Avaliação: Honda HR-V Touring 2024 encosta nos R$ 200 mil. Vale a pena?

SUV compacto da marca japonesa é uma boa opção no segmento, mas cobra caro demais por isso
Renan Bandeira
Por
18.10.2023 às 17:19
SUV compacto da marca japonesa é uma boa opção no segmento, mas cobra caro demais por isso

O Honda HR-V chegou ao nosso mercado com importantes novidades no ano passado. Desde as versões mais baratas, por exemplo, o SUV conta pacote Honda Sensing, com uma série de assistências de condução e segurança para o motorista. Com isso, acabou elevando a régua de equipamentos de série da categoria, e também o valor de mercado dos produtos desse tipo.

Atualmente o Honda HR-V é vendido em quatro versões. As opções EX e EXL são de entrada e movidas por um motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência com gasolina e etanol e 15,5 kgfm de torque com gasolina e 15,8 kgfm de torque com etanol, sendo sempre gerenciadas por um câmbio CVT.

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Já as mais caras, Advance e Touring, contam com uma usina 1.5 turbo flex que rende 177 cv de potência para os dois combustíveis e 24,5 kgfm de torque, também para os dois combustíveis. Elas também contam com uma caixa automática do tipo CVT.

Atualmente, não se tira das lojas um HR-V por menos de R$ 150 mil. Veja preços e versões:

  • Honda HR-V EX Honda Sensing 2024 – R$ 151.200
  • Honda HR-V EXL Honda Sensing 2024 – R$ 160.400
  • Honda HR-V Advance 2024 – R$ 186.600
  • Honda HR-V Touring 2024 – R$ 195.800

Por aqui, testamos uma unidade do Honda HR-V na versão mais completa Touring, e vamos contar agora os principais pontos positivos e os pontos que também não agradaram muito nessa jornada.

Honda HR-V Touring 2024 - Preço: 194.800

Honda HR-V Touring 2024 – 5 Pontos positivos

1) Desempenho: o motor 1.5 turbo flex é o grande diferencial do SUV nas versões mais caras, e única herança que o Civic nacional deixou no mercado. Com 24,5 kgfm de torque, as acelerações e retomadas são fortes e deixam o carro mais ágil na estrada, que é o melhor lugar para ele. Na cidade, o motor sobra. Com 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, certamente é um dos mais rápidos da categoria. Aliando isso a uma boa dirigibilidade e um carro com mais chão que a maioria dos concorrentes na categoria, temos no HR-V uma das melhores opções de compra.

2) Acabamento interno: o encaixe das peças é muito bom e tudo é bem alinhado dentro da cabine, sem rebarbas. O painel frontal ainda conta com peças macias ao toque, assim como o das portas. Já os bancos dianteiros e traseiros são revestidos em couro sintético de boa qualidade, formando um acabamento interno que só não é superior ao do Jeep Renegade na categoria. 

3) Vedação acústica: o Honda HR-V é silencioso. Mesmo trabalhando com um câmbio CVT, que costuma ser mais barulhento que um automático convencional, o SUV segura bem o ruído interno. O acabamento interno aprimorado ajuda nisso, assim com o bom encaixe das peças plásticas, mas o modelo ainda conta com duas borrachas de vedação nas portas para melhorar a convivência na cabine.

4) Itens de segurança: o pacote Honda Sensing é oferecido desde as versões de entrada. Nele, são oferecidos itens como assistência de manutenção de faixa, de centralização de faixa, farol alto automático, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros. São itens que podem ser encontrados em outros SUVs, no entanto, o destaque aqui é para o funcionamento dos sistemas. Todos eles atuam muito bem. Além disso, são muito fáceis de habilitar para usar no dia a dia.

5) Ar-condicionado: além de ter controles fora da central multimídia e ser dualzone, o HR-V tem um sistema simples de dois níveis para dissipar o ar. Nas saídas laterais do painel frontal, um seletor permite você optar pelo fluxo reto direto no peito de motorista ou passageiro, ou para que o vento passe ao lado dos ocupantes, margeando as extremidades da cabine internamente. Nesse segundo modo, o habitáculo gela bem mais rápido em dias quentes.

Honda HR-V Touring 2024 – 5 Pontos a melhorar

1) Porta-malas: o HR-V perdeu 39 litros de porta-malas na versão Touring, que fazem falta. Com apenas 354 litros de capacidade no compartimento, é um dos menores do segmento. Tem tamanho suficiente para usar diariamente, ir ao mercado, enfrentar viagens curtas com quatro pessoas. Agora levar uma família de quatro integrantes para viagens mais longas, se uma semana ou duas, fica complicado. Afinal, embora tenha o sistema Magic Seat internamente, pouco é aproveitado com o carro cheio, e as malas vão ficar no porta-malas mesmo.

2) Revestimento dos bancos: assim como no City, o interior mais claro mostra mais sujeira. Com um tempo, os bancos também começam a escurecer e pedem mais cuidado do proprietário para seguir como veio de fábrica.

