Flagra: Ford Maverick Tremor é versão off-road para peitar Toro diesel
A Ford Maverick Tremor foi vista em terras brasileiras recentemente em um caminhão cegonha. A versão com a assinatura Tremor é equipada com uma suspensão mais elevada e ainda possui funcionalidade exclusiva para o off-road. A função permite o motorista praticamente assistir de “camarote” o trabalho duro da picape em terrenos mais traiçoeiros.
A picape, que chegou ao Brasil em 2023, tinha como principal missão desbancar a Fiat Toro, que roda folgada na liderança das picapes. No entanto, nos três primeiros meses deste ano, a picape da marca oval registrou apenas 625 unidades emplacadas, contra 10.219 da Toro.
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A presença da Maverick Tremor no Brasil não quer dizer que ela virá ao país. A Ford pode muito bem ter enviado a unidade, que é produzida no México, para poder rodar em testes por aqui. Por outro lado, é possível que a Tremor seja importada para reforçar o catálogo brasileiro da Maverick, a qual é oferecida em duas versões: Lariat FX4 (R$ 227.200) e Lariat Hybrid (R$237.200).
Nos Estados Unidos, a versão Tremor da Maverick faz parte de um opcional para as configurações XLT e Lariat. As opções de motor são o 2.0 turbo de 253 cv de potência e, na versão híbrida, a picape rende 193 cv de potência.
Aqui no Brasil, a Maverick é equipada com o 2.0 Ecoboost na versão FX4, que rende 253 cv de potência e 28,5 kgfm de torque. Já na versão híbrida, o 2.5 tem 165 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, enquanto o motor elétrico 128 cv de potência e 23,9 kgfm de torque. Combinados, o conjunto híbrido tem 194 cv e 28,5 kgfm.
O que a Maverick Tremor tem de diferente?
A assinatura Tremor traz para a Maverick algumas exclusividades como: suspensão recalibrada, com reforço de amortecedores, semieixos e molas. Essa mudança deixa a picape mais alta em 2,5 centímetros e, com isso, mais preparada para o fora de estrada.
Assim como na Ford Ranger Raptor, os pneus para a versão Tremor, os all-terrain, são únicos para versão e envolvem rodas de 17 polegadas.
Talvez o mais interessante seja a função Trail Control. Basta o motorista acionar a funcionalidade e escolher uma velocidade, o resto fica praticamente por conta da picape. A Maverick Tremor vai passar pelos terrenos mais ardilosos, mas acelerando e freando sozinha.
A Ford explica que a Tremor ainda permite um sistema de tração integral mais sofisticado. Por meio da tração traseira de dupla embreagem, é possível direcionar o torque traseiro para uma das rodas que esteja mais em contato com o terreno.
Trata-se de uma versão que ainda possui exterior com diferenças visuais: grade exclusiva e efeito “fumê” nos faróis e lanternas, além do logotipo escurecido.
Ainda sem nenhuma confirmação, resta aguardar o que a Ford pretende para o mercado brasileiro em relação à Maverick.
Jornalista Automotivo
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