as penalidades incluem a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por um período que varia de 2 a 8 meses.

Em todas essas situações, a perda da CNH e a apreensão do veículo são medidas administrativas tomadas imediatamente pelas autoridades de trânsito. Além disso, o condutor ainda pode responder criminalmente pelos atos, dependendo da situação.

Portanto, a mensagem é clara: respeite as leis de trânsito, dirija de forma responsável e evite colocar em risco a sua CNH e o seu veículo. A segurança no trânsito é responsabilidade de todos, e a conscientização é a chave para evitar infrações que podem ter consequências graves.

Comentários