Citroën Basalt Feel 1.0 2025: testamos o consumo do SUV na cidade e estrada

Único com motor aspirado da linha, SUV cupê tem o mesmo motor do Fiat Mobi
Vinicius Moreira
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18.03.2025 às 20:03 • Atualizado em 25.04.2025
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Único com motor aspirado da linha, SUV cupê tem o mesmo motor do Fiat Mobi

Na tendência dos SUVs cupês, a Citroën lançou o Basalt em 2024 com boas sacadas para brigar no segmento mais disputado do mercado atualmente: o dos SUVs compactos. Com espaço interno generoso, porta-malas com 490 litros, o Basalt ainda tem motorização turbo, exceto na variante de entrada.

E é exatamente a versão mais básica do Basalt, a única com motor 1.0 aspirado flex, que Mobiauto colocou à prova para ver como o SUV se sai no consumo de combustível rodando em condições reais, tanto no ciclo urbano como no rodoviário.

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Citroën Basalt Feel 1.0 2025 – Consumo

Antes de tudo, na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, consta os seguintes dados para o Basalt Feel 1.0:9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.

Para aferir o consumo do Basalt, na cidade, rodamos exatos 272 km nos mais variados trajetos. Além disso, o SUV com motor aspirado e câmbio manual foi do trânsito mais fluido até os temidos congestionamentos, nos quais uma transmissão automática faz falta. Nesse cenário, nosso consumo foi de 10,3 km/l sempre com gasolina.

No trajeto rodoviário foram 101,2 km rodados em uma velocidade média de 100 km/h para um consumo de 16,6 km/l, também com gasolina. Sendo assim, o Basalt teve um gasto com combustível pior na cidade e melhor na estrada em comparação com os números do Inmetro.

Citroën Basalt Feel 1.0 2025 - Desempenho

Mesmo com o motor aspirado entregando 71 cv e 10 kgfm de torque (gasolina), o Basalt aspirado consegue desempenhar em 120 km/h (limite da via) com uma rotação pouco acima dos 3.000 rpm no marcador. Porém, caso seja necessária uma retomada ou ultrapassagem mais rápida, não conte com o SUV.

As subidas também proporcionam uma perda de velocidade lenta, mas que vai acontecer sem o embalo devido. Além disso, o desempenho piora com mais ocupantes no Basalt ou com o porta-malas carregado – situação que pode ser comum por sua proposta familiar devido ao seu amplo espaço interno.

Ao reduzir da quinta para quarta marcha e buscar os 10 kgfm de torque, o som do motor invade a cabine com facilidade, ainda mais se estiver acima dos 100 km/h. Por isso, o Basalt vai bem com o 1.0 Firefly na cidade, mas não consegue fazer milagre com até 75 cv para tracionar no mínimo seus 1.120 kg em ordem de marcha.

Citroën Basalt 2025 – Preços e versões

Citroën Basalt Feel 1.0 – R$ 100.490

Citroën Basalt Feel Turbo 200 – R$ 116.900

Citroën Basalt Shine Turbo 200 – R$ 118.200

Citroën Basalt Feel 1.0 2025 – Rivais

Volkswagen Nivus Comfortline – R$ 143.490

Fiat Fastback Turbo 200 Flex AT – R$ 119.990

Citroën Basalt Feel 1.0 2025 – ficha técnica

Motor: 1.0, dianteiro, transversal, três cilindros, aspirado, flex
Potência:
  71/75 cv a 6000 rpm (gasolina/etanol)
Torque:
 10/10,5 kgfm a 3.250 rpm (gasolina/etanol)
Câmbio:
  manual de cinco marchas
Tração:
 dianteira
0 a 100 km/h:
 16,4/15,2 segundos (gasolina/etanol)
Velocidade máxima:
 154/157 km/h (gasolina/etanol)

Citroën Basalt Feel 1.0 2025 (Inmetro): 9,2 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada com etanol e 13,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina

Dimensões: 4,34 metros de comprimento, 1,58 m de altura, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos, 490 litros de porta-malas e 47 litros de tanque de combustível

Citroën Basalt Feel 1.0 2025 - itens de série

  • Motor 1.0 Firefly e câmbio manual de cinco marchas
  • Painel digital colorido de 7” customizável
  • 4 Airbags - laterais e dianteiros
  • Citroën Connect Touchscreen de 10” com Android Auto e Apple Carplay sem fio com comandos no volante
  • Painel de instrumentos digital TFT de 7 polegadas
  • Retrovisor com ajuste elétrico
  • Câmera de ré
  • Três entradas USB
  • Retrovisores elétricos
  • Luzes de condução diurna (DRL) com leds
  • Seis alto-falantes
  • Ar-condicionado
  • Banco do motorista e volante com regulagem de altura
  • Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função one touch
  • Rodas de 16” de liga-leve com pneus 205/60
  • Travas elétricas com acionamento por telecomando da chave canivete
  • Alarme
  • Bocal do combustível com destravamento elétrico
  • Direção elétrica com ajuste de altura

Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus a quantidade de litros abastecido na bomba.

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