Toyota Hilux GR-Sport 2024 é picape com atitude de rali para as ruas

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto
Diego Dias
Por
10.05.2023 às 08:11
Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Atualmente em sua quarta “geração”, a Toyota Hilux GR-S, sem dúvidas, mostra que amadureceu muito desde seu lançamento no mercado brasileiro em 2018. Ao longo deste tempo, a versão esportiva da picape média teve de adesivos de gosto duvidoso a motor V6 a gasolina, mas agora ela parece ter encontrado sua melhor fase.

Atualmente a picape parece estar com a receita que tanto a marca japonesa buscava: compromisso entre conforto e esportividade, estilo de picape de rali e suspensão preparada para rodar sem medo de ser feliz nas estradas de terra mais inóspitas (e irregulares). 

Fomos até o Autódromo Velocittá em Mogi Guaçu (SP) para conhecer de perto a nova Toyota Hilux GR-S 2024, onde podemos ter um breve contato com a versão mais “parruda” da picape média. Confira os detalhes e o que achamos dela. 

Preço: Toyota Hilux GR-S 2024 - R$ 367.390

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Ao melhor estilo rali

O primeiro impacto que temos com a nova Hilux GR-S 2024 é o visual, que sem dúvidas acabou deixando a caminhonete com estilo de picape de competição. Contribui para isso o para-choque frontal com a base mais recuada, somando também uma proteção inferior pintada de prata. O ângulo de ataque é consideravelmente maior do que as versões convencionais. 

Já a grade frontal continua ostentando o logotipo “TOYOTA” por extenso, que acaba remetendo aos modelos mais clássicos da marca. A peça ainda tem acabamento em colmeia e o logotipo da Toyota Gazoo Racing identificado pelo logotipo “GR” em preto em vermelho.

Porém, um dos detalhes mais interessantes é a moldura que sai da base do para-choque e se conecta com as molduras laterais da caixa de roda dianteira. Por ali, logo ao lado dos faróis de neblina, a picape média tem fendas no qual o ar passa para favorecer a aerodinâmica, reduzindo a turbulência na área da caixa de roda. 

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Outro ponto interessante é o santantônio na caçamba, que aqui a marca chama de Sport Bar. Além do design da peça que acabou deixando a picape com visual ainda mais esportivo, esse componente acaba reduzindo a turbulência na caçamba em velocidades mais altas, segundo a Toyota. A marca também fala em menor nível de ruído em comparação ao santantônio tradicional. 

De perfil a Hilux GR-S 2024 chama a atenção pelas molduras laterais bastante largas, que foram necessárias por conta do aumento de bitolas da picape, contribuindo ainda para o visual de carro de rali da caminhonete. Já a traseira traz para-choque pintado de preto e o logotipo GR no lado direito da tampa da caçamba. As rodas são de 17 polegadas com pneus 265/65 R17.

Como é por dentro

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Ao abrir a porta nos deparamos com a cabine já conhecida da Hilux GR-S com seus bancos esportivos revestidos numa combinação de couro natural, suede e material sintético com detalhes vermelhos, que ostentam o logotipo GR nos encostos de cabeça. Eles apoiam bem o corpo, principalmente quando se contorna curvas com uma maior velocidade, transmitindo mais segurança.

O volante traz revestimento em couro perfurado e costuras em vermelho, oferecendo boa pegada, além de aletas para trocas de marcha logo atrás. Aliás, a GR-S continua sendo a única versão que traz paddle shifts. Detalhes em vermelho e acabamento que imita fibra de carbono também decoram a cabine.

Suspensão é protagonista

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Um dos melhores trabalhos que a Toyota Gazoo Racing fez foi na suspensão da nova Hilux GR-S 2024. Neste ponto, a picape média evoluiu um bocado, já que vem equipada com amortecedores tipo monotubo (substituindo os modelos twin-tube da SRX) com pistão flutuante de maior diâmetro e câmara de gás que, segundo a marca, tem maior força de amortecimento, enquanto as molas helicoidais contam com maior rigidez.

