Chevrolet Spin 2026: testamos o consumo da minivan na cidade e estrada
A Chevrolet Spin é soberana e única no segmento praticamente extinto das minivans compactas. Entre novidades e manutenção de itens, a perua permaneceu com o motor 1.8 aspirado em vez de migrar para um propulsor menor e turbo. Houve atualizações no propulsor, mas será que melhorou o consumo? Testamos.
Mesmo assim não dá para dizer que a Spin está ultrapassada. Afinal, foi a minivan quem estreou o novo painel de instrumentos digital de 8 polegadas e a central multimídia de 11’’ da marca. A perua chega à linha 2026 como boa opção para taxistas e famílias numerosas, este último cada vez mais raro.
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Chevrolet Spin 2026 – consumo
A minivan ainda usa o mesmo 1.8 aspirado Família I desde o seu lançamento em 2012. O propulsor permanece com os 111 cv e 17,7 kgfm de torque, mas a Chevrolet afirma ter feito melhorias e recalibrado o motor.
Em relação à versão anterior, a Spin ficou mais econômica:
Spin Premier 2025:
- Gasolina: 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada
- Etanol: 6,9 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada
Spin Premier 2025/2026
- Gasolina: 10,5 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada
- Etanol: 7,4 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada
A minivan ficou 11% mais econômica e isso diz mais do que qualquer melhoria de desempenho. Mas, na prática, a perua mostrou um cenário diferente.
Apesar de não ter o auxílio da turbina, o 1.8 flex com aspiração natural atende bem o motorista nas acelerações e retomadas. O problema é que cavalo que anda, também bebe. E com a Spin não foi diferente.
Foram 259 km de cidade, rodando com a minivan por trechos mais travados e fluídos, incluindo os chamados horários de pico. Assim, a Spin atingiu o consumo de 8,6 km/l, sempre com gasolina.
Já na estrada, a viagem ida e volta de São Paulo (SP) a Guararema (SP) somou 118 km percorridos, com um consumo de 15 km/l.
Sendo assim, mesmo ligeiramente mais econômico, a Spin é vítima do trânsito carregado das grandes cidades, tanto que a minivan superou o consumo na estrada apontado pelo Inmetro.
Chevrolet Spin 2026 – preços e versões
- Chevrolet Spin LT (Manual) – R$ 132.990
- Chevrolet Spin LT (Automática) – R$ 139. 390
- Chevrolet Spin LTZ 7 lugares – R$ 144.590
- Chevrolet Spin Premier – R$ 159.690
Chevrolet Spin 2025 – ficha técnica
Motor: 1.8, dianteiro, quatro cilindros em linha, 8V, flex, injeção eletrônica de combustível
Potência: 106/111 cv (G/E) a 2800 e 2600 rpm
Torque: 16,8 kgfm (gasolina); 17,7 kgfm (etanol)
Peso/potência: 11,27 kg/cv
Peso/torque: 70,7 kg/kgfm
Câmbio: automático de seis velocidades
Tração: 4x2 dianteira
0 a 100 km/h: 11 segundos (E) / 11,2 segundos (G)
Velocidade máxima: 170 km/h
Consumo (Inmetro):
Urbano: 10,5 km/l (gasolina) / 7,4 km/l (etanol)
Estrada: 13,4 km/l (gasolina) / 9,3 km/l (etanol)
Dimensões: 4.420 mm de comprimento; 2.620 mm de entre-eixos; 1.953 mm de largura; 1.678 mm de altura; 553 litros de porta-malas com terceira fileira removida; 53 litros de tanque de combustível; 1.292 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro, 10,8 m; coeficiente aerodinâmico, não informado; vão livre do solo, 170mm; ângulo de ataque, 16,6°; ângulo de saída, 24º; ângulo de transposição de rampas, não divulgado; pneus, 205/60 R16.
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Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.