Fiat Pulse: os principais problemas do Fiat Pulse, segundo os donos

Lançado há pouco mais de um ano, SUV baseado no Argo vende bem, mas já tem suas questões
FM
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09.03.2023 às 08:00
Lançado há pouco mais de um ano, SUV baseado no Argo vende bem, mas já tem suas questões

 O Fiat Pulse foi um daqueles carros cercados de expectativa. Afinal, foi o primeiro SUV compacto da Fiat - e o primeiro utilitário esportivo da marca feito aqui. Além disso, teve inúmeras campanha de marketing e chegou a ser conhecido como o carro do “BBB”, quando a montadora ainda patrocinava o reality-show. A fama, porém, também traz a reboque problemas comuns.

Lançado em outubro de 2021, o Pulse é produzido em Betim (MG), com a base do Argo. Só não espalha não, porque a Fiat refuta que ele seja um simples SUV do compacto. Mas o fato é que o modelo usa a mesma arquitetura MLA que serve ao hatch, ao Cronos e ao Fastback.

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No caso do Pulse, além de mais alto, o vão livre do solo do Pulse é de 22,4 cm. A Fiat mexeu na geometria da suspensão traseira (eixo de torção) do crossover para ganhar espaço no porta-malas (370 litros, só que na medição de água, e não VDA, aquela com blocos) e crescer o entre-eixos em 1,1 cm (2,53 m no total).

A linha “civil” do Pulse mantém os conjuntos do lançamento. Hoje vendido em cinco versões, começa na Drive com o motor 1.3 Firefly aspirado de 107/98 cv e câmbio manual por R$ 98.990, que faz dele o SUV mais barato do momento no mercado. 

Porém, queremos falar mesmo, é da versão com câmbio CVT que simula sete marchas e acrescenta R$ 7.000 no valor do carro. Já que é ele um dos principais problemas do Pulse.

Tem ainda as opções com o 1.0 turbo GSE T200 de 130/125 cv de potência, sempre com transmissão continuamente variável. Esse conjunto serve aos Pulse Audace (R$ 117.990) e Impetus (R$ 128.990).

Lançado há pouco mais de um ano, SUV baseado no Argo vende bem, mas já tem suas questões

No fim do ano passado, contudo, a Fiat emprestou um veneno - literalmente - ao segmento de SUVs e lançou a versão Abarth. O primeiro carro no Brasil preparado pela divisão esportiva do escorpião. Custa R$ 149.990 e usa o motor 1.3 turbinado de 185/180 cv. Um canhãozinho divertido.

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Neste posicionamento, o Pulse foi o quinto SUV compacto mais vendido do país em 2022, com pouco mais de 50 mil unidades e pouca coisa atrás do Jeep Renegade. Nos dois primeiros meses de 2023, são quase 6 mil unidades emplacadas.

Mesmo assim e com pouco tempo de vida, o Pulse não está livre de problemas comuns, segundo seus donos. Além das queixas em relação à transmissão CVT já mencionada, há muitos relatos no site do Reclame Aqui e em grupos de proprietários sobre falhas no motor, na bomba de óleo e defeitos crônicos no acabamento.

Veja agora os principais problemas do Fiat Pulse, segundo os donos.

Fiat Pulse: Principais problemas

Câmbio

Lançado há pouco mais de um ano, SUV baseado no Argo vende bem, mas já tem suas questões

O Fiat Pulse estreou o câmbio CVT na linha Fiat no Brasil, mas é fonte de problemas para os donos. As reclamações dizem respeito a transmissões que travam. Inclusive, na posição Parking, e com os motoristas não conseguindo tirar a chave da ignição, mesmo com o motor desligado e a alavanca em “P”. 

Alguns casos foram resolvidos, mas a maioria ainda está sem resposta.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4 e Caso 5

Bomba de óleo

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Falhas na peça também são usuais nas reclamações que dizem respeito ao Pulse. Segundo os depoimentos, inclusive, a orientação da própria Fiat aos concessionários é de efetuar a troca gratuita da bomba de óleo em caso de defeito.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3 e Caso 4

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Está possuído?

Lançado há pouco mais de um ano, SUV baseado no Argo vende bem, mas já tem suas questões

São muitos os relatos de Pulse cujo motor para de funcionar do nada, seja com o conjunto aspirado ou turbo. Em outros casos, dificuldades em dar partida em um dia, mas no outro o SUV pega normalmente. Há ainda depoimentos de falhas e engasgos no desempenho.

As razões são variadas. Algumas revendas apontam que a causa está na falha no sistema de injeção ou dos bicos injetores. Outros botam a culpa na bateria ou mesmo no alternador. Poucos foram respondidos pela Fiat.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5, Caso 6, Caso 7, Caso 8 e Caso 9

Acabamento externo e interno

Lançado há pouco mais de um ano, SUV baseado no Argo vende bem, mas já tem suas questões

O SUV é uma fábrica de queixas sobre o acabamento. Seja na cabine ou mesmo na carroceria. Entre os principais problemas relatados pelos donos de Fiat Pulse estão: falhas na pintura, arranhões na lataria e nos vidros de veículos que acabaram de sair da revenda, peças plásticas no painel e lanternas desalinhadas e barulhos excessivos no interior.

Relatos: Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4, Caso 5 e Caso 6

Recalls

Com menos de dois anos de uso, o Fiat Pulse já teve três recalls:

  • Troca da central do sensor de estacionamento traseiro em carros produzidos em 2022
  • Substituição do duto de combustível em SUVs fabricados em 2022
  • Troca da bomba de alta pressão de combustível em unidades feitas entre 2022 e 2023

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