VW Gol GTi tem quase 200 mil km rodados e preço de uma Ford Ranger

Hatch que estreou tecnologia no Brasil nos anos 80 tem ganhado certa valorização e status de clássico
Vinicius Moreira
Por
22.03.2024 às 06:40 • Atualizado em 23.04.2024
Hatch que estreou tecnologia no Brasil nos anos 80 tem ganhado certa valorização e status de clássico

Primeiro carro a ter injeção eletrônica na indústria brasileira, o Volkswagen Gol GTi já faz parte dos eleitos para as super-garagens de colecionadores. Mas qual o limite de preço para um clássico do porte do hatch? Originalidade, quilometragem e preservação são itens indispensáveis para acertar o valor.

E se um modelo ano 1989 do Gol GTi, aparentemente bem conservado, estiver disponível. Qual o valor máximo você aceitaria pagar por ele? O hatch está anunciado na loja Reginaldo de Campinas, que costuma vender modelos de raros e clássicos em ótimo estado de conservação ou até com quilometragem de seminovo.

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Mas essa conta não é tão simples, há modelos que envelhecem bem e em vez de usados, passam a ser considerados como clássicos. Dessa foram, fica mais complicado ainda precificar. Na tabela Fipe, o valor do Gol GTI 89 é de R$ 14.048. Vale lembrar que a tabela Fipe é praticamente dispensável quando falamos de colecionáveis.

No anúncio, o Gol está avaliado em R$ 300.000, o mesmo valor cobrado por uma Ford Ranger V6 0 km. Outro detalhe já exposto, o GTi já rodou bem e está próximo da casa dos 200 mil km rodados. Claro que, para um carro de 35 anos não são números ruins, uma média de pouco mais de 5.700 km por ano.

Para efeitos de comparação, o Honda City Touring é o hatch das marcas generalistas mais caro. Pelo mesmo valor cobrado pelo GTi, é possível comprar dois City topo de linha.

Com duas portas (comum para época), o GTi possui o interior com acabamento das portas em tecido, assim como os bancos Recaro. O Gol ainda tinha como opcional o ar-condicionado.

O motor é o conhecido AP 2.0 a gasolina, que rende 120 cv de potência e 18,4 kgfm de torque, algo expressivo para o final dos anos 80. O hatch chega aos 185 km/h de velocidade máxima e atinge o 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. O conjunto motriz possui uma transmissão manual de cinco marchas.

O painel de instrumentos com disposição de comandos em satélite ainda contava com um relógio digital, isso no final do século passado. Só não há ar-condicionado, que é perdoável por se tratar de um clássico, mas é um dos itens mais procurados em um veículo atualmente.

Apesar do valor colecionável, a Volkswagen não criou o Gol GTi com esse intuito, mas sim de melhorar seu produto à época e apresentar no que viria a ser o seu carro mais importante no Brasil - seus avanços tecnológicos.

Para efeitos de curiosidade, um Volkswagen Gol Last Edition, criado como objeto de coleção, hoje é avaliado em R$ 126.308.

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Crédito das imagens: Reginaldo de Campinas

 

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