Citroën Basalt Feel 1.0 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada
Na tendência dos SUVs cupês, a Citroën lançou o Basalt em 2024 com boas sacadas para brigar no segmento mais disputado do mercado atualmente: o dos SUVs compactos. Com espaço interno generoso, porta-malas com 490 litros, o Basalt ainda tem motorização turbo, exceto na variante de entrada.
E é exatamente a versão mais básica do Basalt, a única com motor 1.0 aspirado flex, que Mobiauto colocou à prova para ver como o SUV se sai no consumo de combustível rodando em condições reais, tanto no ciclo urbano como no rodoviário.
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Citroën Basalt Feel 1.0 2025 – Consumo
Antes de tudo, na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, consta os seguintes dados para o Basalt Feel 1.0:9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.
Para aferir o consumo do Basalt, na cidade, rodamos exatos 272 km nos mais variados trajetos. Além disso, o SUV com motor aspirado e câmbio manual foi do trânsito mais fluido até os temidos congestionamentos, nos quais uma transmissão automática faz falta. Nesse cenário, nosso consumo foi de 10,3 km/l sempre com gasolina.
No trajeto rodoviário foram 101,2 km rodados em uma velocidade média de 100 km/h para um consumo de 16,6 km/l, também com gasolina. Sendo assim, o Basalt teve um gasto com combustível pior na cidade e melhor na estrada em comparação com os números do Inmetro.
Citroën Basalt Feel 1.0 2025 - Desempenho
Mesmo com o motor aspirado entregando 71 cv e 10 kgfm de torque (gasolina), o Basalt aspirado consegue desempenhar em 120 km/h (limite da via) com uma rotação pouco acima dos 3.000 rpm no marcador. Porém, caso seja necessária uma retomada ou ultrapassagem mais rápida, não conte com o SUV.
As subidas também proporcionam uma perda de velocidade lenta, mas que vai acontecer sem o embalo devido. Além disso, o desempenho piora com mais ocupantes no Basalt ou com o porta-malas carregado – situação que pode ser comum por sua proposta familiar devido ao seu amplo espaço interno.
Ao reduzir da quinta para quarta marcha e buscar os 10 kgfm de torque, o som do motor invade a cabine com facilidade, ainda mais se estiver acima dos 100 km/h. Por isso, o Basalt vai bem com o 1.0 Firefly na cidade, mas não consegue fazer milagre com até 75 cv para tracionar no mínimo seus 1.120 kg em ordem de marcha.
Citroën Basalt 2025 – Preços e versões
Citroën Basalt Feel 1.0 – R$ 100.490
Citroën Basalt Feel Turbo 200 – R$ 116.900
Citroën Basalt Shine Turbo 200 – R$ 118.200
Citroën Basalt Feel 1.0 2025 – Rivais
Volkswagen Nivus Comfortline – R$ 143.490
Fiat Fastback Turbo 200 Flex AT – R$ 119.990
Citroën Basalt Feel 1.0 2025 – ficha técnica
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três
cilindros, aspirado, flex
Potência: 71/75 cv a 6000 rpm (gasolina/etanol)
Torque: 10/10,5 kgfm a 3.250 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio: manual de cinco marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 16,4/15,2 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima: 154/157 km/h (gasolina/etanol)
Citroën Basalt Feel 1.0 2025 (Inmetro): 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina
Dimensões: 4,34 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos, 490 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível
Citroën Basalt Feel 1.0 2025 - itens de série
- Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7” customizável
- 4 Airbags - laterais e dianteiros
- Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
- Painel de instrumentos digital TFT de 7 polegadas
- Retrovisor com ajuste elétrico
- Câmera de ré
- Três entradas USB
- Retrovisores elétricos
- Luzes de condução diurna (DRL) com leds
- Seis alto-falantes
- Ar-condicionado
- Banco do motorista e volante com regulagem de altura
- Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
- Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
- Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
- Alarme
- Bocal do combustível com destravamento elétrico
- Direção elétrica com ajuste de altura
Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus a quantidade de litros abastecido na bomba.
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Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.