GMC Hummer EV 2023: 22 absurdos da picape elétrica que tem até cofre

Marca americana que sempre foi lembrada pelos jipes gigantes, renasce com carros elétricos que não deixaram as raízes de lado
Renan Bandeira
Por
09.06.2023 às 12:30 • Atualizado em 13.06.2023
Marca americana que sempre foi lembrada pelos jipes gigantes, renasce com carros elétricos que não deixaram as raízes de lado

Assim como a Jeep tem detalhes característicos que aparecem em todos os seus carros, os Hummer também são inconfundíveis nas ruas. A marca sempre foi ligada a jipes militares e um tanto parrudos mesmo nas versões civis. Mas em 2010 a Hummer não suportou as consequências da crise de dois anos antes, e faliu.

Renasceu pouco mais de dez anos depois com uma proposta completamente diferente, e sob o guarda-chuva da GMC. Claro que ainda mantem seu DNA no visual, mas troca os motores grandes a combustão por conjuntos elétricos potentes. Assim, em 2022, nasceu a linha Hummer EV, com opção de cabine SUV e picape, que são carros de bastante exclusividade e luxo, e que tem ganhado o desejo de famosos no Brasil.

Você também pode se interessar por:

Atualmente, em nosso território, não há 10 unidades do produto ainda. Uma delas está à venda na Só Veículos, loja especializada em modelos de luxo e localizada em São Paulo capital, que nos cedeu espaço gentilmente para conhecer a gigantesca picape elétrica. Você pode conhecê-la melhor aqui:

E ela não impressiona apenas pelo porte avantajado, mas pelos inúmeros exagerados de especificações e também equipamentos que a versão First Edition carrega. Infelizmente não pudemos dirigi-la, mas contaremos todos os detalhes agora:

22 absurdos que um Hummer EV entrega

1)      Motor: para mover uma picape com esse tamanhão todo, o motor tem que ser parrudo também. A Hummer EV tem três motores elétricos, sendo um dianteiro e dois traseiros, que rendem juntos 1.013 cv de potência e 165,9 kgfm de torque.

2)      Peso: são 4.100 kg no total, sendo que pouco mais de 1.300 kg é apenas do banco de baterias.  Portanto, dirigir essa picape exige habiltação do tipo C.

3)      Aceleração: mas a Hummer EV não sofre em nada para mover essas mais de 4 toneladas. Seu peso/potência é de praticamente 4 kg/cv. A melhor demonstração da sua disposição é o 0 a 100 km/h em cerca de 3 segundos.

4)      Estilo caranguejo: uma moda que está surgindo nos Estados Unidos é andar de lado. A Hyundai apresentou recentemente o sistema e-Corner que fez um Ioniq 5 literalmente fazer isso, girando as rodas em 90º. Na Hummer é um pouco mais sutil, já que o modo Crab Mode faz as quatro rodas esterçarem levemente na mesma direção e o veículo anda na diagonal.

5)      Abertura da caçamba: tanto abertura quanto fechamento são elétricos. Isso ajuda bastante já que a porta da caçamba é bastante pesada. Mas a picape tem dois tipos de abertura, sendo um total e outro parcial.

6)      Cofre: é um carro de luxo para quem tem mais artigos de luxo e traz um item de segurança para seu público-alvo: um cofre dentro da cabine. Ele fica localizado abaixo do console central, onde é comum encontrarmos porta-objetos. O item tem senha (a gente não descobriu e não conseguimos abrir).

7)      Luzes americanas: como uma boa picape americana, a Hummer traz luzes alaranjadas de posição. Elas estão posicionadas na linha teto, pouco acima do para-brisas, na dianteira, e onde ficaria o santantonio, na traseira.

8)      Esconderijo: São inúmeros porta-objetos pela cabine, mas um deles chama atenção por ficar escondido atrás dos encostos do banco traseiro. Claro que o esconderijo é mais indicado para guardar ferramentas e coisas do tipo, mas não deixa de ser curioso.

9)      Sem teto: uma picape conversível. É isso que a Hummer EV pode se tornar se retirarmos todo o teto. O sistema é simples como o do Jeep Wrangler, que mostramos neste outro artigo. O teto é dividido em quatro peças e basta destravá-las por dentro da cabine para retirar cada uma e ver o sol invadir o espaço.

10)   Console estilo frigobar: nem mesmo as Ram ou a Ford F-150, que acaba de chegar ao Brasil, contam com um console central tão grande. À primeira vista parece um frigobar, mas a única função gelar ali é a do ar-condicionado, que é automático e tem zonas próprias para segunda fileira.

11)   Retrovisor GG: para dirigir um carro desse tamanho e tentar fugir dos pontos cegos, é importante ter retrovisores grandes também. Na Hummer EV, a GMC levou isso bem a sério.

12)   Freio de estacionamento eletrônico: Mesmo sendo parruda e gigante, ela não deixa de mimar seu dono. Tanto que o freio de estacionamento é eletrônico e acionado via painel, ao lado esquerdo do motorista, igual vemos nos Mercedes atuais.

13)   Capacidade de carga e reboque: na caçamba o potencial é pequeno e leva menos que uma Fiat Strada, com apenas 590 kg, mas em reboque é que ela mostra seu potencial, e pode arrastar até 3.042 kg.

14)   Dimensões: são 5 metros de comprimento, por 3,21 m de entrei-eixos, 2,05 m de altura e 2,38 m de largura.

15)   Porta-malas: a caçamba da Hummer EV é grande, mas leva o estepe da picape que toma bastante espaço. Como não temos motor a combustão, a GMC aproveitou o balanço dianteiro para criar mais um compartimento de carga, sendo um porta-malas, de fato. São 320 litros de capacidade, próximo ao que um Jeep Renegade oferece, e ainda tem abertura elétrica.

16)   Botão antissequestro: nesse porta-malas é que está um dos itens mais inusitados: um botão antissequestro. Nos Estados Unidos é comum vermos esse tipo de item nos veículos mais novos. Ao acionar, a tampa do porta-malas se abre. O problema é que o compartimento é na dianteira, e corre-se o risco de ser atropelado em uma eventual fuga.

17)   Super telas: dentro da cabine, as telas para multimídia e cluster se destacam. A primeira delas tem 13,4 polegadas e conta com um software intuitivo, além de um esquema multi telas com acesso a várias funções do veículo. A segunda tem 12,3 polegadas e mostra todos os dados da unidade ao motorista.

18)   Preço: tudo isso não seria barato, né. Na Só Veículos, a Hummer EV First Edition só sai da loja por R$ 1.948.000.

19)   Vidro traseiro elétrico: é comum os carros terem vidros elétricos nas quatro-portas. Curioso é que a Hummer EV baixa o vidro traseiro também por comando elétrico.

20)  Controle próprio para portão residencial: no para-sol do motorista, a picape oferece três botões fixos que podem ser programados junto ao portão automático do proprietário, e cumprir a função do controle residencial.

21)   Suspensão baixa 20 cm: a suspensão é adaptativa e pode ser alterada em até 20 cm. Com isso, seu ângulo de ataque varia entre 44,3º e 49,7º e o de saída, entre 33,7º e 38,4º.

22)   Autonomia: são 4 toneladas e as baterias não têm tarefa fácil. O pacote da Hummer EV soma 212,7 kWh de capacidade, suficiente para fazer a picape rodar 560 km com apenas uma carga – bem acima da média dos veículos elétricos vendidos no Brasil atualmente.


Comentários