Citroën Basalt Shine 2025: conheça o SUV cupê em 25 fotos exclusivas
O Citroën Basalt finalmente foi apresentado. O SUV cupê tem como forte apelo de compra o preço, uma vez que parte de R$ 89.990, o que faz dele o SUV mais barato do Brasil, assim como o SUV cupê, obviamente.
No entanto, se não bastasse isso, o Citroën Basalt também é o SUV turbo mais barato do mercado, já que a configuração Feel Turbo é tabelada em R$ 96.990. O projeto chega para completar o trio de lançamentos da estratégia C Cubed, que já tem C3 e C3 Aircross.
Você também pode se interessar por:
- Citroën Basalt: preços, tamanho, visual e motores; o que sabemos do SUV cupê
- Novo Citroën Basalt pode corrigir seis pontos fracos do C3 Aircross; entenda
- Citroën Basalt terá motor de Argo, quatro versões e porta-malas de 490 litros
- Novo Citroën Basalt começa a ser produzido no Brasil; veja fotos
Revelado primeiro como conceito em março de 2024, o visual do Basalt se difere apenas no desenho das rodas, que antes eram escurecidas, e na ausência do projetor em LED nos faróis, já que o SUV conta apenas com luzes halógenas.
A dianteira tem o desenho bem similar ao que já conhecemos e remete bastante aos irmãos C3 e C3 Aircross, com a presença do duplo Chevron, que é a logomarca fabricante francesa, mas curiosamente sem a troca para o novo emblema.
Ainda na dianteira, os faróis parecem divididos em dois volumes, mas, assim como no C3, a peça é uma só e dividida somente pelo para-choque. A grade dianteira também é marcada por pequenos retângulos de bordas arredondas na dianteira.
Visto de lado, o Basalt tem o seu pior ângulo. As janelas parecem pequenas para o porte do carro, enquanto as rodas poderiam ser maiores. A boa notícia fica para a queda do teto, que tem a acentuação correta para criar um SUV cupê proporcional.
Na traseira, destaque para as lanternas invadindo as laterais, bem como a grande abertura do porta-malas, que é um dos truques de vendas, uma vez que são 490 litros segundo o sistema VDA. O teto tem dois ressaltos na junção com a tampa do porta-malas.
No interior, mais do que conhecemos, é basicamente o mesmo visto no C3 Aircross, com direito a painel digital em todas as versões e central multimídia. A grande novidade do interior fica para o ar-condicionado digital automático, com teclas que lembram bastante as usadas no antigo Peugeot 408. O Basalt estreia já com chave canivete, ao contrário do que aconteceu com os demais irmãos.
Ainda falando a parte interna, os bancos possuem revestimento que imita couro, mas o que chama atenção é o espaço. Ele é um pouco maior que o C3 Aircross em comprimento (4.352 mm contra 4.320 mm), mas com entre-eixos um pouco menor (2.651 mm contra 2.675 mm). Já a largura fica em 1.765 mm e a altura em 1.593 mm.
O motor dessa versão das fotos é o 1.0 turbo conhecido como T200. É um motor de três cilindros que rende 130 cv e 20,4 kgfm de torque, enquanto o câmbio é o automático do tipo CVT com simulação de sete marchas. Vale lembrar que a versão de entrada utiliza o motor 1.0 aspirado com 75 cv e 10,5 kgfm de torque com câmbio manual de cinco marchas.
Por Renan Rodrigues
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.