GWM Poer: como será a brutal 1ª picape híbrida flex do Brasil

Caminhonete chega ao mercado no segundo semestre de 2024 com possibilidade de entregar 300 cv e fazer uma Amarok V6 comer poeira
LF
Por
16.06.2023 às 20:00
Caminhonete chega ao mercado no segundo semestre de 2024 com possibilidade de entregar 300 cv e fazer uma Amarok V6 comer poeira

A picape média GWM Poer será o primeiro produto feito pela fabricante chinesa no Brasil. Com início da fabricação confirmado para maio de 2024, ela também será a primeira caminhonete oferecida em nosso mercado com motorização híbrida flex. O lançamento efetivo está previsto para o segundo semestre de 2024.

Conforme a Mobiauto revelou em primeira mão em novembro do ano passado, ela não terá o trem de força DHT que equipa a família Haval H6, e que estará presente em todos os produtos monobloco da plataforma LMN que a marca oferecerá em nosso mercado.

Você também pode se interessar por:

Construída sobre outra plataforma, de cabine sobre chassi, a GWM Poer virá ao Brasil com um motor 2.0 quatro-cilindros 16V turbo de ciclo Miller, aliado a um câmbio automático de nove marchas com tração 4x4 dotada de bloqueio de diferencial e reduzida nas primeiras marchas da caixa de transmissão.

Em outros mercados, a Poer híbrida possui diferentes especificações de potência e torque, que partem de 245 cv e 37,7 kgfm e alcançam 304 cv e 65,3 kgfm com gasolina. Como comparação, uma VW Amarok V6 turbodiesel tem 258 cv e 59,1 kgfm, respectivamente 46 cv e 6,2 kgfm a menos do que a calibração mais forte desse conjunto motriz da GWM.

Voltando a falar da GWM Poer, sua produção será em Iracemápolis (SP), antiga fábrica da Mercedes-Benz adquirida pela multinacional chinesa, em formato CKD. Ela chegará com visual atualizado em relação a seu design atual, dotado de diferentes tipos de grade a depender do país – seu nome também muda de acordo com o mercado.

Ela virá como híbrida plena ou convencional, ou seja, sem recarga externa, assim como o Haval H6 HEV, configuração de entrada do SUV. Já a especificação definitiva do motor deve ser revelados somente perto de seu lançamento. Mas, a julgar pela estratégia adotada com os H6, podemos esperar por boas doses de potência e torque.

O nome pode ser apenas GWM Poer ou acrescentar uma sigla com a letra P e um número, no mesmo padrão do Haval H6. Isso abriria espaço para a criação de uma futura família de picapes da submarca.

Em dimensões, a GWM Poer mede 5.410 mm de comprimento, 1.886 mm de altura, 1.934 mm de largura e 3.230 mm de entre-eixos. São, respectivamente, 8 cm, 7,1 cm, 7,9 cm e 15 cm a mais do que a Toyota Hilux nessas mesmas dimensões. Os preços ficarão na faixa de R$ 200.000 a R$ 300.000.

Dela será derivado um SUV de sete lugares chamado Tank 500, também a ser produzido em Iracemápolis, segundo produto. Mas este fica para um próximo vídeo.

Comentários