Hyundai HB20 e HB20S: custos de revisão, seguro e peças de manutenção

Veja quanto custa manter as versões de entrada e topo de linha do hatch e do sedan com motorização 1.0 aspirada ou turbo
JC
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30.11.2021 às 09:53
Veja quanto custa manter as versões de entrada e topo de linha do hatch e do sedan com motorização 1.0 aspirada ou turbo

Por Fernando Vasconcellos

A segunda geração do Hyundai HB20 – que na verdade é uma profunda reestilização do modelo lançado em 2012 – estreou no mercado brasileiro no segundo semestre de 2019 com novos equipamentos de segurança e a então inédita motorização 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta. 

No entanto, o visual foi o que mais chamou a atenção da crítica e dos consumidores, gerando opiniões e comentários um tanto polêmicos sobre o novo desenho. 

Tanto o hatch HB20 quanto o sedan HB20S são vendidos com motor 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas da família Kappa. A primeira opção vem sempre acompanhada de câmbio manual de cinco marchas, enquanto a segunda traz uma caixa automática de seis velocidades.

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Veja quanto custa manter as versões de entrada e topo de linha do hatch e do sedan com motorização 1.0 aspirada ou turbo

A primeira variante, naturalmente aspirada e com injeção eletrônica multiponto, entrega 75/80 cv de potência e 9,4/10,2 kgf.m de torque (gasolina/etanol), aliada a um câmbio manual de cinco marchas. Já a última, turbinada e com injeção direta, gera 120 cv e 17,5 kgfm com qualquer combustível.

Na linha 2022, lançada em agosto de 2021, Hyundai HB20 e HB20S deixaram de oferecer o propulsor 1.6 Gamma flex aspirado de 123/130 cv e 16/16,5 kgfm. Esse motor ficou restrito à versão aventureira HB20X, com câmbio manual ou automático.

Desde as versões de entrada, (HB20 Sense 1.0 e HB20S Vision 1.0) hatch e sedã são equipados de série com, entre outros itens:

Airbags frontais e laterais; controles de estabilidade e tração; Isofix; freios com ABS; ar-condicionado; direção elétrica; banco do motorista com regulagem de altura; vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico; computador de bordo com sete funções; sistema de som blueAudio com Bluetooth, streaming de áudio, portas USB; volante multifuncional; rodas de aço de 14 polegadas com calotas.

As configurações mais caras ainda contam com o sistema BlueLink, que permite ao proprietário controlar o seu carro à distância pelo celular. Estão incluídas funcionalidades como ligar e desligar o motor, travar e destravar portas, acionar o pisca-alerta ou alarme, e até definir algum período do dia em que o veículo não pode ser ligado ou circular. 

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Por fim, na versão topo de linha Platinum Plus 1.0 turbo automática, ambos ainda adicionam chave presencial; faróis com acendimento automático e luz diurna de LED; faróis de neblina; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro; rodas de liga leve de 15”; painel digital; ar-condicionado digital; antena do tipo barbatana; grade frontal com acabamento esportivo; maçanetas externas e internas cromadas; alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência; alerta de mudança de faixa e bancos revestidos de couro (marrom no HB20, cinza no HB20S).

Quanto custa manter os Hyundai HB20 e HB20S 2022?

Levantamos os custos de manutenção das versões de entrada e topo de linha dos Hyundai HB20 e HB20S 2022. Reunimos os valores das revisões até os 50.000 quilômetros. Essas inspeções são feitas anualmente ou a cada 10.000 km rodados (o que ocorrer primeiro). Confira:

HB20 Sense 1.0 manual (R$ 66.190) e HB20S Vision 1.0 manual (R$ 73.690)

Revisão 10.000 km: R$ 263,04

Revisão 20.000 km: R$ 540,23

Revisão 30.000 km: R$ 541,55

Revisão 40.000 km: R$ 699,33

Revisão 50.000 km: R$ 510,61

Total: R$ 2.554,76

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HB20 (R$ 97.790) e HB20S Platinum Plus 1.0 turbo automático (R$ 101.090)

Revisão 10.000 km: R$ 304,57

Revisão 20.000 km: R$ 581,76

Revisão 30.000 km: R$ 583,08

Revisão 40.000 km: R$ 754,51

Revisão 50.000 km: R$ 552,14

Total: R$ 2.776,06

Além dos custos de revisão até os 50.000 quilômetros, também consultamos os preços da cesta de peças formada pelos seguintes componentes: 

