Ford F-150 Lightning, a picape tão elétrica que até gera energia para uma casa

Com motores que rendem 570 cv, primeira picape elétrica da Ford causou tanto burburinho que até o presidente dos EUA quebrou um protocolo para dirigi-la
Renan Bandeira
Por
20.05.2021 às 13:48
Com motores que rendem 570 cv, primeira picape elétrica da Ford causou tanto burburinho que até o presidente dos EUA quebrou um protocolo para dirigi-la

Depois de aparições sob forte camuflagem, a Ford F-150 Lightning deixou a roupagem de lado e foi apresentada pela fabricante nesta semana. 

Um dos primeiros a testar a inédita picape totalmente elétrica da marca foi ninguém menos que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que visitou a fábrica de Dearborn, Michigan, pouco antes do lançamento oficial do novo produto.

Biden foi ao campo de provas e dirigiu uma F-150 elétrica na cor prata, ainda camuflada, quebrando o protocolo do governo que recomenda que presidentes do país não guiem carros durante o mandato, por questões de segurança.

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O presidente parece ter gostado do que viu. Ele contou aos repórteres presentes no evento que o veículo acelerou de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos - especificação que foi confirmada só mais tarde pela fabricante.

A picape é empurrada por dois motores elétricos que rendem 570 cv e 107 kgfm de torque na opção mais potente. Segundo a Ford, ela carrega na caçamba até 900 kg, o que não é tanto, mas arrastar mais de 4,5 toneladas de reboque, capacidade bem mais estimada pelos americanos.

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As configurações mais básicas devem ser calibradas em 431 cv e 107 kgfm. A autonomia da bateria terá alcance entre 370 km e 500 km, seguindo o padrão norte-americano EPA. 

De acordo com a montadora, o carregamento de 15% a 80% das baterias deve acontecer em 41 minutos com carregador rápido de 150 kW. Já em carregadores domésticos de 80A, com base nos padrões SAE, serão necessárias até oito horas para preencher de 15% a 100% da carga.

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Um ponto inusitado é que a F-150 Lightning pode atuar como gerador de energia para residências. Ela é equipada com o sistema Intelligent Backup Power, que permite o uso da energia armazenada nas baterias para alimentar uma casa em caso de falta de eletricidade.

A capacidade de descarregamento é de 9,6 kW, suficiente para manter o local ligado por até três dias.

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A Lightning manteve o visual robusto das outras opções da série F-150, mas ganhou uma fita horizontal de LED na grade - que também é nova - que liga os dois faróis, incrementando o visual para dar um ar mais futurista. Na traseira, as lanternas tomam a tampa da caçamba e a assinatura F-150 está em baixo relevo.

Por dentro, a principal novidade em relação às versões a combustão é um novo quadro de instrumentos digital de 12 polegadas e a nova central multimídia SYNC 4A, com tela vertical de 15,5 polegadas e comando de voz via Alexa - que devem equipar apenas as variantes mais completas.

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Ela vem para o Brasil?

Conforme a Mobiauto contou em março deste ano, a Ford registrou no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) peças da F-150, aumentando as possibilidades da picape desembarcar no Brasil. Não se sabe se virá opções com motorização convencional ou o exemplar elétrico, então, aguardemos.

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A F-150 viria para competir com a Ram 1500 no segmento de picapes grandes com PBT (Peso Bruto Total) abaixo de 3,5 toneladas, o que ainda lhe permitiria ser conduzida por motoristas dotados de CNH tipo B.

Ficaria, portanto, entre as médias Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger e cia, e a grandalhona Ram 2500. No mercado norte-americano, a primeira picape 100% elétrica da Ford deve chegar ao mercado no primeiro semestre do próximo ano.

Imagens: Divulgação Ford e CNN

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