Chevrolet Tracker: comprar a versão atual ou esperar a nova?
Esperar pelo novo Chevrolet Tracker pode ser o palpite mais óbvio na reposta para o título, mas existe alguns pontos contrários. O primeiro é que, mesmo com visual antigo, o Tracker conseguiu emplacar mais que os rivais, ficando atrás somente do VW T-Cross entre os SUVs.
O SUV da marca da gravata viu Hyundai Creta e VW T-Cross ganharem atualizações no visual em 2024 e, mesmo assim, conseguiu competir sem uma renovação desde 2020. Então, é melhor comprar o Tracker agora e deixar o novo de lado? Vamos aos prós e contras:
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Motor deverá ser o mesmo
A oitava fase do Proconve (PL8), em 2025, forçou as montadoras a se enquadrar nas novas regras de emissões de poluentes. A nova fase, ainda mais rigorosa, só virá em 2027.
Para se adequar, a Chevrolet deixou o Tracker com injeção direta de combustível, o que deixou o SUV mais potente e econômico em relação ao combustível. Nas versões LT, LTZ, Premier e Midnight, o 1.0 turboflex passou a ofertar 117 cavalos de potência na gasolina e 121 cv no etanol, com um torque e 16,8 kgfm no etanol e 18,9 kgfm na gasolina.
Já nas versões Premier e RS, o 1.2 turbo flex passou para 139 cv na gasolina e 141 cv no etanol, com 22,4 kgfm com gasolina e 22,9 kgfm com etanol. Números esses que colocam o SUV da Chevrolet competitivo em termos de motorização.
Versão híbrida
A Mobiauto já apontou os motivos para o Chevrolet Tracker ser o escolhido para ser o primeiro híbrido da marca no Brasil. Mas a recente atualização nos motores do SUV citada acima deixou o conjunto híbrido para a próxima rodada.
Por isso, para quem espera um conjunto híbrido no Tracker é melhor aguardar a atualização do SUV. Dificilmente a marca vai aportar um investimento para eletrificar o trem de força do modelo atual, perdendo assim o espaço para melhorar a versão que ainda chegará.
Nova linguagem visual
Para quem gosta de novidade, um novo visual é sempre bem-vindo. Seja qual for a atualização no Tracker, quem esperar pela atualização terá um SUV mais adequado ao mercado atual. A GM seguirá o mesmo padrão adotado nas renovações de Chevrolet Spin e S10 em termos de linguagem.
A dupla ganhou painel de instrumentos digital e central multimídia mais atualizada. Ou seja, o Tracker vai abandonar o painel analógico e ganhar algum nível de assistência de segurança e direção, já que atualmente oferece seis airbags de série como os rivais. Por fora, já vemos nos flagras pelo Brasil a fora que as atualizações serão mais tímidas.
Possível reposicionamento
A Mobiauto trouxe com exclusividade que a Chevrolet prepara um SUV do Onix. Ainda não há confirmação da marca, mas esse modelo inédito deverá ficar abaixo do Tracker em termos de preço. Na mesma linha de que VW Tera e VW, Nivus e T-Cross, por exemplo.
Então, possivelmente o Tracker ficará mais caro para quem vai esperar pela atualização. Claro que isso já era previsto, mas com um reposicionamento, o SUV pode chegar próximo dos R$ 200.000, como já vemos nas versões de topo de Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross.
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CRÉDITO ILUSTRAÇÃO: @KDESIGNAG
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.