Ford Maverick Hybrid resgata motor do Fusion para beber como Kwid

Picape pega motor 2.5 aspirado auxiliado por um elétrico do sedan para ser a primeira híbrida do Brasil
Renan Rodrigues
Por
25.05.2023 às 10:00 • Atualizado em 17.04.2024
Picape pega motor 2.5 aspirado auxiliado por um elétrico do sedan para ser a primeira híbrida do Brasil

Cumprindo a promessa de investir cada vez mais em SUVs, picapes e utilitários, a Ford está aumentando a gama de opções da Maverick no Brasil. Agora, além da Lariat FX4, a picape intermediária é oferecida na configuração Lariat Hybrid.  

A estratégia da Ford é deixar que o cliente escolha entre as duas versões, uma vez que são tabeladas exatamente no mesmo preço: R$ 244.890. De um lado, o cliente encontrará um ótimo desempenho, mas com consumo elevado de combustível. Do outro lado, estará a novidade que entrega um consumo de combustível mais comedido – e desempenho também.  

Segundo o Inmetro, são 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l em rodovias. Bem distante dos 8,8 km/l e 11,1 km/l respectivamente, da versão 2.0. Para se ter uma ideia, o Renault Kwid 1.0 flex roda 15,3 km/l com gasolina na cidade, e 15,7 km/l com o mesmo combustível na estrada.

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Com os 57 litros do tanque da picape, a Ford fez questão de ressaltar a autonomia superior a 800 km. Vale lembrar que o consumo e autonomia variam de acordo com o comportamento do motorista.  

Ford Maverick Lariat Hybrid 2023: R$ 244.890 

A mesma cara que já conhecemos

Visualmente, é praticamente impossível distinguir as duas versões nas ruas sem um olhar mais apurado. As únicas identificações são os nomes das versões. Na 2.0 FX4 há um adesivo na lateral da caçamba, enquanto a híbrida ostenta um pequeno letreiro escrito “Hybrid” na tampa da caçamba.  

As rodas também são diferentes e com vantagem para a novata. São rodas de 18 polegadas contra unidades de 17 polegadas da irmã mais velha. Outra novidade presente na Maverick Hybrid é o azul Atlas, que substitui o tom que acompanhava a picape desde o lançamento.  

Excluindo essas alterações, temos o mesmo visual interno e externo, e mesmas dimensões que a versão 2.0 turbo. Inclusive, você pode conhecê-la melhor neste outro artigo, que aqui vamos concentrar em falar da nova motorização e sua dirigibilidade. 

Mecanicamente diferentes

Enquanto a Maverick FX4 ostenta o motor 2.0 Ecoboost de 253 cv e 38 kgfm de torque, a Hybrid chega ao Brasil combinando o motor 2.5 aspirado a um propulsor elétrico para chegar aos 194 cv e 21,4 kgfm de torque. É o mesmo propulsor vendido aqui no Brasil há pouco mais de uma década na primeira geração do Ford Fusion Hybrid. 

São bons números para uma picape, mas quando olhamos somente para o motor elétrico, que entrega 123 cv e 23 kgfm de torque, imaginamos que a Maverick Hybrid poderia ter números de desempenho melhores.  

A boa notícia é para quem for utilizar a picape na cidade, uma vez que o torque instantâneo torna a picape ainda mais ágil nos primeiros metros. O pico de utilização do motor elétrico está justamente na faixa mais baixa de velocidade, o que ajuda em saídas de faróis ou mudanças de direção.

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Em compensação, acelerações mais bruscas entregam a piora no desempenho. A Ford fala em perda de cerca de um segundo na aceleração de 0 a 100 km/h, mas a sensação a bordo é bem mais considerável que isso.  

O câmbio, batizado de eCVT, joga a rotação do motor lá para cima para tentar explorar a melhor faixa de torque, enquanto o barulho do motor invade com bastante facilidade a cabine. Depois de embalada, a picape se mantém com facilidade em velocidades maiores e realizar ultrapassagens não é um problema.   

Mais mudanças

A suspensão traseira também é diferente. Enquanto a FX4 tem suspensão independente na traseira, a Hybrid adota um sistema mais simples, o já tradicional eixo de torção. Na prática, há pouca diferença na dirigibilidade da picape.  

Em compensação, a picape híbrida é capaz de levar mais carga. São 669 kg contra 617 kg da configuração FX4. Ainda assim, está bem longe dos 1.000 kg da principal rival, a Fiat Toro, nas versões a diesel.  

Um fato curioso sobre a Maverick Hybrid é a alocação da bateria de acessórios, aquela 12V que todo carro tem. Normalmente, essa bateria fica posicionado sob o capô, mas não é o caso da picape.

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Por conta da escolha da Ford em colocar o motor elétrico no eixo dianteiro, ao invés de criar uma picape com tração nas quatro rodas, foi necessário abrir espaço no cofre do motor, colocando a bateria sob o banco traseiro, no mesmo lugar que Ford criou um alçapão para alguns objetos.  

Já a bateria de 1,1 kWh, que são feitas para alimentar o motor elétrico e pesam 27 kg, estão posicionadas sob o assoalho da picape. Vale ressaltar que o sistema híbrido tem garantia de oito anos, enquanto a picape possui três anos. 

Itens de segurança

Algo que sempre foi criticado na Maverick e segue em falta é o sensor de estacionamento traseiro, tal item é vendido apenas como acessório nas concessionárias da marca.  

