Ford F-150 voltará ao Brasil com motor V8 e câmbio de Mustang

Picape grande teve seu lançamento confirmado para 2023 e quer ser pedra no sapato da 1500, carregando um motor mais potente
Renan Bandeira
Por
26.04.2022 às 15:07
Picape grande teve seu lançamento confirmado para 2023 e quer ser pedra no sapato da 1500, carregando um motor mais potente

As picapes grandes estão ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional, sejam de pequeno, médio ou grande porte. A bola da vez é a Ford F-150, que está confirmada para o Brasil e chegará em 2023 para bater de frente com a Ram 1500. 

A fabricante confirmou o lançamento dela no melhor estilo agroboy, durante a feira Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Ratificou, assim, uma informação que vem sendo divulgada pela Mobiauto desde setembro de 2020.

No evento, a marca expôs uma unidade da F-150 na versão Lariat FX4, que deve ser a configuração destinada ao nosso mercado, embora a montadora ainda não tenha cravado a informação.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Caso isso se confirme, podemos esperar por mais que um duelo entre picapes, mas uma briga entre “esportivos de caçamba”. Afinal, a F-150 Lariat também é empurrada por um motor V8 a gasolina, assim como a rival da Ram.

Picape grande teve seu lançamento confirmado para 2023 e quer ser pedra no sapato da 1500, carregando um motor mais potente

No caso do modelo da Ford, o propulsor é o mesmo Coyote do Mustang, assim como o câmbio automático de dez marchas. Mas não só de força e brutalidade ela viverá. A picapona deve trazer um pacote bem recheado de equipamentos de série.

A lista incluirá quadro de instrumentos digital, central multimídia de 12 polegadas com conexão sem fio, ar-condicionado digital de duas zonas e assistências ao motorista, como sistema de permanência em faixa, câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros.

Curioso para saber mais sobre a nova picape? A Mobiauto separou cinco curiosidades sobre a novata que chega para ser a maior, mais cara e mais bruta vendida pela Ford em nosso mercado e conta tudo neste artigo.

1) Motor e câmbio de Mustang

Já demos um spoiler acima sobre o monstro que a picape deve carregar embaixo do capô. O motor V8 será compartilhado do Mustang, e deve render 406 cv e 55,7 kgfm - como já é oferecido na Argentina.

Ele será o responsável por fazer a picapona ser mais potente que a Ram 1500, que carrega o V8 do Challenger, e tem 400 cv e 56,7 kgfm. No entanto, entrega um pouco menos torque. Junto a ele estará a caixa automática sequencial de dez marchas também herdada do muscle car.

Leia também: Ram 1500 e 2500: os custos surreais de manutenção das maiores picapes do Brasil

2) Tanque tamanho GG

Uma picape de quase 6 metros de comprimento, pesando mais de 3 toneladas e com um motor V8 não terá um consumo de encher os olhos, obviamente. Mas a versão Lariat equipada com o oito-cilindros em V chama a atenção por ter um tanque de combustível de 136 litros.

Considerando R$ 8 de preço para o litro da gasolina, o proprietário deixará mais de R$ 1.000 no posto para encher o tanque, por exemplo. Como referência, a Ram 1500 leva até 98 litros no mesmo compartimento.

Picape grande teve seu lançamento confirmado para 2023 e quer ser pedra no sapato da 1500, carregando um motor mais potente

3) Muito tamanho, pouca carga

São quase seis metros de comprimento, um V8 super potente, mas a capacidade de carga da picape não é das maiores. Comparando com a sua rival da Ram, que pode carregar até 610 kg na caçamba, a F-150 tem bons 1.039 kg de capacidade. 

No entanto, o número é bem próximo ao da Fiat Toro nas versões turbodiesel, que levam 1.000 kg. Lembrando que a picape da Fiat tem estrutura monobloco, que é menos robusta que a chassi-cabine da novata.

Leia também: Avaliação: Ram 1500 é picape brutamontes que te trata com gentileza

4) De família aventureira

A versão apresentada no Agrishow foi a Lariat com pacote off-road FX4. Com ele, a F-150 ganha detalhes visuais mais aventureiros e garante o passaporte para fazer parte da família FX4 da Ford no Brasil, que já conta com a Maverick e Ranger.

Picape grande teve seu lançamento confirmado para 2023 e quer ser pedra no sapato da 1500, carregando um motor mais potente

5) Produção de milhões

Em janeiro deste ano, a Ford comemorou a marca de 40 milhões de unidades produzidas das picapes Série F, se tornando o segundo veículo mais vendido da história e ficando atrás apenas do Toyota Corolla.

A família é vendida nos Estados Unidos desde 1948 e tem atualmente a F-150 como carro chefe para manter o bom volume de vendas. No Brasil, a F-150 já foi comercializada entre 1994 e 2002, mas poucos se lembram de sua passagem.

Você também poderá se interessar por:

Ram 1500 TRX vira monstro de 6 rodas e R$ 1,3 milhão contra o apocalipse

Avaliação: nova Fiat Toro 4x4 diesel melhorou o desempenho off-road?

Dono da 1ª Ram 1500 no Brasil tem uma Dodge 1971 e foi ao Alasca de picape

Ram 3500: o que esperar da picape mais bruta já vendida no Brasil


Comentários