3) USB na cabine: falta USB do tipo C para conexão de celulares na multimídia (que não precisa necessariamente de fios porque pode espelhar sem), para dar uma carga lenta em modelos mais novos de smartphones e outros aparelhos eletrônicos. Grande parte dos veículos novos já estão equipados com as saídas convencionais e tipo C, e o HR-V poderia oferecer.

4) Assento central traseiro: o HR-V não oferece muito espaço traseiro para um quinto ocupante no assento central. Ele é mais elevado que os laterais e cola pessoas mais altas no teto do carro. Se fosse da mesma altura que os outros, poderia facilitar o acesso de três adultos na segunda fileira.

5) Preço: por se tratar de um SUV compacto, por mais equipamentos que a Honda ofereça, as limitações de seu tamanho sempre se farão presentes. Os R$ 195.800 permitem comprar qualquer SUV médio.

Honda HR-V Touring 2024 – Equipamentos de série

  • Alarme
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
  • HSA (Assistente de partidas em aclive)
  • Controles eletrônicos de estabilidade e tração
  • Assistente de Controle de Descida (HDC)
  • Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Cinto de segurança dianteiro com sistema de tensionamento
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Trava infantil nas portas traseiras
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas (três vistas)
  • Alerta de pressão dos pneus (TPMS)
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Honda LaneWatch (câmera de assistência ao ponto cego no retrovisor direito)
  • ACC (Controle de cruzeiro adaptativo) com função Low Speed Follow (parada total e reaceleração autônoma em intervalo de até 3 segundos)
  • EBA (Frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres e ciclistas)
  • Assistente ativo de permanência em faixa
  • Alerta de mudança involuntária de faixaAjuste automático de farol alto
  • Limpador de para-brisa com função intermitente (variável)
  • Retrovisores externos com indicadores de seta em LED e rebatimento elétrico automático
  • Faróis de LED com DRL e acendimento automático (sensor crepuscular)
  • Faróis de neblina em LED
  • Para-choques esportivos
  • Escapamento duplo com ponteiras
  • Lanternas traseiras em LED com acabamento fumê e barra horizontal iluminada
  • Chave com sensor presencial e abertura e fechamento dos vidros
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Travas elétricas
  • Vidros elétricos com "um-toque" e antiesmagamento
  • Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Banco do motorista com ajuste elétrico
  • Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos
  • Porta-revistas nos bancos de passageiro e motorista
  • Desligamento automático dos fárois após 15 segundos
  • Tomada 12 Volts Dianteira
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Espelhos no quebra sol com iluminação
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado digital automático de duas zonas com saída traseira
  • Entradas USB (2 dianteiras + 2 traseiras)
  • Botão de partida do motor
  • Banco traseiro Bipartido (60/40) com Magic Seat
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro sintético
  • Revestimento dos bancos em couro sintético cinza claro
  • Bancos dianteiros com Estabilizador Corporal
  • Sistema de som com 4 alto-falantes + 4 Tweeters
  • Central multimídia de 8” com Apple CarPlay e Android Auto sem fio
  • Controle de áudio no volante
  • Quadro de instrumentos digital de 7"
  • Carregador de celular por indução
  • Modos de Condução Econ, Normal e Sport
  • Retrovisor direito com tilt down
  • Sensor de chuva
  • Porta-malas com sensor de presença e função Hands Free
  • Partida remota
  • MyHonda Connect

Honda HR-V Touring 2024 – Ficha técnica

Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, injeção direta, duplo comando variável de válvulas com variação inteligente na admissão
Taxa de compressão: 10,6:1
Potência: 177 cv (G/E) a 6.000 rpm
Torque: 24,5 kgfm (G/E) de 1.700 a 4.500 rpm
Peso/potência: 8,03 (G/E) kg/cv
Peso/torque: 58,04 kg/kgfm (G/E)
Câmbio: automático CVT, 7 marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,9 s (G/E)
Velocidade máxima: 200 km/h (G/E)

HR-V turbo – Consumo Inmetro: 7,9 km/l com etanol e 11,3 km/l com gasolina na cidade; 8,8 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina na estrada.

Dimensões e capacidades: 4.385 mm de comprimento, 2.610 mm de entre-eixos, 1.790 mm de largura, 1.590 mm de altura, 354 litros de porta-malas, carga útil não divulgada, 50 litros de tanque de combustível, 1.422 kg de peso em ordem de marcha.

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira); diâmetro de giro, 10,6 m; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo, 181 mm; ângulo de ataque, 16°; ângulo de saída, 20,3°; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus 215/60 R17; estepe temporário T145/90 R16.

Honda HR-V Touring 2024 – vale a pena?

Por quase R$ 200 mil, fica difícil defender o HR-V. Até porque dá para comprar SUVs maiores e com bom nível de equipamento, por esse valor. Estamos falando de Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e Volkswagen Taos. Entre seus pilares, tem o bom desempenho a favor e o excelente acabamento interno, além de ter um porte mais interessante para o uso em centros urbanos. Agora se a ideia é ter mais espaço interno para a família, melhor procurar os concorrentes já citados.

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