Fiat Titano: nome da nova picape média da marca está confirmado

Inédita picape média da marca italiana com estrutura cabine sobre chassi já tem nome e data para chegar
Renan Bandeira
Por
12.05.2023 às 10:21 • Atualizado em 30.05.2023
Inédita picape média da marca italiana com estrutura cabine sobre chassi já tem nome e data para chegar

A Fiat confirmou nesta sexta-feira (12) que Titano é o nome da sua inédita picape média com estrutura cabine sobre chassi. A novata será apresentada ao nosso mercado ainda em 2023, no segundo semestre e brigará com Toyota Hilux e cia.

A chegada dela foi confirmada pela própria Fiat no fim do ano passado.  “O início da comercialização do novo modelo do segmento de D-picapes (média) será no segundo semestre de 2023”, diz o comunicado. 

“Atualmente, o veículo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG)”, finaliza.

Atualmente, o segmento de picapes médias (D) é dominado pela Hilux, que é líder de vendas da categoria. Mas a Titano terá como concorrentes também a Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.

Outra rival deve ser a Ram Rampage, que embora tenha uma plataforma em monobloco, como a de SUVs, pode competir em preços com a picape Fiat.

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A Fiat Titano nada mais é que uma versão da marca italiana da Peugeot Landtrek, que chegou a ser anunciada para nosso mercado sob a insígnia da marca francesa, mas teve seu lançamento aqui atrasado. 

O motivo agora sabemos. A Stellantis, conglomerado que administra as marcas de PSA e FCA, mudou a estratégia e passou a picape do guarda-chuva da Peugeot para o da Fiat, onde ganhará todas as inscrições "Fiat" que já conhecemos.

Derivada da picape chinesa F70, um projeto desenvolvido pela então PSA com a Changan, ela é comercializada em outros países da América Latina e na África do Sul como Landtrek.

Nos mercados onde já é vendida, ela mede 5.390 mm de comprimento na configuração cabine dupla, sendo 1.963 mm de largura, 3.180 mm de entre-eixos e até 1.835 mm de altura. Como comparação, ela tem 7,5 cm, 10,8 cm, 9,5 cm e 2 cm a mais do que a Hilux nas respectivas dimensões.

Possui, ainda, 29 graus de ângulo de ataque, 25 graus de transposição de rampa e 27 graus de saída, além de 600 mm de nível máximo de imersão, até 42 graus de inclinação lateral e até 3 toneladas de capacidade de reboque. A capacidade de carga declarada em outros países é de 1,2 tonelada e a de reboque, de até 3,5 toneladas.

A Stellantis publicou um teaser que mostra ainda alguns detalhes relevantes, como a grade com acabamento em black piano, as lanternas com guias de LED, os acabamentos cromados, rack de teto, santantonio robusto e câmera frontal, que indica um sistema de visão 360º.

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Motor a diesel

Quanto ao motor, na época de preparação para nosso mercado enquanto Peugeot, a Landtrek seria comercializada com o 2.0 BlueHDi de 181 cv de potência e 40,8 kgfm de torque mais câmbio automático de seis marchas e tração 4x4. Era pouco para a atual realidade do segmento.

Agora, espera-se que a picape com logotipo Fiat traga sob o capô o propulsor 2.2 MultiJet II de 203 cv e 44,9 kgfm. É o mesmo propulsor que estará presente na nova Ram Rampage, e que aos poucos deve substituir o atual 2.0 MultiJet em toda a gama da Stellantis. O câmbio, assim, passa a ser de nove velocidades, da ZF.

A Stellantis não anunciou de onde virá a picape, mas atualmente a Peugeot Landtrek é montada pela Nordex em Montevidéu (Uruguai). Entretanto, já há planos divulgados para produzi-la em Córdoba (Argentina). É de lá que ela deve ser importada.

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