Carro popular: qual o modelo mais importante de cada fabricante

Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos
Renan Rodrigues
Por
16.05.2023 às 21:00
Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos

Conforme mostramos neste artigo, o governo procura medidas de tornar o carro nacional mais barato, além de fomentar a reindustrialização do país e gerar empregos. Isso fez muita gente lembrar das décadas passadas, quando o mercado brasileiro era dominado por verdadeiros carros populares. 

Essa história começou em 1992, com o presidente Itamar Franco e o protocolo do carro popular. Segundo a medida, carros com motores até 1.000 cc, famoso 1.0, pagariam um IPI simbólico de apenas 0,1%. 

Você pode se interessar por:

O resultado foi imediato, já que as vendas saltaram de 764 mil unidades em 1992 para 1.131.000 de vendas. Anteriormente ao recorde de 2,45 milhões de vendas em 2012, o maior volume, registrado em 1997 com 1,943 milhão de unidades vendidas, ainda era considerado efeito da medida que criou os carros 1.0.

Dito isso, quais foram os carros populares mais importantes de cada fabricante? A gente te mostra abaixo.

Renault Sandero

Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos

Apesar de agora viver apenas como Stepway, o Sandero acumula mais de 1 milhão de unidades fabricadas no Brasil. Ele surgiu por aqui em 2007 e era baseado no sedan Logan, criado pela Dacia três anos antes. 

O carro começou a ser fabricado no Brasil em dezembro de 2007, em São José dos Pinhais (PR), já como linha 2008, em seis versões diferentes a princípio. Já no primeiro ano foram quase 40 mil unidades vendidas. O modelo sempre se destacou pelo espaço interno, robustez e construção simples, focada no custo-benefício. 

Hyundai HB20

Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos

O Hyundai HB20 é o mais jovem dessa lista. Ele nasceu em 2012, mais precisamente em 12 de setembro daquele ano. Sua grande função era popularizar a Hyundai e dar volume de vendas à fabricante. 

O design moderno e a boa lista de equipamentos fizeram o HB20 se tornar um sucesso imediato com direito a fila de espera com entrega prevista para seis meses após o pedido. Em 2019, o compacto ultrapassou a marca de 1 milhão de unidades vendidas e ainda segue disputando a liderança do mercado. 

Anuncie seu carro na Mobiauto   

Ford Ka

Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos

Pode não parecer, mas o Ford Ka fez muito sucesso no Brasil. Foram ao menos 1,3 milhão de unidades fabricadas durante as três gerações. Ele chegou por aqui em 1997 e não agradou muito no começo pelo visual muito diferente dos concorrentes e o espaço diminuto. 

A segunda geração melhorou a imagem do modelo, mas foi a terceira geração, apresenta em 2014, que alcançou a vice-liderança de vendas e ainda se gabava de ser um projeto global, mas desenvolvido no Brasil. Em 2021, com a decisão de fechar as fábricas brasileiras, o Ford Ka saiu de linha no Brasil. 

Chevrolet Celta

Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos

Possivelmente o último carro projetado para ser popular, o Chevrolet Celta foi concebido de um projeto chamado Blue Macaw (Arara-Azul), da divisão brasileira da GM. A proposta inicial sempre foi criar um carro acessível de baixo custo de manutenção. O sucesso foi certo e 1,7 milhão de unidades foram vendidas. 

Aproveitando praticamente toda a carroceria do Corsa B, de primeira geração, a primeira unidade saiu da fábrica em 2000 com o motor 1.0 do, adivinhem só… Corsa. Ao longo de sua vida, que durou até 2015, recebeu atualizações e até o motor 1.4 que, por anos, ainda seria aproveitado pelo Onix, seu sucessor.

Leia também: Por que nova lei da placa rendeu fake news de que motoristas seriam presos

Fiat Uno

Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos

O Fiat Uno foi lançado primeiramente na Europa, em 1983, e chegou por aqui um ano depois. Ele marcou a história da indústria nacional ao ser o primeiro veículo 1.0 produzido e vendido por aqui, através da icônica versão Mille (que depois viraria um modelo à parte).

Além disso, inovou na década de 1990 ao ter uma versão 1.4 turbo, sendo o primeiro veículo turbinado de série produzido no Brasil. A segunda geração foi apresentada em 2010 e ficou em linha até 2021. Ao todo, o Uno teve 3,2 milhões de unidades vendidas.

Anuncie seu carro na Mobiauto   

Volkswagen Gol

Modelos marcaram época e foram responsáveis pelo crescimento das fabricantes, mas perderam espaço nos últimos anos

São 42 anos de história e o recorde absoluto de mais de 7 milhões de unidades vendidas em território brasileiro. O Volkswagen Gol também é o carro mais exportado da história do Brasil, com 1,5 milhão de unidades para 65 países. Também foi o primeiro modelo nacional a utilizar injeção eletrônica, motor 1.0 de 16 válvulas e motor flex. 

São três as gerações oficiais, incluindo troca de carroceria e/ou plataforma. Despediu-se no fim do ano passado com uma série limitada de 650 unidades para o Brasil, chamada Last Edition.

Comentários