Chevrolet Trailblazer usado tem 7 lugares, motor de Camaro e preço de Onix
O Chevrolet Trailblazer foi lançado no Brasil no final de 2012 como a resposta da General Motors ao Toyota SW4 no segmento de SUVs de sete lugares derivados de chassis de picapes com tração 4x4. Baseado na segunda geração da S10, o utilitário esportivo é uma opção interessante para quem precisa de um veículo capaz de transportar uma família com conforto, mas parrudo o suficiente para encarar terrenos acidentados longe do asfalto.
Essa robustez é garantida pelo chassi de longarinas e pelas suspensões construídas para suportar condições adversas (independente de braços sobrepostos, na dianteira, e eixo rígido, na traseira). Os freios são a disco nas quatro rodas com antitravamento (ABS) e o SUV ainda possui controles de estabilidade e tração para reforçar a segurança aos ocupantes.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Trailblazer 2025 recebe melhorias da S10, mas conserva o preço
- Chevrolet S10 tem desconto de R$ 44 mil pouco antes de mudar
- Avaliação: Chevrolet Montana RS pede para ser sua primeira picape
- Segredo: Hyundai terá picape compacta no Brasil contra Montana e Toro
Grandalhão e pesado (4,88 metros de comprimento e 2,1 toneladas), o Trailblazer garante bom espaço para os ocupantes e para as bagagens, acomodadas no porta-malas de 554 litros (200 litros quando a terceira fileira de bancos está em uso).
Desde o seu lançamento, o Chevrolet Trailblazer é vendido com o motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com injeção direta, que gera 180 cv de potência a 3.800 rpm e 47,9 kgfm de torque a 2.000 rpm. Na linha 2014, esse propulsor recebeu melhorias e passou a entregar 200 cv e 51 kgfm.
Motor V6 do Camaro
Para quem prioriza o desempenho ao consumo e roda pouco, o Trailblazer pode ser encontrado no mercado de carros usados com a motorização 3.6 V6 aspirada movida a gasolina de 239 cv e 33,5 kgfm, oferecida até 2019. No entanto, a performance mais instigante do motor herdado das versões de entrada do esportivo Camaro cobra o seu preço na hora de abastecer, uma vez que o consumo médio na cidade dificilmente passa dos 5 km/l.
Em 2015, o V6 foi aprimorado com injeção direta, passando a desenvolver 277 cv e 35,7 kgfm.
Independentemente do motor, o Trailblazer é sempre equipado com câmbio automático de seis marchas e sistema de tração 4x4 temporária com reduzida e acionamento eletrônico por meio de um botão giratório no console central. As incursões no fora-de-estrada são facilitadas pelo bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e o assistente de frenagem em descida.
Motor turbodiesel mais potente da categoria
Com a chegada da linha 2024, o Chevrolet Trailblazer sofreu a sua maior atualização desde a reestilização promovida em 2017. Além do visual retocado, o SUV ganhou melhorias no acabamento e equipamentos. Porém, a mudança mais relevante foi aplicada sob o capô. O motor 2.8 turbodiesel sofreu por volta de 30 modificações para passar a entregar 207 cv e 52 kgfm, agora conectado a um novo câmbio automático de oito marchas.
Para efeito de comparação, o 2.8 turbodiesel do Toyota SW4, até então o mais forte da categoria, fornece 204 cv e 50,9 kgfm.
Principais equipamentos do Chevrolet Trailblazer
O pacote básico do Chevrolet Trailblazer traz seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de frenagem em descida, ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro, central multimídia, câmera de ré, rodas de liga leve de 17 polegadas, assistente de permanência em faixa, entre outros itens.
A linha 2021, além do visual renovado, foi atualizada com a multimidia MyLink III de 8”, espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e conexão com internet 4G sem fio.
Na linha 2024, foram adicionados o painel digital de 8” integrado à central multimídia de 11”, mas o ar-condicionado automático segue de zona única de resfriamento.
Apesar do bom nível de equipamentos de série, o Chevrolet Trailblazer deve, em relação aos rivais, itens como ar digital de duas zonas, abertura elétrica do porta-malas e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Pontos fortes do Chevrolet Trailblazer
- Desempenho
- Consumo do motor turbodiesel
- Espaço interno para cinco ocupantes
- Porta-malas
- Robustez
Pontos fracos do Chevrolet Trailblazer
- Acabamento simples para a sua faixa de preços
- Consumo do motor V6 a gasolina
- Espaço para os passageiros da terceira fileira
- Valor de revenda das versões com motor V6
Preços do Chevrolet Trailblazer na tabela fipe
Linha 2013
- Trailblazer 3.6 V6 gasolina AT 4x4 – R$ 92.736
- Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 113.053
Linha 2014
- Trailblazer 3.6 V6 gasolina AT 4x4 – R$ 96.087
- Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 117.046
Linha 2015
- Trailblazer 3.6 V6 gasolina AT 4x4 – R$ 102.433
- Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 123.760
Linha 2016
- Trailblazer 3.6 V6 gasolina AT 4x4 – R$ 114.207
- Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 126.301
Linha 2017
- Trailblazer 3.6 V6 gasolina AT 4x4 – R$ 133.226
- Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 148.355
Linha 2018
- Trailblazer 3.6 V6 gasolina AT 4x4 – R$ 136.557
- Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 156.733
Linha 2019
- Trailblazer 3.6 V6 gasolina AT 4x4 – R$ 149.385
- Trailblazer LTZ 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 160.652
Linha 2020
- Trailblazer Premier 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 186.473
Linha 2021
- Trailblazer Premier 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 205.796
Linha 2022
- Trailblazer Premier 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 226.261
Linha 2023
- Trailblazer Premier 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 271.473
Linha 2024
- Trailblazer Premier 2.8 turbodiesel AT 4x4 – R$ 299.490