GWM Tank 500 Hi4-T: SUV híbrido gigante vai tirar o sono do Toyota SW4

Derivado da picape média Poer, SUV grande de sete lugares deve ser o segundo produto nacional da GWM no Brasil
LF
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16.10.2023 às 08:00
Derivado da picape média Poer, SUV grande de sete lugares deve ser o segundo produto nacional da GWM no Brasil

A GWM já tem os dois primeiros produtos planejados para iniciar sua produção nacional em Iracemápolis (SP) a partir de 2024. O primeiro é uma picape média da família Poer, que começará a ser fabricada em maio. No segundo semestre, virá o SUV de sete lugares Tank 500, derivado da mesma plataforma de chassi sobre longarinas.

O GWM Tank 500 marcará a estreia da submarca Tank no Brasil, votada a SUVs e jipes com tração 4x4 e pegada mais off-road. E, assim como a picape Poer, utilizará a revolucionária motorização híbrida flex HiT-4, estreada recentemente na China por outro modelo da mesma linha, o Tank 400.

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Como será o motor híbrido flex do Tank 500 Hi4-T

Como dissemos, o Tank 500 está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2024. Embora ele já exista em outros mercados e já tenha sido, inclusive, anunciado com o motor híbrido Hi4-T, o Brasil receberá o modelo com novidades visuais importantes e seu conjunto motriz preparado para receber tanto gasolina quanto etanol no tanque.

O motor Hi4-T é uma variante do sistema Hi4, que, por sua vez, é uma evolução e simplificação do conjunto DHT que equipa a família Haval H6 em nosso mercado. A diferença é que ele utiliza um motor 2.0 turbo no lugar do 1.5 que está presente nos modelos monobloco da plataforma LMN. Sua aplicação é exclusiva de modelos construídos com chassi sobre longarina.

De ciclo Miller, o motor de 2 litros com quatro cilindros e 16 válvulas recebe o código GW4N20. Tem turbocompressor de geometria variável e 350 atmosferas de pressão, injeção direta de combustível, comandos de válvula variáveis e escape em dois estágios, além de coletor de escape integrado e termostato eletrônico.

Assim, ele alcança, sozinho, 255 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. Mais importante, obtém uma eficiência térmica de 38,3%, índice elevado para um motor a combustão. No Brasil, esta usina vem sendo preparada pela Bosch para ser flex.

Já o conjunto elétrico conta com dois motores elétricos de tração, capazes de atuar de maneira independente do motor a combustão ou em conjunto com este. Juntos, rendem 163 cv, perfazendo uma potência combinada de 408 cv e um torque combinado de 76,5 kgfm. Com esses números, o Tank 500 é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.

O câmbio é automático de nove marchas com o motor elétrico integrado. Assim, há um eixo cardã mecânico para transferir potência e torque ao eixo traseiro. O banco de baterias, com 20 kWh de capacidade, fica posicionado também sobre o eixo traseiro. Ele permite um alcance de mais de 100 km em modo elétrico no ciclo chinês NEDC.


O que mais tem o Tank 500 Hi4-T

Importante destacar que o Tank 500 a ser lançado no Brasil terá visual substancialmente atualizado em relação ao SUV que existe atualmente na China. Seu estilo continuará robusto e quadradão, porém com linhas mais modernas nos faróis, grade e para-choques.


O modelo pode ser comercializado com ou sem estepe pendurado à tampa do porta-malas. Nossa aposta é que, no Brasil, a GWM opte pela configuração sem o pneu sobressalente exposto. Ainda assim, o SUV de sete lugares alcança 4.928 mm de comprimento, 13,3 cm a mais do que o Toyota SW4.

Suas demais dimensões são: 1.934 mm de largura, 1.905 mm de altura, 2.850 mm de entre-eixos  cerca de 2,5 toneladas de peso em ordem de marcha. Por dentro, muitos elementos de SUVs de luxo, como quadro de instrumentos e central multimídia em telas gigantes digitais no painel e apoia-braço com tela tátil para ajustes multimídia e de ar-condicionado no banco traseiro.

Na Àsia, o acabamento tem elementos em tom caramelo e outros que imitam madeira, padrão que pode ser replicado na versão brasileira. O GWM Tank 500 Hi4-T flex deve ser lançado no Brasil no segundo semestre de 2024, já com produção nacionalizada em Iracemápolis (SP). Saiba mais sobre ele no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

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