Chevrolet Tracker: qual o futuro do SUV no Brasil com o fim iminente na China?
A Chevrolet não passa por um bom momento no gigante mercado chinês, que de anos para cá passou a contar com um volume de vendas cada vez mais representados por carros elétricos e híbridos, sobretudo de marcas locais. Dessa forma, notícias vindas da China aponta para uma possível saída da Chevrolet daquele mercado, consequentemente, encerrando a produção de diversos modelos, inclusive o Tracker.
Para quem não sabe, o Chevrolet Tracker faz parte de uma família de modelos que teve seu projeto desenvolvido junto à China, inclusive o Tracker, SUV compacto que utiliza a plataforma GEM, que também serve de base para o Onix e Onix Plus. Agora com essa possível saída da marca do mercado chinês, fica a dúvida quanto ao futuro dos modelos da família Onix no Brasil, que têm grande importância para a estratégia da marca no mercado nacional.
Você também pode se interessar por:
- Segredo: Novo SUV da Chevrolet está pronto e tem data para chegar
- Chevrolet Tracker 2026 chegará no 2º semestre com mudanças importantes
- Novo Chevrolet Tracker será baseado no Hyundai Creta; entenda
- Novo Chevrolet Tracker 2026 perde camuflagem e mostra cara à lá Fiat Toro
Vale lembrar que a saída da Chevrolet da China vem sendo noticiada por alguns sites chineses, com destaque para a publicação Zaker, que revelou em reportagem que todos os projetos da Chevrolet que não são SOP (sigla que indica o início da produção de um veículo) foram “adiados indefinidamente”, ou seja, foram cancelados. Ainda de acordo com o site, todos os modelos de produção em série chegarão em breve ao final de seu ciclo, com alguns deles sendo tirados de linha.
O gerente geral da Saic-GM, Lu Xiao, declarou ao site CarNewsChina que “os rumores de que a marca Chevrolet se retirará da China são fake news” e prometeu que “não desistiremos da Chevrolet”. Vale lembrar que o atual Chevrolet Tracker foi lançado na China em 2019, chegando no ano seguinte ao Brasil. Já o Onix Plus não foi bem aceito no mercado chinês e saiu de linha, dando lugar ao Monza chinês (um sedan um pouco maior).
Futuro do Tracker no Brasil
Lançado em 2020 no Brasil, o Chevrolet Tracker já tem um bom tempo de mercado e pede já há um bom tempo por sua primeira atualização visual, já esgotando seu ciclo de vida atual. A reestilização do SUV compacto vem aí, tanto que o modelo vem sendo flagrado com certa frequência pelas ruas brasileiras, o que indica que seu lançamento está cada vez mais próximo.
Isso porque a GM do Brasil tem o grande campo de testes de Cruz Alta, localizado em Indaiatuba (SP). Dotado de diversas pistas e ambientes que simulam a realidade das vias brasileiras, os novos carros da marca só saem para as ruas para a calibração final e acerto de eletrônica (principalmente em relação a interferências eletromagnéticas, vide flagras em regiões movimentadas).
A questão é que o novo Chevrolet Tracker 2026 chegará com nova frente, bebendo na fonte da Chevrolet Montana nacional, do Trailblazer vendido nos Estados Unidos e, porque não dizer, com estilo da Fiat Toro. Isso porque ele contará com faróis divididos em duas seções, com luzes diurnas de LED acima e faróis principais logo abaixo.
Ainda teremos uma nova grade dianteira mais estreita, que será mais integrada a uma tomada de ar inferior maior e com novo formato. No pequeno espaço entre essas peças ficará instalado o logo da Chevrolet, agora mais baixo. Já por dentro podemos esperar por um novo painel de instrumentos com tela digital de 8 polegadas e multimídia com display de 11” (provavelmente herdado da Spin).
Vale lembrar que, como apurado e revelado por Mobiauto, o SUV passará também por uma atualização na suspensão. Assim o conjunto que combina McPherson, independente, na dianteira, e eixo de torção, na traseira, segue como hoje, mas o SUV ficará mais confortável porque a calibração deixará o SUV mais macio ao rodar que o modelo atual.
Os motores seguem como o Tracker atual, que na linha 2025 recebeu uma nova calibração afim de ficar dentro das novas normas de emissões do Proconve PL8. Dessa forma o motor 1.0 turbo flex segue com até 121 cv de potência e 18,9 kgfm de torque, enquanto o 1.2 turbo flex chega a até 141 cv e 22,9 kgfm de torque. A transmissão é a famosa automática de seis marchas, padrão para todas as versões.
Essa reestilização de meia-vida (que chega um pouco atrasada para os padrões atuais, na média de 3 anos) para o novo Chevrolet Tracker 2026 fará o modelo ter alguns bons anos pela frente para brigar com VW T-Cross, Hyundai Creta e companhia. Caso a saída da Chevrolet na China se confirme, é muito provável da GM do Brasil resgatar o projeto da família Onix qual tal era a primeira geração e, assim, tocar o futuro do hatch, sedan e o SUV.
Tal aposta não é impossível, pois vale lembrar que a GM já desenvolve um SUV abaixo do Tracker, que deverá a mesma plataforma GEM, para brigar com VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian.
Projeção: Kleber Silva/KDesignAG
Foto: @placaverde / @vilargarage
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.