Nova Ford Ranger repetirá receita de 30 anos atrás com motor V6

Picape terá nova geração vendida no Brasil ainda neste ano e versões de topo contarão com motor seis cilindros em V
Renan Bandeira
Por
24.05.2023 às 14:50
Picape terá nova geração vendida no Brasil ainda neste ano e versões de topo contarão com motor seis cilindros em V

A Ford Ranger 2024 chegará ao Brasil no segundo semestre deste ano. A nova geração da picape média ainda não tem todos os detalhes revelados, mas a Mobiauto já teve um primeiro contato com a novata, que trará novamente sob o capô um motor V6. 

Vale lembrar que esse propulsor é um marco na história da Ford Ranger. Afinal, foi com um seis-cilindros em V que a picape estreou em nosso mercado ainda na década de 1990. A primeira aparição dela no Brasil foi em 1994, no Salão do Automóvel, e pouco tempo depois já estava nas lojas.

As primeiras unidades que desembarcarem no Brasil eram da versão Splash, equipada com um motor V6 4.0 a gasolina de 162 cv de potência e 30,4 kgfm de torque, sempre gerenciado por uma caixa manual de cinco marchas.

Você pode se interessar por:

Picape terá nova geração vendida no Brasil ainda neste ano e versões de topo contarão com motor seis cilindros em V

Naquela época a Ranger vinha importada dos Estados Unidos ainda, e por isso temos um visual bem mais americano, principalmente para a Splash, que tinha caixas de rodas destacadas na traseira e uma carroceria mais encorpada.  

Mesmo as opções convencionais XL e STX, que eram cabine simples e estendida com dois assentos na segunda fileira, respectivamente, vinham da terra do Tio Sam. As primeiras unidades importadas da fábrica de General Pacheco, na Argentina – de onde a Ranger vem importada até hoje – chegaram só em 1997. 

Picape terá nova geração vendida no Brasil ainda neste ano e versões de topo contarão com motor seis cilindros em V

Quatro anos depois de começarmos a receber as Ranger argentinas, a Ford aplicou uma importante atualização na usina V6, que a fez sair dos 162 cv de potência e alcançar 210 cv e 32,9 kgfm. O motor era tão forte, que as Ranger equipadas com ele seguem até hoje com o título de mais potentes da história da picape no Brasil.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Para se ter uma ideia, mesmo a atual 3.2 turbodiesel não alcançou os números do V6, já que entrega 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque.

Picape terá nova geração vendida no Brasil ainda neste ano e versões de topo contarão com motor seis cilindros em V

Foram bons 10 anos com o propulsor V6, que abandonou a picape em 2004, dando mais espaço na época para a nova gama de usinas da marca, composta por um 2.8 turbodiesel de 132 cv de potência e 36,2 kgfm de torque, um 3.0 turbodiesel de 163 cv de potência e 38,7 kgfm de torque e um 2.3 a gasolina de 137 cv de potência e 21,2 kgfm de torque. Todos eles tinham blocos de quatro cilindros em linha.

Leia também: Ford Ranger: brasileiro faz geração antiga virar nova com kit de R$ 31 mil

Depois de 20 anos sem ter uma motorização assim, a Ford anunciou no último mês que a nova Ranger chegará ao Brasil com um V6. Os dados do motor ainda não foram passados, mas a expectativa é que o V6 3.0 turbodiesel entregue 253 cv de potência e 60,8 kgfm de torque – mais que suficiente para desbancar aquele V6 da década de 1990 com seus 210 cv.

Picape terá nova geração vendida no Brasil ainda neste ano e versões de topo contarão com motor seis cilindros em V

Ele deve equipar a versão mais completa da picape média, enquanto as opções de entrada devem contar com um 2.0 quatro-cillindros biturbo diesel de 213 cv e 50,9 kgfm.  

Claro que ainda é necessário a confirmação dessas especificações por parte da fabricante, mas a retomada do V6 pode tornar a nova geração da Ranger a mais potente da história aqui no Brasil.

Comentários