Elétricos desvalorizam mais do que o dobro em relação a carros à combustão
O ano de 2023 foi um marco para os carros elétricos no segmento de novos, com as vendas aumentando em mais de 70% em relação a 2022. No entanto, a situação do mercado de usados é totalmente diferente. Os elétricos enfrentam uma desvalorização média maior que o dobro do mercado geral.
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Estudos feitos pela Mobiauto revelam que entre janeiro e
outubro do ano passado esses veículos sofreram queda de 16,28% em seu preço,
muito maior que os 7,87% e 8,78% sofridos respectivamente por todo mercado de
automóveis e pelos híbridos.
Segundo a análise, a menor queda registrada de um modelo foi do Mercedes EQC, de 3,89%. Já a maior atingiu o Audi e-tron, que sofreu uma significativa desvalorização de 29,1%.
Existem alguns motivos para explicar esse fenômeno. Um deles é a desconfiança de muitos compradores em relação a durabilidade da bateria que alimenta esses veículos, mesmo que o item tenha vida média garantida de oito anos.
Além disso, os usados sofrem pela expansão do segmento. Com a chegada da BYD e GWM e seus preços abaixo do mercado no Brasil, muitas montadoras se viram impelidas a baixarem seus valores para continuar competindo. Assim, muitos usados ultrapassados acabam por ter a mesma faixa de preço de um novo lançamento EV.
Exemplos práticos
É possível observar a desvalorização estatísticas apresentada pela Mobiauto em situações práticas. Por exemplo, pode-se encontrar um Nissan Leaf, que custa R$ 298.490 como 0km, sendo ofertado por R$ 208.900 no segmento de usados.
O Renault Zoe saiu de linha no Brasil no ano passado sem deixar muitas saudades, graças à concorrência chinesa. O carro custava R$ 239.990, e já pode ser encontrado no mercado de usados com preço de R$ 135.900.
É possível analisar os valores do Nissan Frontier, um veículo à combustível com mesma faixa de valor dos dois carros já mencionados, para se ter uma ideia da desvalorização. Uma Configuração Attack AT 4x4 novo tem preços a partir de R$268.450 e pode ser encontrado com valor de R$210.980 no segmento de seminovos.
O Fiat 500e, que tem valor a partir de R$ 214.990, pode ser encontrado no mercado de usados por R$ 138.220. Um Jeep Compass Limited T270 pode até possuir um preço acima do 500e, R$ 223.990, mas possui oferta mínima para seminovo de R$ 167.590, com a maioria dos anúncios em torno de R$ 200 mil.
Já o CAOA Chery iCar teve seu preço reduzido em quase R$ 30 mil no ano passado para conseguir competir com marcas como BYD e GWM. Antes da redução o carro custava cerca de R$ 150 mil e agora pode ser encontrado no mercado de usados com o valor de R$ 104.970.
O Volkswagen T-Cross 200 TSI tem preços a partir de R$ 142.990, um pouco mais barato que o CAOA, e tem propostas de no mínimo R$ 121.900 no segmento seminovos.