Honda WR-V vai ressuscitar no Brasil como arma contra Toyota Yaris Cross
A Honda vai relançar o SUV WR-V no Brasil, embora muito diferente do que conhecemos. A informação é do site Autos Segredos, que afirma que o futuro SUV de entrada da marca japonesa já está sendo desenvolvido para nosso mercado sob o código de projeto 3UT. A produção será em Itirapina (SP) e deve começar entre 2025 e 26.
Conforme a Mobiauto noticiou em outubro deste ano, a Honda já prepara um novo plano de investimentos no Brasil para um período de cinco anos, entre 2024 e 28. Na época, afirmávamos que o ciclo contemplaria a renovação da família de modelos nacionais da marca (City, City Hatch e HR-V), um motor híbrido flex e novos produtos construídos a partir da plataforma GSC (Global Small Car).
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Como será o novo Honda WR-V nacional
Pois o novo WR-V nascerá justamente a partir dessa base, a mesma que dá vida à dupla City e ao HR-V brasileiros. O modelo foi recentemente lançado no Japão sob este nome, mas nada mais é do que o SUV Elevate já apresentado anteriormente na Índia. No Brasil, ainda não está claro qual dos dois nomes a Honda utilizará, mas apostamos mais no WR-V.
Em termos de dimensões, o novo Honda WR-V ou Elevate mede 4.312 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.650 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos. Assim, ele tem 7,3 cm a menos do que o HR-V nacional, embora com a mesma largura, 6 cm a mais de altura e 4 cm a mais de distância entre os eixos.
Apesar do porte parecido, o WR-V ou Elevate é um projeto mais simples que o do HR-V e seria posicionado abaixo dele na gama de produtos da marca, preenchendo a lacuna entre este e a dupla City em faixa de preço, custando entre R$ 120.000 e R$ 160.000. Brigará, assim, mais diretamente com o Toyota Yaris Cross.
O motor 1.5 aspirado 16V flex, com injeção direta de combustível, certamente estará presente nas versões de entrada, aliado ao câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Ele rende 126 cv de potência com qualquer combustível e 15,5 kgfm de torque com gasolina, sendo 15,8 kgfm de torque com etanol.
Na Índia, com esse mesmo motor, movido só a gasolina, o Honda Elevate alcança 15,3 km/l de consumo na cidade e 16,9 km/l na estrada. A expectativa para o Brasil, com a variante flex, é que o consumo no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro se aproxime de 15 km/l com gasolina em ciclo rodoviário.
Por fim, o novo Honda WR-V ou Elevate brasileiro pode contar com uma variante híbrida e:HEV, embora esta solução seja mais esperada para uma segunda fase do projeto. Componentes como volante, central multimídia, quadro de instrumentos parcialmente digital, manopla de câmbio e freio de estacionamento manual por alavanca são herdados do City.
Jornalista Automotivo