Segredo: Novo SUV da Chevrolet está pronto e tem data para chegar
Um SUV inédito com base no Chevrolet Onix sem ser o Tracker. É isso mesmo que a marca americana está trabalhando. A Mobiauto já contou mais detalhes do veículo, que será rival de VW Tera, Renault Kardian e Fiat Pulse, no Brasil, e que agora está em grau mais avançado de desenvolvimento.
Nossa reportagem obteve informações de que o SUV do Onix, ainda sem um nome definido, já tem SOP – sigla que indica o início de produção - circulando na fábrica. Segundo apuração da Mobiauto, o modelo de ter produção iniciada no último trimestre deste ano, podendo chegar às lojas nos últimos meses de 2025 ou no início do ano que vem.
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O novo modelo já tem até o local de produção, a unidade da Chevrolet em Gravataí (RS), a mesma onde o Onix é fabricado. Não por acaso, espera-se que o SUV do Onix compartilhe peças e a plataforma GEM, a qual também é base do Tracker.
Mas o novo modelo não vai atrapalhar Onix e o Tracker, pois a estratégia nesse caso seguirá o que já vemos em outras montadoras:
- Volkswagen: VW Tera abaixo de Nivus e T-Cross
- Honda: WR-V chegará abaixo de HR-V
- Fiat: Pulse abaixo de Fastback
- Nissan: futuro SUV abaixo do Kicks
Em termos de visual, claro que o novo SUV deve receber a nova linguagem da marca que já vemos em S10, Trailblazer, Spin e não atualizações de Onix e Tracker que chegarão este ano. Claro que uma personalidade será aplicada, mas podemos esperar semelhanças inclusive de entre-eixos na casa dos 2,55 metros.
Quando chega o SUV do Onix?
A previsão de lançamento é para o início de 2026. Antes disso, poderemos ver o SUV camuflado em testes pelo Brasil ou até utilizando o Onix como “mula”.
Sob o capô, podemos esperar pela continuação do 1.0 aspirado e 1.0 Turbo. O primeiro trem de força para versão de entrada e a sobrealimentada em uma variante superior. Ainda não há definição sobre quantas opções o SUV do Onix terá.
Ambas as usinas são de três cilindros, mas na aspirada naturalmente são até 82 cavalos de potência e 10,6 kgfm de torque. Enquanto na turbinada a potência chega aos 121 cv e 18,9 kgfm de torque. Esse último passou por atualização para o Proconve PL8 e ficou mais potente com o uso de injeção direta. Por isso, podemos ver esses propulsores até pelo menos 2027, quando as regras de emissões ficarão mais severas.
Projeção: Kleber Silva/KDesignAG
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.