Citroën Basalt Feel Turbo 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
O Citroën Basalt é o último integrante da família C-Cubed da marca francesa. Lançado como uma opção mais “popular” entre os SUVs 0 km, o modelo tem bons diferenciais quando o assunto é espaço interno e capacidade de porta-malas. Mas e o consumo?
Quando o Basalt recebe a motorização turbo e câmbio automático, a brincadeira fica ainda melhor. Pois foi exatamente a versão Feel Turbo do SUV que a Mobiauto testou seu consumo. Já testamos o Basalt Feel 1.0 MT e, agora chegou a vez de ver se a conta desempenho x consumo faz sentido na variante Feel Turbo.
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Citroën Basalt Feel Turbo 2025 – Consumo
O Inmetro atesta um consumo para o Basalt Feel Turbo de 8,4 km/l na cidade e 9,6 kml na estrada com etanol, enquanto com gasolina o gasto é de 12,1 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada.
Entretanto, rodar com o SUV cupê nas ruas é diferente. Somamos 289 km rodados no ciclo urbano com o Basalt. Entre trechos mais fluídos e travados, a velocidade média foi de 20 km/h. Assim, após o abastecimento o consumo foi de 9 km/l na cidade. Lembrando que o teste foi feito com gasolina no tanque e com o ar-condicionado ligado, ainda que no mínimo.
Já na estrada, o odômetro registrou exatos 100 km de distância no trecho de ida e volta entre São Paulo (SP) e Guararema (SP). A velocidade média de 100 km/h mostra que não pegamos trânsito, exceto o período de parada em dois pedágios. Nessa viagem, o Basalt conseguiu registrar 14,3 km/l, um consumo melhor do que o apontado pelo Inmetro.
Citroën Basalt Feel Turbo 2025 – Desempenho
O salto que o Basalt oferta ao receber o motor Turbo200 é perceptível desde a primeira pisada no acelerador. Com 1.182 kg, o SUV cupê até 130 cv com motor turbo e câmbio do tipo CVT de sete marchas simuladas.
O casamento entre câmbio CVT e motor das marcas Stellantis está entre os melhores do mercado. Esse tipo de transmissão com sete marchas simuladas costuma amarrar um pouco as saídas e retomadas. Em contraponto, o motor não tem aquele turbo leg de outro rivais como VW Nivus e T-Cross.
Na prática, o Basalt vai precisar girar bem para entregar os 130 cv, mas o torque chega bem antes com apenas 1.750 rpm. Isso é mais do que suficiente para proposta do SUV, seja na estrada ou na cidade, onde ainda testamos o Basalt com cinco ocupantes.
Em velocidades mais altas, as curvas não são contornadas com a mesma firmeza que um Peugeot 2008, mas nada que desperte insegurança. Com uma boa altura do solo (18 cm), e ângulos de ataque e saída, o Basalt não vai raspar com facilidade, caso você não antecipe algum buraco ou valeta.
O que faltou mesmo é o conforto para trajetos mais longos. Seja para o motorista ou passageiros, os bancos não estão entre os pontos altos do Basalt, mesmo com o bom espaço interno.
Citroën Basalt 2025 – Preços e versões
Citroën Basalt Feel 1.0 – R$ 100.490
Citroën Basalt Feel Turbo 200 – R$ 118.290
Citroën Basalt Shine Turbo 200 – R$ 1120.900
Citroën Basalt 2025 – Rivais
Renault Kardian Evolution – R$ 124.190
Fiat Pulse Drive 1.3 AT Flex – R$ 116.990
Volkswagen Nivus Sense – R$ 119.990
Jeep Renegade – R$ 119.990
Citroën Basalt 2025 – Ficha Técnica
Motor: 1.0 turbo flex, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, injeção direta
Potência: 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio: automático do tipo CVT com sete marchas simuladas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10s e 9,6 s (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 197 km/h e 199 km/h (gasolina/etanol)
Citroën Basalt Feel Turbo 2025 (Inmetro): 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina
Dimensões: 4,34 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos, 490 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.