Farol do lado direito, retrovisor externo direito, para-choque dianteiro, lanterna traseira direita, filtro de ar-condicionado (elemento), filtro de ar do motor, jogo de quatro amortecedores, pastilhas de freio dianteiras, filtro de óleo do motor e filtro de combustível. Veja os valores a seguir:

Cesta de peças HB20 Sense 1.0 manual: R$ 5.258,89
Cesta de peças HB20 Platinum Plus 1.0 turbo automático.: R$ 6.142,43

Cesta de peças HB20S Vision 1.0 manual: R$ 5.689,15
Cesta de peças HB20S Platinum Plus 1.0 turbo automático: R$ 6.310,24

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Hyundai HB20 2022 – cotação de seguro

Também verificamos o valor médio de seguro para o hatch e o sedã, utilizando o seguinte perfil: homem de 36 anos, casado, sem filhos, morador da zona sul de São Paulo que utiliza o carro diariamente para ir ao trabalho, sem condutor entre 18 e 25 anos e com garagem fechada em casa e no trabalho.

As cotações têm assistência 24 horas, com cobertura total contra colisão (100% da tabela Fipe), furto/roubo, incêndio e para os vidros.   Para o HB20 Sense 1.0, o preço médio das apólices ficou em R$ 2.421,33, com valor médio de franquia de R$ 2.988,65.

O valor mais baixo foi apontado pela seguradora Aliro: R$ 1.596,82, com franquia de R$ 4.412,40, mais carro reserva durante sete dias e cobertura de R$ 50 mil para danos corporais e materiais. A apólice mais cara ficou em R$ 3.548,53, com franquia de R$ 2.214,50, carro reserva e indenizações de R$ 75 mil pela Sompo Seguros.

No caso do HB20 Platinum Plus 1.0 turbo, as médias de seguro e franquia foram de R$ 2.638,14 e R$ 3.010,01, respectivamente – nas mesmas condições de perfil e cobertura do HB20 Sense 1.0.

Para a versão topo de linha do HB20, a cotação mais em conta também foi apresentada pela Aliro (R$ 2.118), com franquia de R$ 4.412,40. A cobertura mais cara ficou em R$ 3.539,27 e franquia de R$ 1.841 (Porto Seguro).

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Hyundai HB20S 2022 – cotação de seguro

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A pesquisa de valor de seguro para o sedã HB20S seguiu os mesmos critérios do HB20 (perfil, tipo de cobertura, indenizações, carro reserva, etc). Para o HB20S Vision 1.0, o preço médio foi de R$ 2.537,79 (franquia de R$ 3.013,70).

A apólice mais barata foi a da Aliro (R$ 1.637,94 com franquia de R$ 5.047,20), enquanto a mais alta foi apresentada pela Mapfre (R$ 3.942,77 e franquia de R$ 1.874,50).

Já o HB20S Platinum Plus 1.0 turbo automático teve médias de R$ 2.922,71 para a apólice e de R$ 2.947,25 para a franquia.

As cotações do sedã variaram entre R$ 2.137,91 com franquia de R$ 4.412,40 (Aliro) e R$ 3.805,64 e franquia de R$ 1.835 (Porto Seguro).

Hyundai HB20 2022 – consumo (Inmetro)

Consumo HB20 Sense 1.0 flex: 9,5 km/l (etanol) e 13,3 km/l (gasolina) na cidade / 10,5 km/l (etanol) e 14,9 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 50 litros): 525 km (etanol) / 745 km (gasolina).

Consumo HB20 Platinum Plus 1.0 turbo flex AT: 8,2 km/l (etanol) e 11,8 km/l (gasolina) na cidade / 10,2 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 50 litros): 510 km (etanol) / 710 km (gasolina)

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Hyundai HB20S 2022 – consumo (Inmetro)

Consumo HB20S Vision 1.0 flex: 9,6 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina) na cidade / 11,1 km/l (etanol) e 15,7 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 50 litros): 555 km (etanol) / 785 km (gasolina).

Consumo HB20S Platinum Plus 1.0 turbo flex AT: 8 km/l (etanol) e 12,1 km/l (gasolina) na cidade / 10,8 km/l (etanol) e 15,3 km/l (gasolina) na estrada.
Autonomia rodoviária (tanque de 50 litros): 540 km (etanol) / 765 km (gasolina)

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