Ford Everest: como é o SUV da Ranger que deve vir ao Brasil contra Toyota

SUV de 7 lugares herda as qualidades da Ranger e também ser destaque com motor V6 turbodiesel
Diego Dias
Por
28.03.2024 às 16:45
SUV de 7 lugares herda as qualidades da Ranger e também ser destaque com motor V6 turbodiesel

No mercado brasileiro os SUVs grandes derivados de picapes sempre tiveram seu espaço, por mais que apenas um deles, o Toyota SW4, seja líder de vendas disparado no segmento. Mas a boa notícia é que a concorrência pode aumentar com um utilitário de peso: o Ford Everest, a versão SUV da Ranger que foi flagrada em testes recentemente no país.

A foto que você confere neste flagra foi publicada no Instagram pelos colegas da BFMS, que receberam a imagem do seguidor Caio Lourencini. O Ford Everest foi fotografado livre de qualquer camuflagem, afinal, seu visual já é bem conhecido no outro lado do mundo, onde já é comercializado em vários países do sudeste asiático.

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Como é o Ford Everest?

Quando paramos para analisar o novo Ford Everest, nota-se que o SUV é praticamente uma versão fechada da Ranger – algo até padrão no segmento, com exceção do Toyota SW4 que tem uma dianteira diferente da Hilux.

Voltando ao Ford Everest, fica fácil reparar que tem o mesmo design da Ranger, com os destacados faróis full-LED tipo “C” que contornam a grade frontal, bem como o capô alto e mais reto. Na lateral as caixas de roda ficam demarcadas, com o vinco que atravessa toda a região indo até as lanternas.

Como é se prever, das portas laterais traseiras para trás tudo muda, tanto que elas são maiores para propiciar melhor acesso à cabine, basicamente a segunda e a terceira fileira de assentos. Sim, o Ford Everest também tem 7 lugares pois brigará no mesmo segmento de Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Embora não seja possível ver no flagra, a traseira tem lanternas de LED interligadas por uma régua plástica com o nome Everest ao centro.

No mercado internacional o Ford Everest é vendido em quatro versões, mas é muito provável que venha para o Brasil somente a versão mais cara batizada de Everest Platinum e que traz rodas de 21 polegadas. Aliás, o modelo das imagens é o mesmo das fotos do SUV em material de divulgação.

O utilitário derivado da Ranger repete a picape no desenho da cabine, o que é muito bom, afinal a nova geração da picape deu um salto sobre a concorrência em relação a acabamento, uso de materiais, tecnologia e isolamento acústico. Tem painel de instrumentos digital de 8 polegadas de 8 polegadas e central multimídia com tela vertical de 12 polegadas. Fica fácil imaginar que o novo Ford Everest deverá se sobressair, sobretudo ante o Toyota SW4.

Ford Everest - Dimensões

Quando falamos de dimensões, o Ford Everest é um pouco maior em comprimento do que Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer, contando com 4.914 mm de comprimento, 1.923 mm de largura, 1.841 mm de altura e com 2.900 mm de entre-eixos. Para termos uma comparação mais direta, o SW4 tem 4.795 mm de comprimento, enquanto o Trailblazer tem 4.887 mm, respectivamente.

A distância entre eixos do SUV da Ranger também é maior, trazendo uma vantagem de 155 mm sobre o SW4 e 55 m sobre o Trailblazer. Com isso é de se imaginar que o espaço interno do Everest deverá ser muito bom. Quando o assunto é porta-malas, o Everest tem 898 litros de capacidade ou 259 litros com a terceira fileira de bancos, enquanto o futuro rival SW4 tem 500 ou 180 litros e o SUV da GM tem, respectivamente, 554 ou 205 litros.

Motorização Ford Everest

A motorização escolhida pela marca do oval azul para o Ford Everest no Brasil deverá ser o mesmo V6 3.0 litros turbodiesel da Ranger, que entrega 250 cv a 3.250 rpm e 61,2 kgfm de torque a 1.750 rpm. O câmbio é automático de dez marchas, sem contar que contará com sistema de tração 4x2, 4x4 ou mesmo 4x4 automático, como manda a tradição de um SUV montado sobre chassi. Sua capacidade de reboque fica em 3.500 kg.

Por fim, a lista de equipamentos deverá ser recheada, repetindo o pacote da Ranger. Assim o novo Everest deverá contar com nove airbags (traz até um airbag central entre os bancos dianteiros), sistema de segurança ativa como alerta de tráfego cruzado traseiro, aviso de pontos-cegos (também para trailer) e frenagem automática de emergência. O SUV terá também faróis de LED matriciais, sensores de estacionamento na dianteira e traseira e câmera com visão 360º, só para destacar os principais

Atualmente o Toyota SW4 é vendido com preços entre R$ 379.990 (SW4 SRX Platinum 5 lugares) e R$ 433.490 (Diamond 7 lugares). Já o novo Ford Everest podemos esperar por algo na casa dos R$ 400.000, já que a Ford Ranger mais cara não sai por menos de R$ 349.000. Embora a Ford ainda faça mistério, o SUV deverá ser vendido no Brasil sim e ser lançado ainda este ano – e tem tudo para incomodar o principal rival. Basta ver o quanto a picape do qual deriva ditou um novo padrão para o segmento.

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