Citroën Basalt Feel 1.0 2025: versão mais barata do SUV em 43 fotos exclusivas
Você já conferiu na Mobiauto diversas fotos do Citroën Basalt em sua versão mais completa, mas agora trouxemos a versão de entrada do SUV cupê que deve marcar maior presença nas ruas. Estamos falando do novo Citroën Basalt Feel 1.0, configuração de entrada que conta com o motor aspirado da família Firefly, aquela que equipa Fiat Argo, Peugeot 208 e companhia.
Apesar de estarmos diante de uma configuração mais básica, o Citroën Basalt Feel 1.0 conta basicamente com o mesmo visual da versão de mesmo nome equipada com motor T200, o 1.0 turbo da Stellantis. Antes de apontamos os detalhes do SUV cupê, vale lembra que hoje a versão de entrada custa R$ 92.990 - seu preço de venda final.
Você também pode se interessar por:
- Por que Chery terá tecnologia peculiar da BYD em seus carros
- Citroën Basalt Shine 2025: conheça o SUV cupê em 25 fotos exclusivas
- Avaliação: Citroën Basalt 2025 é SUV com alma de sedan e bom para família
- Novo VW Tera Outfit: 22 fotos exclusivas da versão mais cara do SUV
Adiante, confira os detalhes do Citroën Basalt Feel 1.0 em nada menos do que 43 fotos exclusivas.
Começando pela dianteira, a versão básica do SUV-cupê da Citroën traz a famosa combinação de luzes que conta com a assinatura em LED em duas seções, enquanto os faróis principais ficam logo abaixo. O mais interessante é, embora seja uma versão básica, a Citroën não deixou o SUV com aspecto empobrecido – mesmo que tenha retirado alguns acabamentos em relação ao Basalt Shine.
Na dianteira temos faróis com luzes halógenas como as demais configurações, com detalhes cromados na grade superior e o logotipo do duplo chevron em preto brilhante. Já o para-choque traz os conhecidos detalhes em laranja na vertical, que ficam alocados onde ficariam os faróis de neblina – que não equipam essa versão básica. A parte inferior do para-choque não tem o acabamento em cinza acetinado da mais cara.
Quando vamos para a lateral do Citroën Basalt, o ponto mais marcante de um SUV-cupê, a boa notícia é que temos rodas de liga-leve em vez de calotas, mesmo sendo um modelo de base. Aqui temos rodas de liga-leve de 16 polegadas calçadas com pneus 205/60, mas que são pintadas de cinza (não trazem acabamento diamantado da Shine).
Tem outros pontos interessante ainda como os retrovisores em preto brilhante, além do acabamento plástico que conta com um retângulo pintado de laranja – seguindo a temática do para-choque. Algo que depõe contra o visual do carro é a maçaneta com fechadura separada, o que indica a origem mais simplificada do projeto C-Cubed.
Já na traseira as alterações são mais sutis e o Basalt Feel 1.0 não parece ser uma versão de entrada logo de cara, a não ser pela ausência do acabamento cinza na parte inferior do para-choque e o logotipo T200 no lado esquerdo da tampa traseira. Temos inda elementos refletivos no final do para-choque do SUV.
Por fim a cabine, que também pouco muda do Basalt Feel 1.0 para o Basalt Shine T200. O acabamento dourado na parte superior continua por lá, mas o revestimento em material que imita couro sai de cena para dar lugar a um tecido em cinza com costuras em branco e laranja, enquanto parte do encosto e na base de onde fica apoiada as pernas traz um tom em cinza escuro. A parte negativa é que os apoios de braço nas portas são em plástico duro, sem qualquer parte macia.
No interior temos ainda painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas configurável, enquanto a central multimídia conta com um display retangular de 10 polegadas – este compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem o uso de cabos. Os comandos dos retrovisores ficam alocados no lado esquerdo do painel, além do travamento/destravamento das portas e botão que desativa os vidros elétricos nas portas.
Má notícia também que não temos volante com regulagem de profundidade, mas somente de altura. A alavanca de câmbio não é das mais anatômicas com sua forma mais quadrada. O SUV cupê conta com uma porta USB tipo A na dianteira e duas na traseira, enquanto os botões dos vidros traseiros ficam no console central.
Vale lembrar que o Citroën Basalt Feel básico vem sempre equipado com motor 1.0 de três cilindros aspirado flex, que entrega seus 71/75 cv (G/E) de potência a 6.000 rpm e 10/10,5 kgfm (G/E) de torque a 3.250 rpm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.