Caoa Chery Tiggo 7: como é a nova versão híbrida plug-in de 317 cv do SUV
Depois de muitos flagras rodando em testes pelas ruas do Brasil, o novo Caoa Chery Tiggo 7 Pro Plug-in Hybrid (PHEV) finalmente é lançado no mercado nacional para incomodar outros SUVs híbridos do mercado, como Toyota Corolla Cross HEV e BYD Song Pro PHEV. Com essa nova configuração, o Tiggo 7 finalmente passa a contar com uma versão híbrida de verdade.
Com a chegada do novo Caoa Chery Tiggo 7 Pro Plug-in Hybrid, o SUV passa a ser vendido em quatro versões diferentes e se soma as configurações Tiggo 7 Sport (R$ 146.990), Tiggo 7 Pro Max Drive (R$ 176.990) e Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive (R$ 181.990), sua única versão eletrificada até então, mas do tipo híbrida-leve. Assim, o novo Tiggo 7 PHEV estreia para ocupar o topo da gama da marca sino-brasileira no país, mas ainda ficando abaixo do Tiggo 8 PHEV, que também chega atualizado.
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O Caoa Chery Tiggo 7 Pro Plug-in PHEV será vendido por R$ 239.990.
O motor do novo Tiggo 7 PHEV
Como era previsto, o novo Tiggo 7 PHEV vem equipado com o mesmo motor híbrido plug-in do irmão maior Tiggo 8 PHEV, mas que recebeu as últimas atualizações e evolução na calibração e dirigibilidade do modelo 2025, de acordo com a marca. Na prática, temos um motor 1.5 turbo combinado a outros dois propulsores elétricos para entregar nada menos do que 317 cv de potência combinada e generosos 56 kgfm de torque.
A transmissão é a chamada DHT patenteada pela Chery na China, que conta com três marchas mecânicas para gerenciar os três motores, entregando assim 11 relações de marcha. Segundo dados de fábrica, o utilitário é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos, tempo de esportivo. Esse câmbio foi ainda calibrado pela engenharia brasileira da Caoa Chery para atender melhor o gosto do consumidor local.
Chama a atenção ainda o consumo de combustível declarado, que é de 36,9 km/l na cidade e 30,2 km/l na estrada. Equipado com bateria de 19,27 kWh, o novo Tiggo 7 PHEV tem autonomia elétrica declarada de 63 km. Seu tanque de combustível tem capacidade de 60 litros, com isso é previsto uma autonomia total em modo de híbrido que pode se aproximar dos 1.000 km com um tanque.
Tiggo 7 PHEV – Visual e equipamentos
Visualmente o SUV conta quase com o mesmo visual que conhecemos, a não ser pelo novo para-choque com conjunto óptico auxiliar posicionado na vertical, além da nova grade com acabamento estilo diamante. Na prática se trata de um pequeno facelift na dianteira, enquanto a traseira mantém as lanternas ligadas por uma régua em LED na tampa do porta-malas e a dupla saída de escape falsa no para-choque. Há ainda novas rodas de 18 polegadas.
Por dentro temos um painel de instrumentos de 12,3 polegadas combinado a central multimídia com display da mesma medida, totalizando 24,”. Soma comandos de voz e conexão Apple CarPlay e Android Auto sem uso de fios, além de carregador de celular por indução de 50W, banco do motorista elétrico em seis posições com direito a memória, sistema de som premium da Sony e câmera com visão 360º.
O SUV traz pacote ADAS completo com três novos sensores e composto por piloto automático adaptativo, alerta e assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão frontal e traseira, alerta de ponto cego, monitor de pressão dos pneus além de sistema de frenagem automática com detecção de pedestres e ciclistas.
O Tiggo 7 PRO Plug-in Hybrid desembarca no Brasil com as seguintes dimensões e capacidades: 4.513 mm de comprimento, 1.862 mm de largura e 2.670 mm de entre eixos. Destaque ainda para o porta-malas com capacidade para 475 litros para bagagens no porta-malas.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.