A suspensão dianteira foi redesenhada e trouxe um aumento de comprimento de 70 mm, fora que ganhou uma barra estabilizadora tubular mais leve. Já a suspensão traseira traz novo eixo reforçado com seção quadrada e aumento de comprimento em 77 mm.  

Tanto os amortecedores dianteiros quanto os traseiros foram reposicionados de modo a favorecer a dinâmica da picape e seu comportamento em curvas, principalmente em altas velocidades, segundo a marca. Os braços de suspensão foram estendidos. 

Temos também o aumento das bitolas, que ficaram consideravelmente mais largas. Na dianteira o ajuste foi de 140 mm, enquanto a bitola traseira foi “estendida” em 155 mm. Foi por esse motivo que a picape esportiva ganhou as molduras de para-lamas mais largos – e passou a ter um desenho mais encorpado. 

Todas essas novidades ajudaram a picape a ter uma melhor capacidade off-road. Como a Hilux GR-S é 20 mm mais alta, seu ângulo de ataque passou de 28,5º para 30,1º. 

Dimensões: 5.330 mm de comprimento, 3.085 mm de entre-eixos, 1.855 mm de largura, 1.815 mm de altura, 1.000 litros de caçamba ou 1.000 kg e 80 litros de tanque de combustível.

Como ela anda

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Apesar do nosso contato com a nova Hilux GR-S ter sido bem breve, deu para notar o quanto a picape evoluiu em relação a comportamento de suspensão e sua dinâmica no geral. 

Experimentamos a versão no Toyota GR Day, evento que a marca japonesa promove no Autódromo Velocitta – e que irá ter outras edições neste ano. A parte interessante é que antes de dirigir a Hilux GR-S 2024, tivemos a chance de rodar com a Hilux SRX, variante topo de linha “civil” da caminhonete.

Com isso podemos ver como muda a rodagem de uma picape para outra, mesmo que isso tenha sido com apenas uma volta em cada uma delas na pista de terra do Velocitta, que fica próxima ao autódromo principal. 

Antes disso, vale lembrar que a Hilux GR-S conta com motor 2.8 turbodiesel de 224 cv de potência e 55 kgfm de torque, consideravelmente acima dos 204 cv e 50,9 kgfm de torque da Hilux SRX. Essa é uma atualização que veio na fase 3 da Hilux GR-S no ano passado, algo que foi mantido na linha 2024.

Motor: 2.8, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 20V, sobrealimentado com turbo, diesel, comando de válvula duplo no cabeçote, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: 15,6:1
Potência: 224 cv a 3.000 rpm
Torque: 55 kgfm a 2.800 rpm
Peso/potência: 9,5 kg/cv
Peso/torque: 38,8 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: integral temporária 

Dados técnicos: direção elétrica; suspensões tipo independente com braços sobrepostos (dianteira) e eixo rígido com feixe de molas (traseira); freios a disco ventilados (dianteira) e disco sólidos (traseira)

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Pressionado o botão de partida, a Hilux GR-S 2024 liga seu motor 2.8 turbodiesel e saímos para a volta na pista de terra, que mescla de curvas fechadas a outras mais abertas, além de uma generosa reta. Logo na saída deu para perceber como a direção é muito mais na mão. 

Além disso, vale ressaltar que selecionamos a tração 4x4 para rodar com a picape na terra. Ela conta ainda com os modos de tração 4x2 traseira e 4x4 com reduzida. O sistema traz acionamento eletrônico, bloqueio do diferencial traseiro e controle ativo de tração. 

Outro ponto notado logo que saímos é como a picape é competente em filtrar o que acontece sob suas rodas, sendo mais suave do que a versão SRX. Na prática você vai sentir menos o sacolejar da cabine que é típico das picapes montadas sobre chassi. Não é o conforto de uma caminhonete monobloco, mas o salto nesse ponto é considerável.

Pé embaixo e o motor 2.8 diesel enche a turbina de geometria variável com força, dando uma resposta bem mais ágil do que a versão SRX. Por si só os 20 cv a mais e 4,1 kgfm de torque extras deixam a Hilux GR-S bem mais divertida de guiar, mas a suspensão faz questão de mostrar que é protagonista.