Ainda assim, a Maverick possui uma ótima lista de itens de segurança. Entre eles: 

  • 7 airbags  
  • assistente de pré-colisão com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres  
  • Controle eletrônico de tração e estabilidade  
  • Farol alto automático  
  • Câmera de ré  
  • Assistente de partida em rampa  
  • Assistente de frenagem pós-colisão
  • Monitoramento de pressão dos pneus  

Em relação a Fiat Toro, a Maverick se destaca por ter um airbag a mais e assistente de frenagem pós-colisão, mas a rival possui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e assistente de permanência em faixa, além de todos os outros itens da Maverick.

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Confira todos os itens de série:

  • Direção elétrica  
  • Controle eletrônico de estabilidade e tração 
  • Assistente de partida em rampa  
  • Freio a disco nas quatro rodas 
  • Freio de estacionamento eletrônico 
  • Sistema auto hold 
  • Assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre/ciclista 
  • Alerta de colisão frontal 
  • Sistema de assistência de frenagem e freio automático após impacto 
  • 5 modos de condução selecionáveis: Normal, Escorregadio, Eco, Esportivo e Reboque/Transporte  
  • Piloto automático  
  • Sistema Auto Start/Stop  
  • 7 airbags (dianteiros, laterais, de cortina e joelho para o motorista) Itens externos  
  • Rodas de liga leve de 18", pneus 225/60 R18 All Season e estepe full-size 
  • Faróis de LED com acendimento e luz alta automáticos e luz de condução diurna 
  • Travas elétricas das portas e da caçamba  
  • Retrovisores elétricos com repetidor de seta  
  • Pré-instalação de engate para reboque com conector de quatro pinos e chicote  
  • Caçamba com protetor, dois compartimentos de carga acima das rodas nas laterais, ganchos de fixação e abridor de garrafas Itens internos  
  • Ar-condicionado automático digital de duas zonas  
  • Chave com sensor de presença, acesso inteligente e partida sem chave (Ford Power)  
  • Abertura das portas por código sem chave (Keypad)  
  • Volante revestido em couro com ajuste de altura e profundidade  
  • Bancos com revestimento premium ActiveX, bolsos, porta-revistas, ajuste elétrico de 8 posições (incluindo lombar) para o motorista e ajuste manual de 6 posições para o passageiro  
  • Bagageiro sob o banco traseiro  
  • Câmera de ré  
  • Vidros elétricos com abertura e fechamento a um toque  
  • Vidro elétrico da caçamba  
  • Painel de instrumentos com tela colorida de 6,5"  
  • Seletor de marchas rotativo (E-Shifter)  
  • Para-brisa acústico  
  • Console central com porta-objetos e descansa-braço  
  • Tomada de 12 V na traseira Multimídia  
  • Sistema Sync com tela touch-screen de 8"  
  • Compatível com Android Auto e Apple CarPlay  
  • Comandos de áudio e voz no volante  
  • Bluetooth; Rádio AM/FM; 6 alto-falantes  
  • 4 entradas USB tipo A e tipo C (2 dianteiras e 2 traseiras) Conectividade FordPass  
  • Status remoto do veículo pelo celular (nível do combustível, odômetro)  
  • Travamento e destravamento remoto  
  • Partida remota com acionamento do ar-condicionado  
  • Partida remota agendada  
  • Sistema de localização do veículo  
  • Alerta de acionamento do alarme  
  • Alertas de funcionamento do veículo Segurança  
  • Monitoramento de pressão dos pneus  
  • Alarme perimétrico com imobilizador  
  • Cintos de segurança de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na frente; ganchos Isofix; 3 alças de segurança dianteira e traseiras 

Ford Maverick Lariat Hybrid 2023 - Ficha técnica

Motor: 2.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, aspirado, gasolina, duplo comando variável de válvulas, injeção direta de combustível, taxa de compressão 13:1
Potência (estimada): 194 cv a 5.500 rpm
Torque (estimado): 21,4 kgfm de 3.000 rpm
Peso/potência: 8,76 kg/cv
Peso/torque:  79,4 kg/kgfm
Câmbio: eCVT
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Velocidade máxima: 175 km/h (limitado eletronicamente) 

Consumo Inmetro: 15,7 km/litro na cidade e 13,16 km/litro na estrada com gasolina 

Dimensões: 5.073 mm de comprimento, 3.076 mm de entre-eixos, 1.844 mm de largura, 1.733 mm de altura, 938 litros de porta-malas, 57 litros de tanque de combustível, 1.700 kg de peso 

Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensões McPherson (dianteira) e eixo de torção(traseira) com braços de alumínio; freios a discos ventilados (dianteiros) e a discos sólidos (traseiros); diâmetro de giro não divulgado; Cx não divulgado; vão livre do solo, 221 mm; ângulo de ataque, 20°; ângulo central, 16,6°; ângulo de saída, 21°; capacidade de carga, 659 kg; pneus 225/60 R18. 

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Qual versão vale mais a pena: Lariat FX4 ou Lariat Hybrid?  

Ambas são boas escolhas, mas se você procura por um modelo para rodar na cidade, certamente a escolha deverá ser a Maverick Hybrid. Afinal, seu consumo é realmente como o de um 1.0. 

No entanto, não espere por um desempenho de encher os olhos. Tanto que para usar aos finais de semana e, principalmente, para viagens, deve-se escolher a Lariat FX4 2.0 turbo, que acelera com mais facilidade e tem um consumo mais próximo ao da Hybrid, na rodovia.


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