Renault Niagara: futura rival da Fiat Toro começa a ser produzida na Argentina
A futura picape intermediária da Renault, por ora conhecida pelo nome do conceito Niagara, começou a ser produzida na fábrica de Santa Isabel, na Argentina. Chamado internamente de Projeto H1312, o modelo teve quatro unidades pré-série fabricados no país vizinho para iniciar os testes de rodagem e fazer ajustes da linha de produção. As informações são do portal argentino Cars Drive.
A Renault Niagara já foi flagrada rodando sob a mula do SUV médio Bigster como disfarce para esconder a sua carroceria, entre outros componentes. Desta vez, os exemplares definitivos sairão da fábrica argentina com destino à unidade fabril de São José dos Pinhais (PR), onde passarão por outros testes.
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De acordo com o CarsDrive, as quatro unidades pré-séries não demandaram nenhuma mudança significativa na linha de montagem de Santa Isabel, onde também são produzidos os modelos Renault Kangoo, Logan e Sandero.
Renault Niagara híbrida?
Divulgação/Renault
Ainda segundo o site argentino, uma versão híbrida da picape já foi aprovada, apesar de a Renault ainda não ter confirmado oficialmente. Mas o movimento não será tão surpreendente. No Brasil, a fabricante francesa tem a veterana Oroch, com números de vendas bem distantes da principal rival e líder do segmento, a Fiat Toro. A picape da marca italiana, por sinal, ganhará o sistema híbrido leve de 48V, que deverá melhorar o nível de emissões de poluentes e o consumo de combustível.
Com um conjunto híbrido, a Renault Niagara terá maiores condições de fazer frente à concorrência e, consequentemente, ampliar o seu volume de vendas. Caso seja equipada com a tecnologia, a Niagara deverá combinar o motor TCe 1.3 turboflex de até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque (o mesmo usado no Duster e na Oroch) a um propulsor elétrico, para funcionar como um híbrido pleno ou atuar como híbrido-leve, no qual o motor elétrico apenas auxilia a unidade a combustão em determinadas situações, mas sem movimentar o veículo.
Divulgação/Renault
Uma motorização a diesel não está nos planos da Renault, mas a marca francesa pretende oferecer a picape com tração 4x4 ao menos em uma versão. Resta saber se as rodas traseiras serão tracionadas por um sistema mecânico ou por um motor elétrico.
Para tirar o projeto do papel, a Renault já iniciou o investimento que vai totalizar R$ 1,9 bilhão na fábrica argentina. Como já adiantado pelo Motor1 argentino, a produção da picape está programada para 2025, mas seu lançamento só deve acontecer de fato no final de 2026 ou início de 2027.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.