Na medida do possível e com toda segurança, forcei a picape nas curvas mais fechadas e seu comportamento foi surpreendente. Enquanto a Hilux SRX demanda mais cuidado ao virar o volante em velocidades mais altas em curvas mais fechadas, a Hilux GR-S faz isso com muita mais tranquilidade, se apoiando bem na suspensão e reduzindo (muito) a transferência de carga entre os amortecedores.

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Assim temos uma picape feita baseada em chassi que oscila muito menos a carroceria, o que para o motorista dá muito mais segurança em trafegar em velocidades um pouco mais altas em estradas de terra. Agradeça também as bitolas mais largas por isso. Menção honrosa também para a capacidade de frenagem da picape, que nesta versão tem freios a disco também na traseira. 

Na reta do circuito da estrada de terra batida, consegui chegar próximo dos 100 km/h sem aquela sensação de que a picape vai perder o controle. Além de todo o retrabalho na suspensão que já mencionamos, isso é mérito também da revisão feita na direção da Hilux GR-S 2024, que é mais rápida e permite que o motorista sinta melhor o veículo. Não é exagero dizer que a direção ficou mais próxima ao de um carro de passeio, sendo um tanto mais responsiva.

A grata surpresa é que, embora tenha um perfil que se aproxima dos carros de rali, a nova Hilux GR-S 2024 consegue ser até mais confortável do que a SRX na terra. Resta saber como ela se comporta em vias pavimentadas, mas isso ficará para a nova avaliação futura aqui na Mobiauto.

Equipamentos

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

A lista de equipamentos é recheada e tem como destaque os faróis bi-LED com ajuste automático de altura, lanternas de LED, central multimídia com tela de 9 polegadas e suporte a Apple CarPlay e Android Auto sem fio, sistema de som JBL com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, monitor com sistema de visão 360°. 

  • Soma também piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com intervenção no volante para trazer a picape de volta para o centro da faixa, sistema de frenagem automática de emergência. 
  • Monitor de pressão dos pneus
  • Chave presencial
  • Computador de bordo
  • Painel exclusivo GR Sport
  • Central multimídia com tela de 9 polegadas com Android Auto, Apple CarPlay sem fio
  • Sistema de som JBL com seis alto falantes, dois tweeters e um subwoofer
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Câmera de ré
  • Monitor com sistema de visão 360º
  • Faróis bi-LED
  • Luzes diurnas de LED
  • Lanternas de LED
  • Bancos de couro e suede GR Sport
  • Santantônio aerodinâmico
  • Capota marítima
  • Controle Ativo de Tração 
  • Modos de condução ECO e Power
  • Alerta de colisão frontal 
  • Sistema de frenagem automática de emergência
  • Sistema de Alerta de Mudança de Faixa 
  • Piloto automático adaptativo (ACC)
  • Faróis de neblina dianteiros de LED
  • Controles de tração e estabilidade
  • Assistente de partida em rampas
  • Controle de descida
  • Controle Ativo de Tração 
  • Controle de Estabilidade (VSC)
  • Controle de Oscilação do Trailer (TSC)
  • Diferencial de Deslizamento Limitado eletronicamente (LSD automático)
  • Bloqueio do diferencial traseiro
  • 7 airbags: dianteiro para motorista e passageiro, joelho para motorista, lateral para motorista e passageiro e cortina com cobertura para bancos dianteiros e traseiros

Vale a pena?

Versão renovada traz suspensão mais parruda e estilo exclusivo, mas surpreende também pelo conforto

Rodamos somente em estrada de terra com a Hilux GR-S, mas em apenas uma volta ela mostrou que seu desempenho na terra é muito superior ao das versões convencionais, sobretudo pela segurança transmitida pela direção mais direta e a suspensão mais parruda.

O conforto também foi destaque neste nosso breve contato, o que nos leva a crer que a picape média mais cara do Brasil vai atrair não somente quem quer uma picape com vocação mais esportiva com visual de modelo de rali, mas também donos de caminhonetes que fazem um uso familiar da caminhonete. 


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