Honda ZR-V tem versão confirmada e motor mais beberrão que o Compass
O Honda ZR-V está com lançamento muito próximo no Brasil. O SUV compacto-médio derivado da plataforma do Civic será lançado no fim de outubro. Um flagra publicado pelo perfil @janacletos no Instagram confirma o que a Mobiauto vem publicando há quase um ano: seu motor será um 2.0 aspirado a gasolina com injeção direta. Nada de turbo ou híbrido.
Isso porque uma das imagens publicadas exibe a etiqueta de homologação do Honda no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro. Ela confirma não só o motor 2.0 movido apenas a gasolina, como o câmbio automático tipo CVT e a versão de acabamento, Touring. Que, diz-se, será a única da gama, embora haja outras versões homologadas.
Você também pode se interessar por:
- Honda ZR-V 2024: tudo que sabemos do SUV do Civic
- Avaliação: Honda City 2024 é o melhor sedan contra SUVs de R$ 140.000
- Honda Elevate: SUV do City que faz 17 km/l é registrado no Brasil
- Novo Honda WR-V 2024 acaba com carma do Fit batido
Consumo nota C
Na América do Norte, de onde virá importado, o Honda ZR-V é vendido como HR-V. Lá, o motor 2.0 aspirado a gasolina tem injeção indireta de combustível. Rende 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque. No Brasil, a tração deve ser sempre 4x2 dianteira. Nos Estados Unidos, há opção de tração integral.
Ainda de acordo com a etiqueta, o inédito SUV da Honda foi homologado com nota A em emissões, pois emite apenas 122 g/km de CO2 na atmosfera. Por outro lado, tem apenas nota C em consumo tanto no geral quanto em sua categoria. Os dados oficiais de consumo do ZR-V no Inmetro são: 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.
Como comparação, o Jeep Compass T270 flex alcança 10,4 km/l com gasolina na cidade, também segundo o Inmetro, e empata em 12,1 km/l na estrada. É pouco, mas o suficiente para dar ao SUV da Stellantis nota B em sua categoria, uma acima de seu mais novo rival.
Honda ZR-V – Dimensões e itens de série
O flagra também exibe vários exemplares do modelo em um caminhão-cegonha, prontos para serem distribuídos às concessionárias da Honda. Diferentemente do Civic, que vem da Tailândia em lotes muito pequenos, o ZR-V será importado do México e terá 3.000 unidades oferecidas no mercado até o fim deste ano.
Serão 1.200 disponibilizadas para reserva no lançamento, mais 800 em novembro e 1.000 em dezembro, segundo o jornalista João Anacleto. Há boa expectativa da rede em relação a esse modelo, mesmo sem turbo ou eletrificação para enfrentar os crescentes rivais de BYD e GWM.
Em termos de tamanho, o ZR-V possui 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.620 de altura e 2.650 mm de entre-eixos. Seu porte, assim, se assemelha ao do Toyota Corolla Cross, que mede 11 centímetros a menos em comprimento, mas é só 1,5 cm mais estreito em largura e 1 cm menor em entre-eixos, e tem a mesma altura.
Apesar de ser substancialmente mais comprido e ter jeitão quase de uma perua anabolizada, o Honda ZR-V chegará com o menor porta-malas do segmento, 380 litros, abaixo dos 440 l do Corolla Cross, dos quase 500 litros do VW Taos e até dos 410 litros do próprio Compass.
Outra fotografia, interna, confirma que o painel será muito parecido com o do Civic G11. Volante, painel, quadro de instrumentos digital, manopla de câmbio, retrovisor interno, a estrutura dos bancos dianteiros e a central multimídia flutuante são os mesmos nos dois modelos.
O acabamento possui boa dose de elementos suaves ao toque nos painéis e console central. O assoalho plano e o espaço interno são pontos fortes do modelo. Na parte de equipamentos, quadro de instrumentos e ar digitais, freio de estacionamento eletrônico e multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Além disso, o ZR-V virá equipado com o Honda Sensing, pacote ADAS (segurança semiautônoma) da marca japonesa, incluindo frenagem autônoma emergencial, ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e assistente de permanência em faixa. Também estará munido do sistema My Honda Connect, que permite conectividade com o veículo via aplicativo de celular.
Com todos esses predicados, o novo Honda ZR-V será posicionado entre HR-V e o Civic, um pouco acima de R$ 200.000. O flagra ocorreu na divisa entre os Estados de Bahia e Sergipe, e incluía unidades adesivadas como veículos de test-drive de concessionárias. Havia unidades nas cores branca sólida, Verde Nórdica e Vermelho Milano.
Jornalista Automotivo
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Novo Honda WR-V: o que estão falando do SUV que será feito no Brasil
- Novidades sobre carros
Novo Toyota Corolla Cross 2025: quais itens o SUV ganhou
- Novidades sobre carros
Chery Tiggo 9 PHEV é revelado na China e indica chegada ao Brasil
- Novidades sobre carros
Conheça o Toyota Vitz, rival do Renault Kwid que não será vendido no Brasil
- Novidades sobre carros
BYD revela esportivo com jeitão de Dolphin bombado
- Novidades sobre carros
Como as picapes vão garantir sobrevida ao diesel após invasão dos SUVs híbridos
- Novidades sobre carros
Novo Hyundai Creta: como será o sistema híbrido do SUV no Brasil
- Novidades sobre carros
Novo Peugeot 2008 começa a ser fabricado; Stellantis promete mais seis lançamentos
- Novidades sobre carros
BYD confirma chegada da picape Shark no segundo semestre