Renault Niagara: futura rival da Fiat Toro começa a ser produzida na Argentina

Nova picape intermediária da marca francesa entrará em breve na fase de testes para estrear até 2027
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25.06.2025 às 16:01 • Atualizado em 26.06.2025
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Nova picape intermediária da marca francesa entrará em breve na fase de testes para estrear até 2027

A futura picape intermediária da Renault, por ora conhecida pelo nome do conceito Niagara, começou a ser produzida na fábrica de Santa Isabel, na Argentina. Chamado internamente de Projeto H1312, o modelo teve quatro unidades pré-série fabricados no país vizinho para iniciar os testes de rodagem e fazer ajustes da linha de produção. As informações são do portal argentino Cars Drive.

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A Renault Niagara já foi flagrada rodando sob a mula do SUV médio Bigster como disfarce para esconder a sua carroceria, entre outros componentes. Desta vez, os exemplares definitivos sairão da fábrica argentina com destino à unidade fabril de São José dos Pinhais (PR), onde passarão por outros testes.

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De acordo com o CarsDrive, as quatro unidades pré-séries não demandaram nenhuma mudança significativa na linha de montagem de Santa Isabel, onde também são produzidos os modelos Renault Kangoo, Logan e Sandero.

Renault Niagara híbrida?

Divulgação/Renault

Divulgação/Renault

Ainda segundo o site argentino, uma versão híbrida da picape já foi aprovada, apesar de a Renault ainda não ter confirmado oficialmente. Mas o movimento não será tão surpreendente. No Brasil, a fabricante francesa tem a veterana Oroch, com números de vendas bem distantes da principal rival e líder do segmento, a Fiat Toro. A picape da marca italiana, por sinal, ganhará o sistema híbrido leve de 48V, que deverá melhorar o nível de emissões de poluentes e o consumo de combustível.

Com um conjunto híbrido, a Renault Niagara terá maiores condições de fazer frente à concorrência e, consequentemente, ampliar o seu volume de vendas. Caso seja equipada com a tecnologia, a Niagara deverá combinar o motor TCe 1.3 turboflex de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque (o mesmo usado no Duster e na Oroch) a um propulsor elétrico, para funcionar como um híbrido pleno ou atuar como híbrido-leve, no qual o motor elétrico apenas auxilia a unidade a combustão em determinadas situações, mas sem movimentar o veículo.

Divulgação/Renault

Divulgação/Renault

Uma motorização a diesel não está nos planos da Renault, mas a marca francesa pretende oferecer a picape com tração 4x4 ao menos em uma versão. Resta saber se as rodas traseiras serão tracionadas por um sistema mecânico ou por um motor elétrico.

Para tirar o projeto do papel, a Renault já iniciou o investimento que vai totalizar R$ 1,9 bilhão na fábrica argentina. Como já adiantado pelo Motor1 argentino, a produção da picape está programada para 2025, mas seu lançamento só deve acontecer de fato no final de 2026 ou início de 2027.

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Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.