Fiat Uno terá o enterro digno que o Palio não teve

Diferente do primo Fiat Palio, o Uno terá uma série limitada de despedida para fechar com chave de ouro sua trajetória por aqui. Veja os detalhes
Renan Bandeira
Por
18.10.2021 às 18:13
Diferente do primo Fiat Palio, o Uno terá uma série limitada de despedida para fechar com chave de ouro sua trajetória por aqui. Veja os detalhes

O Fiat Uno está com os dias contados no Brasil. O hatch deixará a linha de produção definitivamente até o fim deste ano por não se enquadrar nas novas leis de emissão da sétima fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), que serão implantadas em janeiro de 2022.

No entanto, diferente de seu primo Palio e do VW Fox, que saíram de linha pela porta dos fundos, o Uninho terá um final feliz. A Fiat dará ao lendário modelo uma edição especial de despedida, com unidades limitadas e que colocará um ponto final digno na trajetória do segundo veículo mais vendido da história da nossa indústria.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

A Mobiauto, inclusive, já contou em primeira mão neste outro artigo que a Stellantis planejava dar uma série especial de despedida ao Uno, mas pode afirmar agora que ela, de fato, sairá do papel.

Versão à la Grazie Mille

Ainda não há informações sobre como será o visual. Entretanto, a nossa reportagem apurou que a ideia da marca é criar uma série à la “Grazie Mille”, a edição de despedida da primeira geração do Uno, vendida em seus últimos dias como Mille.

Na época, o Grazie Mille teve 2.000 unidades limitadas e numeradas, trazendo plaquetas com numeração do chassi no painel e outros elementos exclusivos, como pintura Verde Saquarema, adesivos, soleiras, pedais de metal, quadro de instrumentos com novos grafismos, entre outros.

Leia também: Por que o Renault Kwid foi “forçado” a ser tirado de linha na Argentina

Diferente do primo Fiat Palio, o Uno terá uma série limitada de despedida para fechar com chave de ouro sua trajetória por aqui. Veja os detalhes

Desta vez, o número deve ser reduzido, ficando entre 500 ou 800 unidades produzidas. O motivo da limitação é a escassez de semicondutores que está prejudicando toda a indústria nacional e que não vai permitir uma produção mais elevada da versão.

Esse é o motivo, inclusive, que afastou o Uno da linha de produção neste ano, em Betim (MG). Com a falta de peças, a Stellantis priorizou a produção de Strada, Argo e Mobi, por exemplo, que são modelos com maior volume de emplacamentos atualmente.

Quando ele voltará à linha de produção e o momento do lançamento da versão de despedida ainda são incógnitas, mas é provável que a marca irá viabilizar isso rapidamente. 

Diferente do primo Fiat Palio, o Uno terá uma série limitada de despedida para fechar com chave de ouro sua trajetória por aqui. Veja os detalhes

Leia também: Vale a pena comprar um carro na Black Friday?

Afinal, a versão de despedida deve ter como base a atual Attractive 1.0 e não se enquadrará nas regras do Proconve L7, tendo como data limite para a produção, 31 de dezembro de 2021.

Você também pode se interessar por:

Fiat Strada tem fila enorme, versões suspensas e Volcano a R$ 110.000

Avaliação: Fiat Toro 2022, o que melhorou e o que deveria ter melhorado

Qual o percentual de tolerância em uma multa por excesso de velocidade?

Jeep Commander já está mais caro mesmo para quem comprou e não recebeu


Comentários