Honda City EX 2025: testamos o consumo do sedan na cidade e estrada
A linha Honda New City (hatch e sedan) foi renovada no ano passado. Mudanças pontuais no visual e uma atualização no motor 1.5 aspirado foram feitas por conta do Proconve PL8. Além disso, a montadora deixou as versões de entrada com uma lista de equipamentos mais robusta.
Entre as novidades, por exemplo, estão o freio de estacionamento eletrônico, brake hold, carregador de celular por indução e Honda Sensing já a partir do City EX, versão posicionada logo acima da variante de entrada LX.
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Pois foi exatamente a versão EX que a Mobiauto teve a oportunidade de testar e registrar o consumo de combustível do sedan na vida real.
Honda City EX 2025 – consumo de combustível
Os dados de consumo do Honda City sedan apontados pelo Inmetro já indicam bons sinais: 9,3 km/l para cidade e de 10,4 km/l para a estrada com etanol e 12,8 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada.
Sempre abastecido com gasolina e ar-condicionado ligado, rodamos 249 km no ciclo urbano com o City EX. Trajetos diários de 70 km, com velocidade média de 20 km/h, percursos mais travados e fluídos em horários diferentes. Foi assim que chegamos aos 13,2 km/l rodando na cidade.
Já para o teste rodoviário, uma viagem de ida e volta entre a cidade e São Paulo e Guararema (SP). Foram 103,2 km rodados em uma velocidade média de 91 km/k. Ao fim, o City EX registrou 16,6 km/l.
Assim, em nosso teste, o City sedan foi melhor que no Inmetro, tanto na cidade como na estrada.
Honda City EX 2025 – desempenho
O preço do City EX é maior frente aos seus concorrentes (veja abaixo). Mas a Honda entrega o quanto pede pelo sedan? A resposta é sim. A dinâmica do City traz uma direção agradável desde a entrada no veículo.
Na versão EX, a ergonomia é bem acertada, assim como a empunhadura ao volante. Os bancos, apesar de revestidos de tecido, trazem uma boa acomodação, principalmente na sua faixa de preço.
O motor 1.5 aspirado oferta até 126 e 15,8 kgfm de torque, não é pouca coisa para o sedan de 1.170 kg. Em um cenário com cada vez mais motores turbos, o propulsor naturalmente aspirado da Honda precisa de rotações altas para entregar o que tem de melhor. Aliado ao câmbio do tipo CVT, que segura um pouco, as acelerações e saídas vão precisar de um pouco mais de paciência. Nem mesmo o belo isolamento acústico do City vai evitar o som do motor invadindo a cabine, caso você precise de uma aceleração mais brusca.
O City entrega o que promete, um sedan confortável de guiar, com uma calibração de suspensão superior aos rivais e sem precisar recorrer à turbina para ter fôlego seja na cidade ou estrada.
Honda City EX 2025 – concorrentes
- Fiat Cronos Precision AT – R$ 121.980
- Chevrolet Onix Plus LT AT – R$ 122.290
- Toyota Yaris XS sedan – R$ 122.490
- Hyundai HB20S Limited – R$ 125.490
- VW Virtus TSI – R$ 126.390
- Nissan Versa SR CVT – R$ 128.690
Honda City EX 2025 – preços e versões
- Honda City LX: R$ 117.500
- Honda City EX: R$ 133.600
- Honda City EXL: R$ 140.800
- Honda City Touring: R$ 149.200
Honda City EX 2025 – ficha técnica
- Motor: 1.5, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, aspirado, flex, injeção direta
- Potência: 126 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
- Torque: 15,5 e 15,8 kgfm a 4.600 rpm (gasolina/etanol)
- Câmbio: automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas
- Tração: dianteira
- 0 a 100 km/h: 8,5/8,4 segundos (gasolina/etanol)
- Velocidade máxima: 186 km/h (gasolina/etanol)
- Honda City EX sedan (Inmetro): 9,3 km/l para cidade e de 10,4 km/l para a estrada com etanol e 12,8 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada
- Dimensões: 4,57 metros de comprimento, 1,47 m de altura, 1,74 m de largura e 2,60 m de entre-eixos, 519 litros de porta-malas e 44 litros de tanque de combustível
Honda City EX 2025 – itens de série
- Freios com sistemas ABS e EBD - Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de emergência
- EBA (Emergency Brake Assist) - Assistente de frenagem de emergência
- VSA (Vehicle Stability Assist) - Assistente de estabilidade e tração
- HSA (Hill-start Assist) - Assistente de partidas em rampas
- ESS (Emergency Stop Signal) - Sistema de luzes de emergência
- TPMS (Tire Pressure Monitoring System) - Alerta de pressão dos pneus
- Airbags frontais, laterais e de cortina (6 airbags)
- Lanternas traseiras em LED
- Espelhos retrovisores na cor do veículo com indicadores em LED
- Conjunto óptico com DRL em LED (Luzes de Rodagem Diurna)
- Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular)
- Chave com função Smart Entry de destravamento das portas e do porta-malas por sensor de aproximação
- Abertura e fechamento dos vidros pela chave
- Portas USB
- Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
- Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros com "um toque" em todas as portas com antiesmagamento
- Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
- Desligamento automático dos farois após 15 segundos
- Tomada 12 Volts
- Botão de partida do motor (START/STOP)
- Ar-condicionado manual
- Alto-falantes - 4 alto-falantes
- Multimídia 8” touchscreen com interface sem fio para smartphones com Apple CarPlay e Android Auto™
- Seleção de modo de condução: ECON
- Controle de áudio no volante
- Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
- Pacote Honda Sensing
- Carregador sem fio para smartphones
- Painel digital TFT de alta resolução (Thin-Film Transistor) - 4,2''
Os testes de consumo feitos pela Mobiauto são realizados após abastecimento sempre no mesmo posto e bomba de combustível. O resultado é aferido com o cálculo de distância percorrida versus a quantidade de litros abastecido na bomba.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.